A Apple apresentou, durante a conferência WWDC 2018, nos EUA, o iOS 12. Esta nova versão do sistema operativo do iPhone e do iPad traz novas funcionalidades, como maior rapidez em dispositivos (especialmente nos mais antigos), melhorias a nível de privacidade, realidade aumentada, etc. Neste artigo, vamos falar-lhe das principais novidades do iOS 12.
Uma versão beta do iOS 12 vai ser disponibilizada no final de junho de 2018, sendo que a versão final será lançada em setembro de 2018 e estará disponível em dispositivos que suportem o iOS 11.
Novidades do iOS 12: o que vai mudar no iPhone e no iPad
1. Rapidez
Esta é, para muitos, a melhor das novidades do iOS 12. A Apple garantiu que os utilizadores vão ter melhorias no que toca à rapidez de funcionamento do software, incluindo smartphones que tenham sido lançados após 2013 (a partir do iPhone 5S).
As apps vão abrir até duas vezes mais depressa, a câmara vai ser carregada 70% mais rapidamente e o mesmo vai acontecer com o aparecimento do home screen, após o dispositivo ter sido bloqueado. A empresa americana referiu que melhorou a performance a todo o nível, não desprezando dispositivos mais antigos.
2. Grupos de notificações
O iOS vai permitir agrupar as notificações, de modo a que o utilizador não tenha de ver muitas notificações seguidas da mesma app. Os alertas passarão a estar organizados, o que significa que vai haver uma poupança de espaço no ecrã e o utilizador passa a ter mais controlo, não recebendo sempre notificações separadas da mesma aplicação.
3. Realidade Aumentada (RA)
Fonte da imagem: Apple/Divulgação
A Apple vai lançar o ARKit 2, que vai ser útil para tirar medidas de objetos, entre outras. Usando o iPhone e marcando dois pontos de uma mesa, por exemplo, o dispositivo vai dar a sua largura e comprimento. Ainda melhor, se o telemóvel for apontado a um objeto retangular, como uma fotografia, o sistema de RA vai automaticamente reconhecer a sua forma e dar as medidas.
O ARKit vai também permitir novas experiências: em jogos, por exemplo, dois jogadores em dispositivos separados podem observar o jogo a partir do mesmo ponto de vista.
4. Privacidade e segurança
Fonte da imagem: Apple/Divulgação
O Safari vai impedir os botões de gosto e partilha do Facebook (bem como de outros social widgets) e anunciantes de monitorizar a atividade do utilizador na web sem a sua permissão.
A empresa vai também lançar uma funcionalidade USB, que tem o objetivo de proteger os dados do utilizador contra ladrões ou autoridades, caso estes se apropriem do gadgets.
Vai limitar o que pode ser feito a partir da porta lightning após uma hora de inatividade no telemóvel, para evitar o que iPhone seja desbloqueado ao ser ligado a um computar ou hacking box.
5. Outras novidades
- Controlo do grau de vício em relação ao iPhone;
- Controlo parental mais elaborado;
- Mais animojis;
- App das Fotos com mais funcionalidades;
- FaceTime permitirá conversas partilhadas entre 32 pessoas (no máximo).
Veja também: