A mudança de paradigma, isto é, a passagem dos motores a combustão para motorizações elétricas, é cada vez mais uma realidade. E as novidades no setor automóvel para 2022 confirmam isso mesmo.
A incerteza na produção de automóveis novos, adensa-se quando se sabe que a falta de componentes eletrónicos abala o mercado, com algumas marcas a dilatarem prazos de entrega de automóveis novos.
Ao mesmo tempo, o mercado dos usados ganha maior protagonismo. Não havendo automóveis novos em quantidade que satisfaça a procura, e existindo a necessidade ou a vontade de trocar de automóvel, o sector experimenta momento de maior animação.
Tudo continua a acontecer no seio de uma crise prescrita pela COVID-19. A pandemia veio e com ela experienciou-se nova forma de vida que, se por um lado trouxe dificuldades, por outro abriu janelas de oportunidade.
As marcas reinventaram-se bem como distribuidores e concessionários. Todos tiveram de encontrar novas formas de fazer negócio e de chegar aos potenciais clientes. Os meios digitais ganharam maior dinamismo e protagonismo. Hoje, são uma das formas preferenciais para chegar aos clientes.
Próximos meses eletrizantes
Nos próximos 11 meses chegarão mais do que uma mão cheia de automóveis. Os 100% elétricos, híbridos, SUV e EV vão dominar as novidades no setor automóvel. Mas ainda há interessantes propostas animadas por motores a combustão que equiparão máquinas mais desportivas.
Novidades no setor automóvel: o que vem aí
Alpine A110
Novidades no Alpine A110 para este ano. Além da atualização ao nível de design a marca manterá no entanto, as três versões que compõem a gama A110. Outra novidade que será incrementada é a alteração da nomenclatura dos modelos Alpine. Assim, a versão base até agora designada A110 Pure passará a chamar-se, simplesmente, A110; a versão do meio, Légende, adota a nova designação GT. Por fim a versão de topo de gama Alpine A110 S mantém a designação e carácter mais desportivo. Tendo como prioridades a leveza e a agilidade o Alpine A110 continuará a arrebatar a atenção de todos quantos privilegiam o prazer de condução.
Aston Martin Valkyrie
Adrian Newey desenhou. Aston Martin produz. Valkyrie é uma visão arrebatadora do que deve ser um superdesportivo. São 1160 cv extraídos de um bloco Cosworth V12 de 6.5 litros, naturalmente aspirado. Para satisfazer os apaixonados pela pureza destes motores a marca britânica disponibilizará duas versões: Spider de teto aberto e AMR PRO, apenas para pista. Uma última nota: premissa primeira – conta bancária condizente com a exclusividade do Aston Martin Valkyrie.
BMW i4
A BMW continua a expandir a linhagem i e o próximo lançamento é o BMW i4 que mais não é do que um Série 4 Gran Coupé elétrico com motorização a debitar 536 cv e uma autonomia de cerca de 590 km. Está vocacionado para empresas e para satisfazer a procura por parte de executivos. Mas não será de enjeitar a procura por parte de outro tipo de clientes que gostam de automóveis de linhas desportivas, ainda que elétricos. É uma das grande novidades do setor automóvel para 2022.
BMW Série 2 Active Tourer
Mais um SUV com cunho da BMW. Dirigido às famílias o Série 2 Active Tourer recebe em 2022 importante atualização inspirada no bem sucedido Série 1. Para além do interessante design exterior e da nova frente com grande grelha o Série 2 Active Tourer recebe no habitáculo a nova linha de estilo do elétrico iX. Na fase de lançamento a BMW disponibilizará motores a gasolina e diesel, deixando para mais tarde a opção PHEV de 322 cv.
DS 9
A marca de luxo da Citroën avança com um sofisticado automóvel de nível premium como uma das novidades do setor automóvel para 2022: o DS 9. Ao contrário de outros modelos da marca como DS 7 Crossback ou DS 3 Crossback o DS 9 não é um SUV ou Crossover, mas sim uma elegante berlina com design francês. Além de rival de BMW Série 5 ou Audi A6, o DS 9 quer ser alternativa a modelos como Jaguar XF ou Lexus ES. A oferta assenta em três motorizações: quatro cilindros a gasolina (1.6 litros a debitar 222 cv); híbrido plug-in (combina motor a gasolina e elétrico, com 222 cv e 54 km de autonomia elétrica) e, no topo da gama, uma versão 4×4 plug-in que debita 355 cv.
Ford Focus
O Focus 2022 tem design mais refinado e está repleto de tecnologia e conetividade de última geração. Neste capítulo estão disponíveis sistemas como o Connected Navigation ou Ford Secure que mantêm a viatura ligada à nuvem e permitem aceder a funcionalidades de segurança de alta tecnologia. Com o objetivo de tornar a condução mais suave as viaturas eletrificadas da Ford serão equipadas com nova transmissão EcoBoost Hybrid Power Shift-Automatic. A gama está dividida pelos modelos Ford Focus Active, Connected, ST Line e ST.
Lamborghini Countach LPI 800-4
Regresso ao passado ou talvez não. O Lamborghini Countach LPI 800-4 é o renascer do icónico Countach que brilhou nos anos 70. O novo modelo que tem por base um outro da marca italiana, o Sián (primeiro modelo híbrido da Lamborghini), monta motor atmosférico 6.5 V12 associado a unidade elétrica com cerca de 34 cv alimentada por um sistema de 48V. A energia é armazenada por um capacitador em vez de uma mais tradicional bateria. A diferença é que o acumulador recarrega mais rapidamente e quase sem limite de potência. A potência de 814 cv é gerida por caixa automática de dupla embraiagem, ligada a sistema 4×4. Este sistema reparte a potência pelos dois eixos. Os 112 Lamborghini Countach LPI 800-4 disponíveis para venda volatilizaram-se em alguns minutos. Cada um custou, 2,26 milhões de euros (antes de impostos) e são mesmo uma das grandes novidades do setor automóvel para 2022.
Lexus NX
A segunda geração do Lexus NX apresenta-se no primeiro trimestre de 2022, com sistema PHEV. Exteriormente o design do NX mais do que revolucionário poderá dizer-se que é uma evolução do estilo que caracteriza a primeira geração. No habitáculo a evolução é mais notória, com introdução de grande ecrã sensível ao toque, que agrega as principais funcionalidades do SUV da marca de luxo da Toyota.
Mazda CX-5
O Mazda CX-5 é um SUV para toda a família. Além de ser espaçoso apresenta excelente dinâmica de condução e a mais moderna tecnologia de segurança. O modelo continua a ser concebido com o design Kodo em que cada detalhe destaca a sensação de potência e sofisticação convidando à condução. O Mazda CX-5 estará disponível nas versões Evolve, Newground, Homura, Excellence e na luxuosa High Plus.
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+
A nova berlina alemã reúne todo o know-how da Mercedes e do ramo desportivo AMG e é uma das grandes novidades do setor automóvel para 2022. O resultado só poderia ser um poderoso Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ (consumo de energia WLTP combinado: 23,4-21,1 kWh/100 km; emissões de CO 2 combinadas, WLTP: 0 g/km; autonomia elétrica, WLTP: 529-586 km). É este o BI do primeiro modelo de produção AMG elétrico baseado na arquitetura Mercedes-EQ para veículos de luxo e de classe executiva. O modelo desenvolvido em Affalterbach impressiona e recorre a recursos específicos da marca: da tecnologia ao design exterior/interior até ao som emotivo do automóvel.
Kia Sportage
Modelo da marca sul-coreana com quase 30 anos conhece, finalmente, uma versão dedicada à Europa. Num primeiro olhar é fácil perceber que o novo Kia Sportage está inspirado num dos últimos modelos produzidos: Kia EV6 (elétrico). A marca disponibilizará opções com motorizações a combustão e também híbridas plug-in.
Škoda Fabia
O pequeno citadino da marca checa atinge um estatuto superior. Isto porque o novo modelo que está a chegar apresenta novo visual, e reclama os créditos da nova plataforma que partilha com Seat Ibiza e Volkswagen Polo. Maior, mais espaçoso e, em tudo, mais refinado o Škoda Fabia está mais adulto e recebe novas tecnologias. Para responder às necessidades dos clientes estará disponível com ampla gama de motores a gasolina de três e quatro cilindros.
Toyota Aygo X
Não se pode falar em novidades no setor automóvel sem falar da Toyota, que reinventa o citadino Aygo transformando-o num crossover urbano. Este é um dos segmentos em que a marca é forte. Inserido no segmento A o Toyota Aygo X (lê-se Aygo Cross) será produzido na Europa e o seu foco são os condutores urbanos. Faz uso da plataforma GA-B da Nova Arquitectura Global (TNGA – Toyota New GloBal Architecture), e destaca-se do panorama dos citadinos pelo conceito de cores utilizado inspirados em algumas especiarias que pode ser combinado com o preto do tejadilho e da secção traseira. O habitáculo está mais espaçoso, bem como a bagageira, que aumentou para 231 litros de capacidade.
Toyota bZ4X
Apresentado em dezembro e esperado a meio de 2022 o bZ4X é o primeiro automóvel 100% elétrico da Toyota, desenvolvido a partir de plataforma específica. Na prática não é o primeiro 100% elétrico da marca japonesa. Esse sortilégio coube ao RAV4 EV, na década de 90. Mas o primeiro a derivar de uma plataforma específica e a ter produção em volume será o Toyota bZ4X. Este SUV é o primeiro da família 100% elétrica (autonomia superior a 450 km), a bateria bZ (beyond Zero) que tem a responsabilidade de trazer a Toyota para este segmento. A marca prevê até 2025 apresentar 15 veículos 100% elétricos todos da família bZ.
Volkswagen Polo GTI
A saga dos ‘pocket rocket’ continua em 2022 com a chegada do Volkswagen Polo GTI equipado com potente motor a gasolina turbo que debita 204 cv e está associado a eficiente caixa automática de sete velocidades. O design deste citadino é quase decalcado do irmão mais velho Volkswagen Golf (oitava geração).
Volvo C40 Recharge
A marca sueca apresenta em 2022 o Volvo C40 Recharge modelo elétrico que colhe influência estética do SUV elétrico coupé XC40 Recharge. É automóvel rápido capaz de cumprir o sprint 0-100 km, em menos de 5 segundos. Equipado com bateria de 78kWh tem autonomia anunciada de 418 km entre recargas.