Share the post "Novo Dacia Spring: mais robusto, todo elétrico, feito para a cidade"
Quando um carro é uma verdadeira necessidade, nada como alinhar a escolha de um modelo com o propósito imediato. A verdade é que há automóveis de todas as cores e feitios, só que a sua funcionalidade pode deixar muito a desejar. É aí que entra o novo Dacia Spring, uma viatura que não pretende ser mais do que aquilo para que efetivamente foi concebida.
Lançado pela primeira vez, em 2021, foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo.
É um carro citadino, 100 por cento elétrico, e que cumpre na perfeição aquilo que dele se espera. Aqui não há acelerações mirabolantes dos 0 aos 100, nem intrincados binários, muito menos desmesuradas velocidades de ponta.
O Dacia Spring é um carro para o dia a dia, ideal para o complicado tráfego urbano da atualidade, com uma autonomia capaz e um design aperitivo e funcional.
Fomos testar este novo modelo da marca pelas estradas de Bordéus, entre as vinhas e os deslumbrantes chateaux, e a verdade é o que não desilude: a autonomia (à volta dos 220 quilómetros) é ideal para quem tem como objetivo uma utilização diária, em distâncias relativamente curtas e em ambiente citadino..
E depois há o preço, claro está, uma das grandes armas que o Spring apresenta. Com um preço de entrada de 16.900 euros, é uma das mais económicas propostas do mercado. O sucesso junto dos consumidores não é por acaso.
Novo Dacia Spring: renovado e melhorado
De acordo com dados apresentados pela Dacia, recolhidos através dos sistemas conectados a bordo do automóvel, os utilizadores do Spring fazem uma média de 37 km/dia, a uma velocidade média de 37 km/h.
Em 75% dos casos, os automóveis são carregados em casa. Ou seja, em média, o Spring precisa de uma carga por semana, mais coisa, menos coisa, fazendo com que continue a ser o automóvel totalmente elétrico mais barato do mercado.
Apresentando um design interior e exterior totalmente novo, o Dacia Spring surge agora mais funcional, com a melhor capacidade de carga do segmento, uma forte aposta no digital (com um painel de instrumentos personalizável) e, claro está, um preço de combate.
Com 3,70 metros de comprimento e um dos melhores raios de viragem do segmento (4,80 metros de parede a parede), o novo Dacia Spring é excecionalmente ágil, o que o torna muito simples de conduzir.
O Spring apresenta o novo design Dacia, visto pela primeira vez na última geração do Duster. O interior sofreu uma mudança intensa, com a renovação completa de todo o espaço. A única parte da carroçaria que se mantém inalterada é o tejadilho.
Em termos de design exterior, destaque para as duas faixas pretas, uma na dianteira e outra na traseira, que se encontram num acabamento com riscas mate específicas na traseira. São enquadradas pela assinatura luminosa da marca em forma de Y, que é particularmente marcante com as luzes diurnas integralmente em LED na frente e as luzes de estacionamento na traseira.
O design moderno do Novo Spring é reforçado pela nova estilização exterior que adorna os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme. As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com o motor de 65 cv e que são equipadas com coberturas de roda muito trabalhadas, contribuem para o caráter robusto do Spring.
Mais tecnologia
No que diz respeito ao interior do novo Dacia Spring, o tablier foi totalmente reinventado e apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama.
O modelo também apresenta elementos totalmente em branco que ajudam a criar uma atmosfera fresca e modular. Estes elementos estão localizados em torno do painel de instrumentos, da alavanca de velocidades e dos compartimentos das portas.
O grande ecrã tátil multimédia foi posicionado o mais alto possível para uma ergonomia perfeita. O grafismo do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, proporcionando ao condutor um acesso imediato às informações essenciais.
Até pode servir cafés
Mas o novo Dacia Spring traz mais uma série de novidades, e upgrades, que o tornam num carro cada vez mais competitivo.
- Peso. Com um peso de 984 kg na versão topo de gama Extreme, é o único automóvel totalmente elétrico, na Europa, a pesar menos de uma tonelada.
- Consumo de energia. O controlo do peso, combinado com a eficiência do motor, permite que o automóvel apresente um excelente consumo de energia, inferior a 14,6 kWh/100 km (aguarda homologação), mantendo assim os custos de utilização sob controlo.
- Bateria. A compacta bateria de 26,8 kWh foi calibrada com para responder às necessidades, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo. Com uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões.
- Sistema de travagem regenerativa. Está equipado, pela primeira vez, com um sistema de travagem regenerativa que é ativado através da seleção do “modo B” através dos novos comandos da caixa de velocidades.
- Carregamentos. O novo Dacia Spring traz, de série, um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.
- Ligar aparelhos elétricos. Para um churrasco ou fazer um simples café, está agora equipado com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos.
- Acessórios YouClip. Este sistema pode ser utilizado para fixar vários acessórios dedicados em locais-chave no interior do automóvel. O equipamento de série vem com três pontos de fixação YouClip (um no painel de instrumentos e dois na consola central).
O novo Dacia Spring promete continuar a história de sucesso que o modelo foi construindo ao longo dos últimos anos.
Como dissemos atrás, o preço (a partir de 16.900 euros) faz deste automóvel o elétrico mais barato do mercado. E é mesmo uma excelente opção para quem se movimenta, essencialmente, em ambientes citadinos.