Share the post "Fiat 600 elétrico chega em outubro e já pode ser encomendado"
O setor automóvel vive, definitivamente, uma nova era. O que tradicionalmente designámos por ‘mudança de paradigma’ já aconteceu. A mudança que começou lentamente há pouco mais de um par de anos, ganha todos os dias novos contornos. E o novo Fiat 600 elétrico está aí para o confirmar.
A marca italiana revelou, ainda que timidamente, o novo modelo 600 elétrico, com recurso a um interessante vídeo multicultural, intitulado “Open Doors”, apresentado durante o Encontro Mundial da Fraternidade (10 de junho), que tem como cenário, a Praça de São Pedro, no Vaticano.
Quanto a mais novidades sobre o novo automóvel elétrico a apresentação oficial deverá acontecer em julho, aquando de um evento que marcará os 65 anos do original Fiat 500.
Mas a verdade é que este novo modelo promete ser uma das estrelas do mercado no seu segmento.
Fiat 600 elétrico: o novo SUV italiano
Talvez o leitor não tenha recordação mas, o Fiat 600 original, se assim podemos chamar, foi fabricado pelo construtor italiano entre 1955 e 1969. O modelo terá mesmo sido construído em Portugal, na fábrica de SOMAVE, em Vendas Novas, entre 1964 e 1971.
O Fiat 600 foi um dos primeiros a popularizar-se, no seio da Fiat, e desempenhou importante papel no retomar da atividade da fábrica, em Itália, após a Segunda Guerra Mundial. Era conhecido pelo design compacto, economia de utilização e por ter preço de venda acessível.
O novo Fiat 600, que a marca chama de Fiat 600e, será um Fiat 500 insuflado. Isto é, com linhas predominantemente SUV posicionando-se num dos segmentos mais ‘ambicionados’ do sector automóvel e que mais tem crescido nos últimos anos.
Entretanto, a marca italiana revelou, em sessão que teve lugar nas instalações de Lingotto (Turim), que as primeiras unidades devem chegar ao nosso país no próximo mês de outubro (período de encomendas já em aberto).
A primeira fase de comercialização conta apenas com uma motorização elétrica e dois níveis de equipamento: versão Red com preço a partir de 36.350 euros e versão La Prima, a partir dos 41.350 euros.
À versão elétrica junta-se, em 2024, uma outra híbrida ligeira que deverá utilizar o bloco 1.2 de três cilindros a gasolina, com potência de cerca de 100 cv.
Habitáculo moderno e tecnológico
Com o objetivo de substituir modelos como o 500X SUV (2014) e o 500L MPV (2012), o novo Fiat 600 elétrico (que deverá ser um cruzamento dos estilos dos modelos L e X, segundo o sítio Auto Express), carrega a responsabilidade do sucesso daqueles automóveis familiares. Ambos tiveram assinalável êxito no seio da Fiat, registando números de vendas muito interessantes.
Ambos os conceitos L e X são de pendor familiar com carroçarias mais altas, a permitirem a colocação de baterias, ainda que o novo Fiat 600 elétrico assuma, como é visível no vídeo que a Fiat lançou, uma carroçaria mais moderna, que cruza o design dos conceitos anteriores.
Neste sentido, e porque será um SUV moderno e atual, o habitáculo será espaçoso, dominado por painel de instrumentos digital (para a principal instrumentação).
No entanto, como é visível no vídeo, o design mais trabalhado evidencia no topo da consola central, grande ecrã sensível ao toque, sendo possível vislumbrar, mais abaixo o que poderá ser uma fila de botões físicos para manusear o sistema de ventilação.
Um clássico que se reinventa e que vai, com toda a certeza, transformar-se em mais um sucesso de vendas do mais global dos emblemas automóveis italianos, a Fiat.