O iPhone 15 foi oficialmente lançado a 12 de setembro com quatro novos modelos. Dois são modelos de entrada como o iPhone 15 ou o 15 Plus, e os outros dois são modelos topo de gama, como o iPhone 15 Pro e o Pro Max.
Neste novo lançamento a Apple apostou nas tradicionais melhorias de desempenho e no melhoramento das câmaras, aposta que já lhe rendeu algumas críticas.
O mercado esperava uma maior inovação por parte do gigante norte americano, especialmente em termos de design de formato, nomeadamente nos modelos dobráveis onde a concorrência Android tem vindo a fazer um grande investimento.
Mas mesmo sem este tipo de inovação, o novo lançamento causou sensação e deixou os fãs do iPhone entusiasmados com as novas características que vêm reforçar a posição deste clássico dos telemóveis.
iPhone 15: pontos fortes
Carregamento USB-C: menos lixo eletrónico, maior poupança
As regras europeias que exigiam até 2024 que os fabricantes passassem a incluir protocolos de carregamento universais, obrigaram a Apple a abrir-se ao mundo. As preocupações são ambientais e de sustentabilidade, mas também de poupança e refletem a nova mentalidade do consumidor que não quer ficar limitado na hora em que falta bateria.
Assim, ao contrário dos modelos anteriores que contavam com o carregamento Lightning, exclusivo para iPhones, os novos modelos já oferecem este padrão universalmente aceite que irá facilitar muito a vida dos seus utilizadores.
Mesmo que esta não seja a característica que o gigante americano mais deseja destacar nos seus novos equipamentos, para o mercado este iPhone 15 foi um grande passo que facilita a vida dos seus utilizadores ao poupar-lhe dinheiro e ao reduzir o número de carregadores obsoletos que vão parar ao lixo.
Vídeo espacial em 3D
Esta é uma das características que mais se destacam nos quatro novos modelos do iPhone 15 agora lançados. O utilizador dos novos iPhones vai poder gravar vídeos e depois visualizá-los como realidade imersiva.
Especialmente quando poder adquirir o Vision Pro, a versão de óculos de realidade AR/VR que a empresa pretende lançar no mercado já no próximo ano.
Esta antecipação dos cenários de realidade mista, que muito provavelmente marcarão o futuro das sociedade digitais, vai permitir aos utilizadores entrarem neste mundo de forma suave, revolucionando a sua forma de ver e de trabalhar a sua realidade (virtual ou real).
Inovações tecnológicas e de interface
Os desempenhos dos novos modelos ganharam pequenas melhorias de performance que poderão ser significativas para os utilizadores.
Em termos de interface, por exemplo, os modelos de entrada iPhone 15 e o iPhone 15 Plus passam a apresentar as chamadas “ilhas dinâmicas” no ecrã, na área em redor da câmara frontal, para interagir com animações do sistema operacional, tal como nos modelos Pro.
Já os modelos topo de gama aparecem com o famoso Chip A17 Bionic, que garante 10 a 12% de melhoria de desempenho e 35% menos no gasto de energia.
Outro destaque nestes modelos é uma objetiva e câmara periscópica no iPhone 15 Pro Max que garante uma maior capacidade do zoom óptico, ou a sua estrutura em titânio de grau aeroespacial, que torna os dispositivos mais leves e duráveis.
Preço: Para Portugal, os modelos base começam nos 989€ para o iPhone 15 (6,1 polegadas, 128GB) e acabam nos 1999€ para o Iphone 15 Pro Max ( 6,7 polegadas, 1TB). (valores de referência no site Aple Portugal).