Não é o mesmo que viajar pelo Douro mas promete oferecer uma experiência verdadeiramente imersiva pela região que acolhe as “melhores vinhas do mundo”. O novo museu da Cálem, em Vila Nova de Gaia, custou cerca de três milhões de euros e oferece uma verdadeira viagem pelos 500 anos da marca. Como? Através de pipas, caves, salas de experiências, um pouco de vinho do Porto e ainda fado e gastronomia.
Curioso para conhecer o novo museu da Calém?
Fonte: Calém
O projeto nasceu já com o intuito de fazer companhia à unidade hoteleira que irá ser criada na vizinha Quinta de São Luís e que pretende levar à Cálem 300 mil visitantes anuais. Na inauguração do espaço, Juan Carlos Escotet, presidente da administração da Sogevinus, detentora da Cálem, afirmou que esta nova aposta reafirma a vontade do grupo de “ser a cave mais visitada no mundo e internacionalizar cada vez mais o produto, para benefício do país e de todos os produtores”.
A visita ao novo museu da Cálem começa na zona self-guided e termina na Sala de Experiências, onde se pode provar vinho do Porto à la carte, harmonizado com gastronomia portuguesa. Para acompanhar? Fado ao vivo. O museu é interativo e promete experiências verdadeiramente inesquecíveis: aqui podem conhecer-se as castas autóctones do Douro, é recriado um corte das vinhas e do solo, desvenda-se o clima da região com o auxílio de um mapa 3D em cortiça e ainda se põem os sentidos à prova para adivinhar os diferentes aromas dos vinhos Ruby, Tawny, Rosé e White – tudo feito de forma autodidática.
No novo museu pode ainda ver-se a garrafa mais antiga da marca, datada de 1870, e percorrer a parte mais antiga da cave numa visita guiada, também ela modernizada com projeções.
INFO E CONTACTOS
Onde? Av. Diogo Leite, 344, Vila Nova de Gaia
Quando? Todos os dias, das 10h00 às 19h00 (horário varia consoante experiência e língua). De novembro a abril encerra às 18h00
Preços: Variam consoante as experiências escolhidas
Site: tour.calem.pt
Veja também: