Share the post "Opel Corsa: novo modelo é ainda mais ousado e chega este ano"
É impossível falar do novo Opel Corsa e não recordar o quanto este modelo, desenvolvido para o segmento B, em 1982, evoluiu nos 41 anos da sua existência.
Com produção ininterrupta, este citadino que já vai na sexta geração, conheceu o auge da popularidade nos anos 90, tendo sido o carro mais vendido no mundo em 1998, com 910.839 unidades comercializadas.
Produzido em quatro continentes e sob cinco marcas (algumas propriedade da General Motors, como Vauxhall, Chevrolet e Holden) as suas seis gerações estão assim divididas:
- 1.ª geração – Corsa A: 1982 – 1993;
- 2.ª geração – Corsa B: 1993 – 2000;
- 3.ª geração – Corsa C: 2000 – 2006;
- 4.ª geração – Corsa D: 2006 – 2014;
- 5.ª geração – Corsa E: 2014 – 2019;
- 6.ª geração – Corsa F: 2020 até à atualidade.
Atualmente o popular modelo fabricado pela Opel (subsidiária da Stellantis, anteriormente conhecida como Grupo PSA) tem por base a plataforma multienergética CMP (Common Modular Platform) da Stellantis, que permite a construção de veículos com motores de combustão interna, híbridos e elétricos.
Novo Opel: o que muda
O novo Opel Corsa que, segundo a marca alemã, deverá chegar antes do final deste ano está “mais ousado, emotivo e intuitivo na sua utilização”. Paralelamente estará equipado com motores elétricos e híbridos totalmente novos e vai levar a oferta da Opel “no segmento dos automóveis citadinos a um novo nível”.
É com este espírito que Florian Huettl, CEO da Opel fala do novo citadino: “O novo Corsa é ainda mais moderno, emocional e melhor. Com o seu design deslumbrante, tecnologias de ponta de segmentos superiores e novas tecnologias elétricas e híbridas sem emissões locais, queremos inspirar os clientes e mostrar-lhes o que podem esperar de um automóvel citadino hoje em dia”.
Então o que muda no novo Opel? Tudo ou quase tudo! Esteticamente, o novo modelo apresenta proporções perfeitas, um visual ousado e muito estilo.
A caraterística mais evidente é a inconfundível secção frontal “Opel Vizor”, de grelha preta fechada, que encontramos noutros modelos da Opel, como o Mokka, ou o recém atualizado Grandland.
Consoante o nível de equipamento, o logótipo da marca, na frente e na traseira da viatura, é apresentado em cores preto ou prata acetinado mate. Também as entradas de ar na zona inferior do para-choques dianteiro são maiores reforçando o ‘charme’ do modelo.
Quando observado de perfil o Corsa é facilmente identificado, ao manter o ADN de anteriores gerações, com a diferença a centrar-se no novo pilar C que parece fazer com que o tejadilho flutue acima do veículo.
A secção traseira está mais apelativa e com imagem reforçada ao apresentar o lettering Corsa ao centro do portão da bagageira. A embrulhar todo o esplendor do Corsa está a nova cor Cinzento Grafik disponível pela primeira vez.
Habitáculo tecnológico
O habitáculo do novo Corsa está mais refinado, com uma atmosfera moderna e convidativa. Os novos padrões dos bancos são um convite ao conforto e ajudam a reforçar o bem-estar a bordo.
Também o volante e a caixa de velocidades contribuem para um ambiente mais tecnológico ao assumirem novo design. O tablier apresenta uma solução de digitalização que estreia um painel de instrumentos digital conjugado com novo sistema multimédia (10”) na consola central.
A plataforma integrada Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies apresenta grafismo melhorado, melhor nitidez e compatibilidade com smartphones ao receber Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema de navegação oferece um conjunto de serviços conectados, reconhecimento de voz natural “Hey Opel” e atualizações over-the-air.
A iluminação de matriz Intelli-Lux LED, disponível desde 2019 nos modelos da marca alemã, adota faróis LED com um conjunto de 14 elementos LED, em vez de oito. Controláveis individualmente, asseguram uma superior experiência de condução. Os faróis têm capacidade de ‘separar’ os outros utentes da estrada de uma forma mais precisa.
O novo Opel Corsa estará equipado com sistemas de assistência à condução de última geração, para que o ato de conduzir e de realizar manobras seja simples e tranquilo.
A Opel disponibilizará nova câmara de visão traseira panorâmica de alta resolução, cruise control adaptativo e limitador de velocidade, alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões, entre outros equipamentos.
Opel Corsa Eletric: mais eficiente
Ambicionando tornar-se numa marca totalmente elétrica na Europa até 2028, a Opel tem presentemente 12 modelos eletrificados, com o Corsa a posicionar-se como pioneiro “na democratização de propulsões elétricas a bateria”.
Aliás o Corsa-e conquistou o galardão “Volante de Ouro” em 2020, o que não constituiu uma surpresa, pois a sua condução traduzia-se por ser “sem emissões locais e sem compromissos, tanto nas tarefas diárias como na utilização por puro prazer”.
Agora, o novo Corsa Eletric eleva aquelas vantagens a um novo patamar. Tem mais opções disponíveis, maior potência, melhor bateria e isso implica uma maior autonomia entre recargas.
Assim, o novo Opel Corsa estará disponível com duas opções de propulsão elétrica:
- Motor: 100 kW/136 cv com autonomia de até 357 km (de acordo com a norma WLTP);
- Motor: 115 kW/156 cv com autonomia de até 402 km (de acordo com a norma WLTP).
A operação de carregamento do Corsa Eletric é muito rápida. Utilizando um carregador rápido a bateria atinge até 80% da capacidade total em apenas 30 minutos (20-80 %).
O Opel Corsa estará ainda disponível, pela primeira vez, em versões híbridas com sistema de 48 Volts. Os motores (1.2 turbo de 3 cilindros) de 74kW/100 cv e 100 kW/136 cv estarão equipados com nova transmissão automática de dupla embraiagem.