A Renault lança no mercado a sexta geração do Espace que, ao contrário das anteriores, já não é um MPV (Monovolume). O novo Renault Espace é agora um SUV cujas dimensões o colocam no topo da gama da marca neste segmento.
A mudança de filosofia do Espace é importante, pois o seu lançamento em 1983 marcou a introdução de um segmento que não existia no nosso mercado.
O seu sucesso ajudou-o a atingir 1,3 milhões de vendas, mas os tempos mudaram e as exigências, de conforto e de sustentabilidade, são claramente diferentes.
Atualmente, o segmento com mais vendas é o dos SUV e é nele que a Renault centrou a nova geração da Espace. Mas como terá sido esta transformação?
Novo Renault Espace: design mais apelativo
Temos então de falar sobre esta mudança (como assim, o novo Renault Espace é um SUV?) É verdade, a sexta geração do Espace ganhou uma nova vida.
Uma mudança em sintonia com os tempos modernos, tal como a sua motorização, híbrida pura, com tecnologia Renault E-Tech. Entremos nos principais destaques do Espace.
A estética do novo Espace adota a linguagem de design que se estreou com o Megane E-Tech elétrico e dá continuidade às ideias presentes no Renault Austral, nomeadamente ao nível dos grupos de luzes e da grelha frontal.
Assim, com a metamorfose para SUV, a influência dos pilares na silhueta do veículo muda completamente. O para-brisas, antes extremamente reto, é agora mais verticalizado e permite um maior contraste com o capô. Da mesma forma, a traseira está também mais sólida e robusta.
E, na traseira, há um spoiler de grandes dimensões e uma secção inferior elaborada com frisos cromados destinados a conferir-lhe um aspeto mais premium.
O nome Espace surge no centro da porta da bagageira, com o “E” no final em dourado para sublinhar que se trata de um automóvel eletrificado.
Interior: mais conforto e controlo
Há 40 anos que o Espace é significado de conforto, habitabilidade, equipamento topo de gama, modularidade e luminosidade dos interiores. O novo Espace não é exceção. Aliás, esta geração melhora estes predicados com acabamentos que melhoram o próprio lugar de condução e o espaço dos passageiros.
No que toca à tecnologia, o painel de instrumentos digital tem 12,3 polegadas e o ecrã principal, disposto verticalmente, tem 12″, sendo que quase tudo está integrado neste ecrã central.
O novo Renault Espace oferece um cockpit totalmente digital, com um painel de instrumentos e um ecrã multimédia dispostos na mesma superfície e claramente orientados para o condutor e para uma maior visibilidade.
O sistema de infoentretenimento, proveniente do Android, é compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto.
Motorizações e consumo: um híbrido Puro
Como referido, o novo Renault Espace é agora um híbrido, E-Tech full hybrid 200. O seu grupo propulsor de 200 cv é composto por um motor turbo a gasolina de três cilindros com 130 cv e 205 Nm de binário, mais dois motores elétricos alimentados por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh. O consumo médio de combustível é de apenas 4,6 l/100 km.
O motor elétrico principal tem uma potência de 50 kW (70 cv) e 205 Nm e foi concebido para conduzir o automóvel em modo elétrico.
Em contrapartida, o motor elétrico secundário, a que a Renault chama HSG (High-voltage Starter Generator), tem 25 cv e 50 Nm de binário. É utilizado para o arranque do motor de combustão e para a mudança de velocidade.
E o preço do novo Espace?
O preço do Renault Espace começa nos 45.499 € para a versão Techno. Acima deste valor está o acabamento Alpine a partir de 48.299 € e o Iconic, que começa em 50.299 €.
Com efeito, quando agora vir um Espace já sabe, o seu olhar não está enganado: agora é mesmo um SUV. Para conhecer este magnífico automóvel em toda a sua plenitude, dê uma vista de olhos à página oficial do novo Espace no website da Renault!