A Renault aproveitou a presença no ano transacto na IAA Mobility, Salão Automóvel e da Mobilidade, em Munique, para apresentar, entre outros modelos, o novo Grand Kangoo. Um furgão compacto com distância entre eixos acrescida, que agora também é disponibilizado na versão de passageiros.
Esta terceira geração do Kangoo tem o maior habitáculo e a maior área de carga de sempre, adaptando-se tanto a clientes profissionais, como a particulares.
Com design único, carácter prático e versátil, o Grand Kangoo mantém a praticidade do modelo pioneiro apresentado há 25 anos. Acrescenta-lhe inovação, quer ao nível do design, quer no que a motores diz respeito, com o renovado modelo a poder queimar combustíveis fósseis (ICE) ou, em alternativa, consumir energia elétrica armazenada numa bateria (EV).
A versão elétrica tem um motor com 90 kW, cerca de 122 cv, acompanhado por 245 Nm de binário. Esta mecânica é alimentada por uma bateria com 45 kWh de capacidade, que assegura uma autonomia de 265 km entre recargas.
Na versão de passageiros o Grand Kangoo pode acolher até 7 pessoas, sendo por isso um grande aliado das famílias, ou para profissionais devido ao potencial de transporte de pessoas e/ou materiais, ao ampliar a capacidade da bagageira dos generosos 500 litros para expressivos 3750 litros, com a retirada dos bancos da segunda e terceiras filas.
Em 2024, a previsão da marca francesa é de que o Grand Kangoo continue a escrever a história de sucesso do modelo lançado em 2021.
Com 4,4 milhões de Kangoo comercializados em 50 países, a versão elétrica, lançada em 2011, é a mais vendida no seu segmento e traduz o melhor de dois mundos. Segundo a Renault é “um automóvel para as famílias, com o seu design elegante e o espaço interior, e um veículo para profissionais, graças, nomeadamente, à capacidade de carga e à sua robustez”.
Registe-se que, em 2011, o então Kangoo ZE foi eleito Van Internacional. do Ano de 2012. E, em 2012 e 2013, foi eleito Veículo Elétrico do Ano, pela GreenFleet.
Renault Grand Kangoo: atual, inovador e confortável
Desde que foi apresentado há 25 anos, o Kangoo tornou-se um veículo pioneiro no segmento ‘ludospace’ (MPV ou pequenos furgões de lazer) por ser prático e versátil.
O novo modelo Grand Kangoo reforça aqueles argumentos ao associar maior conforto e a reforçar a segurança de condutor e passageiros. A nova geração tem como pontos distintivos:
- Possuir 5 a 7 assentos individuais;
- Os 5 bancos traseiros ‘reais’ são independentes, deslizantes, rebatíveis, retráteis e amovíveis, permitindo até 1024 configurações de bancos;
- Todos os ocupantes beneficiam de um conforto ideal, devido aos 7 bancos individuais, ao espaço preservado para os joelhos na segunda e terceira filas e ao posicionamento, dos mesmos, em “anfiteatro”;
- Bancos adaptados para empresas de transporte de crianças, com cinco lugares com sistema Isofix;
- Acesso garantido por grandes portas laterais deslizantes que se estendem até 830 mm;
- Mais de 58 litros de espaço de arrumação acessível, incluindo gaveta deslizante Easy Life e tabuleiros de arrumação sob o piso na segunda fila de bancos;
- Bagageira com 500 litros, na versão de 7 lugares, extensível até 3750 litros com os bancos traseiros removidos e o banco do passageiro da frente rebatido;
- Porta traseira envidraçada de série ou, em alternativa, duas portas traseiras articuladas com vidros 2/3-1/3;
- 3,11 m de comprimento de carga, com o banco do passageiro da frente rebatido;
- 14 sistemas de ajuda à condução, incluindo condução autónoma de Nível 2, para reforço da segurança.
- Opção de motor E-Tech 100% elétrico, motor a gasolina TCe 130 FAP ou diesel azul dCi 95.
À semelhança do Kangoo, o design interior do Grand Kangoo mostra um painel de instrumentos com acabamento em madeira escura escovada e uma ergonomia melhorada. Para a nova versão, o painel de instrumentos foi atualizado para incluir dados E-Tech específicos da versão elétrica.
O acesso à terceira fila é facilitado pelas duas portas deslizantes largas de 83 cm (+18 cm em relação ao Kangoo), pela soleira da porta baixa e pelos bancos rebatíveis da segunda fila.
Existe por isso uma maior facilidade na entrada e saída do automóvel com outros passageiros (adultos ou adolescentes), ou para instalar uma criança numa cadeira-auto fixada de forma segura com o sistema Isofix.
Três tipos de motores
O novo Grand Kangoo está disponível em motorizações de combustão interna, com dois motores que cumprem as mais recentes normas de emissões (Euro 6E): gasolina de 130 cv e diesel de 95 cv. A estes junta-se uma versão 100% elétrica designada E-Tech.
Esta integra uma bateria de íons de lítio 100% utilizável de 45 kWh, um carregador AC de 22 kW compatível com carregamento rápido DC de 80 kW e um motor elétrico de 90 kW para atingir uma autonomia de até 265 km.
A versão elétrica E-Tech pode ser equipada com dois tipos de carregadores:
- Carregador rápido de 22 kW AC para recarregar a bateria de 15% a 80%, em 2 horas e 40 minutos;
- Carregador de 22 kW AC – 80 kW DC (standard), para adicionar 170 km de autonomia, em 27 minutos.
A escolha de carregadores, segundo a marca francesa, “cobre toda a gama de necessidades de condução dos utilizadores do novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico. Juntamente com o carregador de 22 kW, a bateria dispõe de um sistema de arrefecimento líquido e de uma resistência elétrica para manter a temperatura adequada e, assim, conservar a sua autonomia e reduzir o tempo de carregamento”.
A inovação tecnológica articula com a aplicação para smartphone MyRenault ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série). Estes incluem serviços conectados específicos, como:
- Carregamento programado da bateria e monitorização remota do estado da bateria;
- Pré-aquecimento ou pré-arrefecimento programado do habitáculo;
- Ajuda para encontrar postos de carregamento no seu percurso;
- Ajuda para encontrar destinos que pode alcançar com a carga da bateria.
Três versões de equipamento
Para dar resposta aos desejos e necessidades dos clientes a Renault adotou para o novo Grand Kangoo uma oferta completa que inclui a oferta de três níveis de equipamento:
- Authentic – Com todos os equipamentos essenciais para empresas ou clientes que pretendem utilizar o veículo para deslocações pessoais e profissionais;
- Equilibre – Ambiente pensado para entidades e negócios locais que pretendem prestar serviços de transporte de passageiros com impacto positivo, de forma confortável e económica;
- Techno – Versão desenhada para famílias e profissionais que pretendem padrões de conforto e segurança sem compromissos. Junta um design distinto e características práticas.
A partir da versão de equipamento Authentic, o Grand Kangoo é equipado com vidros traseiros elétricos, câmara de marcha-atrás, ecrã multimédia easylink e serviços conectados, de série.
Versão elétrica: principais características
Sendo uma das motorizações mais inovadoras, a versão E-Tech recebe bateria de iões de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e terá uma autonomia de até 265 km e disponibilizará um modo de condução Eco.
Este limita a potência a 56 kW e a velocidade a 110km/h com o objetivo de otimizar a autonomia.
O condutor poderá ainda optar por qualquer um dos três modos de travagem regenerativa:
- Sailing (B1) – proporciona uma regeneração limitada, que funciona melhor em autoestradas e vias rápidas;
- Drive (B2) – modo de regeneração predefinido, para uma variedade de situações (a resposta quando se tira o pé do pedal do travão é semelhante à de um veículo a combustão interna);
- Brake (B3) – para uma regeneração máxima, que funciona melhor em engarrafamentos e em estradas de montanha.
O sistema de travagem hidráulico convencional é associado a um sistema ARBS (Adaptative Regenerative Brake System) que maximiza a recuperação de energia.
Segundo a Renault “as várias combinações, entre os modos de tração e de travagem, permitem obter seis estilos de condução diferentes para otimizar o conforto e a autonomia, em função do estilo de condução e das condições de circulação”.
Com o objetivo de cobrir todas as necessidades de condução dos utilizadores o Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com dois tipos de carregadores:
- Carregador rápido de 22 kW AC para recarregar a bateria de 15% a 80%, em 2 horas e 40 minutos;
- Carregador de 22 kW AC – 80 kW DC (standard), para adicionar 170 km de autonomia, em 27 minutos.
Em resumo: a Renault continua a afirmar-se nos pequenos furgões comerciais, mesmo aqueles que também podem oferecer versão de passageiros, como é o caso do Grand Kangoo que estará disponível para encomenda no final deste ano, e com as primeiras entregas previstas para o início de 2024, ainda que a marca francesa não tenha, para já, revelado o preço de venda.