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A segunda geração do bem sucedido Toyota C-HR (Coupé High-Roder) traz como grande novidade as motorizações exclusivamente híbridas e a estreia de uma versão PHEV com 226 cv.
À novidade das mecânicas, o novo crossover junta habitáculos modernos, confortáveis e muito tecnológicos, seguindo a atual tendência, com inclusão de ecrãs digitais e avançados sistemas de assistência à condução, que até incluem o estacionamento remoto e de forma totalmente automática.
O Toyota C-HR SUV crossover subcompacto fabricado pelo construtor japonês desde 2016 (facelift em 2020), rapidamente conquistou o mercado Europeu.
O SUV, que começou a ser desenvolvido em 2013, pelo engenheiro-chefe da Toyota, Hiroyuki Koba, distinguiu-se na primeira geração pelo estilo inovador e, principalmente, pelas linhas inspiradas num coupé.
Agora, na segunda geração, a marca não foge muito ao design original. Antes reforça os argumentos de sucesso a que junta um conjunto de motores híbridos que, pela primeira vez, integram opção híbrida com bateria recarregável externamente. Um conceito que faltava na primeira geração.
O C-HR é baseado na plataforma TNGA e, no catálogo de produtos do construtor japonês, situa-se entre o Corolla Cross e o Yaris Cross.
Toyota C-HR: nova geração inspirada no Prologue
O conhecido protótipo C-HR Prologue, apresentado no final de 2022, é o modelo inspirador da nova geração do Coupé High-Rider, que também vai buscar algumas ‘linhas’ ao novo design do Toyota Prius.
Para tal apresenta luzes LED em forma de ‘C’ e inserção de dois tons no para-choques dianteiro e na parte inferior. O tom dominante contrastante, o preto, mantem-se nos flancos do crossover, marcando as portas traseiras e reinterpreta o design dos pilares ‘C’, um apontamento que marca o caráter do C-HR.
Na traseira, destaque para o spoiler de elementos duplos colocado na parte superior da porta traseira, muito inclinada, bem ao estilo coupé, que carateriza este Toyota. Uma barra de luz LED a toda a largura do porta bagagens dá vida à designação ‘C-HR’, que se acende sempre que o pedal do travão é pressionado.
De resto são as linhas suaves e curvilíneas do Prologue que assumem maior expressão no Toyota C-HR de segunda geração, que apresenta também alguma semelhança com o Aygo X, no que respeita ao tom bicolor da carroçaria.
Um apontamento de design que definitivamente distingue as duas gerações do C-HR é o puxador da porta traseira, agora colocado na posição convencional, em vez de estar disfarçado no meio do pilar ‘C’, como na primeira geração. Agora está mais funcional e prático. Registe-se que os quatro puxadores das portas são embutidos, o que acontece pela primeira vez num veículo da Toyota.
O modelo estará disponível nas versões Square Collection/Business, Lounge e GR Sport Premiere, e em 12 cores.
Na fase de lançamento a Toyota disponibilizará o C-HR em dois modelos especiais, denominados Premiere Edition, com “os mais altos níveis de equipamento e estilo”. São eles o GR Sport Premiere Edition e o High Premiere Edition (este com exterior exclusivo bi-tom Sulphur).
Habitáculo tecnológico prima pelo conforto
O habitáculo do C-HR de segunda geração continua a perseguir um estilo futurista, com acabamentos de alta qualidade e uma configuração de bancos para cinco passageiros.
Com este propósito, os estilistas da Toyota fizeram uma revisão total do habitáculo que recebe nova configuração dos equipamentos de info-entretenimento – painel digital de 12,3” (consoante as especificações do modelo) – com conetividade Apple CarPlay e Android Auto.
Nas versões equipadas com motor Plug-In Hybrid de 2.0 litros, as informações de autonomia elétrica e os locais de carregamento serão apresentadas no sistema de navegação.
Já o painel de instrumentos, também servido por ecrã digital, concentra toda a informação associada ao veículo e permitirá quatro modos de visualização: Casual, Smart, Sporty e Tought.
As configurações de cor, no que respeita à iluminação do habitáculo, passam a ser de 64, para completa personalização. Um programa de 24 tonalidade variáveis, que se alteram a cada hora do dia, também está disponível.
No capítulo das novidades tecnológicas destaque ainda para o sistema de chave digital que a Toyota desenvolveu para o C-HR. Previsto ser implementado em 2024 este sistema possibilitará que os utilizadores, através do smartphone, possam destravar e ligar o automóvel.
Também o novo aplicativo de estacionamento remoto da Toyota (único no segmento) permitirá que o condutor interaja com o veículo, estando no exterior do mesmo.
Um pormenor que na primeira geração do Toyota C-HR foi muito criticado pelos utilizadores diz respeito ao espaço no banco traseiro. Tendo em conta esse ponto, a Toyota melhorou substancialmente o espaço disponível, bem como o acesso ao habitáculo, deixando aquele espaço mais confortável.
Também a bagageira foi alvo de atenção. Está mais ampla e na versão PHEV o espaço não é beliscado, uma vez que a bateria de apoio a este sistema está colocada abaixo do piso da viatura.
Continuam, no entanto, a pontificar os materiais em plástico reciclado. Existem novos tecidos e a utilização de novos recursos na construção do teto panorâmico, que tem novo desenho, está mais leve 5 kg e é construído em vidro termicamente eficiente.
Segurança avançada com o Toyota Safatey Sense
A segunda geração do Toyota C-HR beneficiará das mais recentes tecnologias incorporadas pela marca no pacote de segurança ativa e de recursos de assistência ao condutor: Toyota Safety Sense.
As funcionalidades deste sistema, que a Toyota desenvolve há já vários anos, foram ampliadas “para oferecer proteção ainda maior contra muitos riscos de acidentes comuns e para reduzir a sobrecarga do motorista. Para maior comodidade, futuras atualizações de software do sistema podem ser fornecidas pelo ar, sem a necessidade de uma visita ao revendedor”, explica a marca.
No capítulo do desenvolvimento inclui-se, entre outros, a nova “supressão de aceleração que retarda qualquer uso repentino do acelerador quando o risco de colisão com um veículo à frente é detetado”.
Outra novidade, o Proactive Driving Assist (PDA) funciona em baixas velocidades, proporcionando desaceleração suave quando o condutor desacelera ao aproximar-se de um veículo mais lento à sua frente ou ao entrar numa curva. Este sistema atua ainda sobre outro, o Steering Assist. Reconhecendo uma curva à frente ajusta a força da direção para ajudar o condutor a fazê-la de forma suave.
Outros sistemas de segurança presentes são o Lane Change Assist com Front Cross Traffic Alert, câmara de monitorização do condutor; um sistema automático de faróis máximos com controle de câmara para ajuste a distribuição de luz e (quando os regulamentos locais permitirem) condução mãos-livres para seguir automaticamente o veículo à sua frente num engarrafamento de pára-arranca.
Motores exclusivamente híbridos
A evolução do Toyota C-HR ditou que o novo modelo estará apenas disponível com motorizações híbridas e híbridas plug-in. Deste modo, o foco da marca nipónica, está nos motores a gasolina de quatro cilindros 1.8 litro ou 2.0 litro, complementados por bateria e motor elétrico. Estes dois blocos híbridos têm por base a mais recente configuração de quinta geração da Toyota.
O motor 1.8 litros entrega 138 cv, enquanto o 2.0 litro sobe a fasquia para os 195 cv. Este motor estará disponível também para o modelo AWD-i de tração às quatro rodas sendo, neste caso, complementado por um segundo motor elétrico colocado no eixo traseiro.
Quanto a performances a marca anuncia que os modelos híbridos equipados com motor 1.8 litro cumprirão o sprint 0-100 km/h em 9,9 segundos; e os equipados com o bloco 2.0 litro demorarão 8,1 segundos.
Pela primeira vez a Toyota disponibilizará um motor híbrido plug-in no C-HR. Trata-se de bloco de quatro cilindros 2.0 litro, associado a bateria de 13,8 kWh que permite autonomia 100% elétrica de cerca de 66 km. Este motor debita 220 cv e cumpre o sprint 0-100 km/h em 7,4 segundos. Com carregador de 7kW a bateria associada ao sistema plug-in carrega totalmente em cerca de 2h30.
Uma das características da versão C-HR PHEV, segundo a marca nipónica, é que proporciona experiência de condução de apenas com ‘um pedal’, ao utilizar o recurso Regeneration Boost que disponibiliza três níveis de regeneração da travagem.
Com este equipamento o C-HR ajusta automaticamente a direção para que a recuperação máxima de energia seja atingida, quando a viatura siga uma rota no sistema de navegação.
Uma outra caraterística do sistema é a utilização de tecnologia de georreferência. Com este sistema ativo o C-HR PHEV seleciona automaticamente o modo EV (100% elétrico desde que exista carga suficiente na bateria) sempre que circule numa zona referenciada como de baixa emissão de CO2.
Projetado na Europa, o novo Toyota C-HR apresenta ajuste de suspensão, travagem e direção muito equilibrados e bem ao gosto dos europeus e deverá chegar aos concessionários lá mais para o final do ano, ou no início de 2024.