Uma pequena ideia que seja escrita, desenhada num papel, num simples guardanapo, pode transformar-se num grande projeto. E pensar, desenhar e executar tornou realidade o Volvo EX30. O segundo SUV 100% elétrico da família, que a marca escandinava chama EX.
Não é a primeira vez que a Volvo executa uma revolução na sua linha de produção. Há uns anos, mais precisamente em 2000, o lançamento do Volvo S60 foi responsável pelo que então a marca designou de “Revolvolução”.
E isto por ser o primeiro modelo a deixar o design “quadradão” que vigorava até então. O Volvo S60, desenhado por Peter Horbury, foi inspirado no design do S80, o sedan de topo da marca, apresentado em 1998 e que já evidenciava a nova linguagem de estilo que viria a ser conhecida como “Revolvolução”.
O Volvo EX30 segue esta ideia de mudança, de inovação, de aposta num segmento muito apetecido por todas as marcas, mas onde ainda há espaço para explorar. O novo modelo, elétrico, vem dar resposta às exigências de uma clientela jovem e apostada em deixar uma pegada ambiental menos agressiva.
“Grandes coisas têm pequenos começos” é desta forma que Jim Rowan, CEO da Volvo Cars apresenta o Volvo EX30 ao fazer um inesperado “unboxing” do modelo. O vídeo de apresentação do modelo é uma delícia e explicativo das capacidades do SUV 100% elétrico, que é grande no espaço e na ambição.
Volvo EX30 já está disponível
A apresentação mundial do Volvo EX30 aconteceu na primeira semana de junho, em Milão (Itália), e a marca escandinava já o apresentou oficialmente em Portugal.
O modelo foi projetado para ter a menor pegada de CO2 de qualquer Volvo fabricado até hoje. Outro dos objetivos do EX30 é, diz a marca, “tornar a vida das pessoas mais segura, mais conveniente e mais agradável por meio de tecnologia de ponta e design escandinavo”.
Outro dos aspetos positivos do modelo, como explica a Volvo é “o preço atraente do EX30, que começa em cerca de 36.000 euros. Isto significa que nossos clientes obtêm um SUV premium totalmente elétrico por um preço semelhante ao de um equivalente com motor de combustão interna. O EX30 também estará disponível com nosso pacote de assinatura Care by Volvo, com seu preço definido e processo de pedido transparente, facilitando o pedido”.
O Volvo EX30 incorpora todo o know-how da marca, embora num “formato menor”. Carateriza-se pela longa distância entre eixos e por ter rodas grandes e saliências acentuadas que destacam o equilíbrio e requinte da carroçaria.
De motorização elétrica apresenta secção frontal confiante, grelha fechada e versão digital dos faróis ‘Thor’s Hammer’.
Para alegrar o EX30, estão disponíveis cinco cores, que vão do elegante Azul Nuvem ao expressivo Amarelo Musgo – este último inspirado no líquen que cresce nas rochas ao longo da costa oeste sueca. Tons que lhe conferem “carácter e personalidade”.
Volvo EX30: pensado para o dia-a-dia
Se exteriormente o novo modelo da família EX da Volvo é tão atrativo na forma e no tamanho, o habitáculo cativa pelo espaço e minimalismo da decoração.
Funcionalidade, usabilidade e segurança são termos que ajudam a definir o caráter do modelo. A funcionalidade da chave digital é um dos argumentos para partilhar o carro em família. O sistema, ao utilizar padrões avançados da indústria UWB e CCC, é “compatível com uma ampla variedade de marcas e modelos de telefones”.
Por outro lado, o aplicativo dedicado ao EX30 incorpora todos os serviços relevantes relacionados com a viatura, desde o carregamento até trancar as portas e aquecê-lo num dia frio.
O EX30 também está preparado para receber atualizações de software via OTA. Para animar o habitáculo, estão disponíveis cinco diferentes temas de iluminação ambiente, cada um inspirado numa paisagem escandinava diferente.
As opções do EX30 em Portugal
A Volvo disponibiliza para Portugal uma gama composta por três níveis de equipamento: Core, Plus ou Ultra.
Dinamicamente, anunciou a utilização de duas baterias distintas: uma de 51 kWh e outra de 69 kWh.
Quanto a configurações estão disponíveis duas. Uma apenas com um motor elétrico (colocado no eixo traseiro) com 200 kW (272 cv), com autonomias de 344 km ou 480 km, respetivamente, para as baterias de 51 kWh e 69 kWh.
A segunda configuração integra dois propulsores elétricos (um em cada eixo) e disponibiliza uma potência de 315 kW (428 cv). Esta opção está associada à bateria de maior autonomia (460 km).
O Volvo EX 30 em Portugal está disponível a partir de 37.894,00 euros.
Volvo EX30: características de desempenho e funcionais
- Autonomia elétrica: até 480 km;
- Versão com Twin Motor Performance: 0-100 km/h, em 3,6 segundos (o Volvo mais rápido de sempre);
- Carregamento rápido: estimativa de tempo (10%-80%) 26,5 minutos;
- Consumo de energia por 100 km: 15.7kWh;
- Barra de som (soundbar): elegantemente montada na frente do tablier. É a peça central do sistema de áudio de elevado desempenho;
- Temas de ambiente: inspirados na natureza Escandinava (associam iluminação e som);
- Quatro interiores inspirados: Breeze, Mist, Pine e Indigo;
- Ecrã central combinado: O ecrã combinado do condutor e central é um tablet de 12,3”, que apresenta todas as informações indispensáveis à utilização do automóvel. Sensores e uma película de infravermelhos tornam os comandos mais responsivos. Existem vários tipos de vistas no ecrã central e interação com aplicações e serviços Google.
- Soluções de arrumação: práticas soluções para arrumação de objetos podem ser configuradas na versátil bagageira, que disponibiliza tomada elétrica de 12 volts. No habitáculo existem diversos espaços de carga e arrumação.
- Bancos: estreitos e ergonómicos apresentam elevado nível de conforto maximizando o apoio da coluna. Regulações elétricas;
- Tecnologia: carregador sem fios de telemóvel; quatro portas USB-C (duas à frente e duas atrás) para carregamento de dispositivos;
- Park Pilot Assist: Como tem capacidade de acelerar e travar autonomamente o EX30 consegue estacionar sozinho;
- Câmara 360º: Câmaras em cada um dos lados da viatura oferecem uma visão aérea panorâmica de 360° de alta resolução;
- Alerta de abertura de porta: utilização de radares traseiros para detetar ciclistas scooters que se aproximem por trás, emitindo um alerta se alguém, no automóvel, abrir uma porta;
- Sistemas de prevenção de colisões: a viatura foi concebida para ajudar a evitar ou atenuar as colisões com outros veículos, peões e ciclistas tanto de dia como de noite. Pode enviar alertas sonoros e visuais, e avisos para travar quando é detetado um risco de colisão;
- Sistema de alerta para o condutor: a viatura pode detetar se o condutor estiver distraído ou sonolento através de sensor de infravermelhos, colocado na coluna de direção. Este segue os movimentos dos olhos e cabeça do condutor. Se houver uma distração ou momento de sonolência o automóvel envia uma mensagem ao condutor no sentido de se concentrar ou efetuar uma pausa na condução.
A Volvo é uma marca emotiva. E mais do que isso, conta histórias com o propósito de fazer sentir as sensações que só os modelos escandinavos têm o condão de transmitir a quem os vive.
Descubra a história: Volvo EX30 – São as pequenas coisas que importam mais contada, na primeira pessoa, por uma pequenina… sempre na companhia do pequeno EX30.