Share the post "Novos volantes da Mercedes: ainda mais tecnológicos e inteligentes"
A Mercedes tem inovado, a vários níveis, nos diferentes modelos da sua gama. No entanto, o que é novidade por estes dias são os novos volantes da Mercedes. Se a anterior geração era já uma referência para a indústria, a parada está prestes a ser aumentada.
Nos próximos meses a fabricante alemã prepara-se para lançar o renovado Mercedes Classe E para o mercado, e num futuro muito próximo, a nova geração do topo de gama Mercedes Classe S.
Mas é precisamente no novo Classe E que os novos volantes serão estreados. Volantes com um design futurista e melhorias, nomeadamente a nível tecnológico e de funcionalidades.
Para além de dois ecrãs digitais de 10.25 polegadas ligados entre si (ou de 12.3 polegadas a título opcional), a realidade aumentada e o sistema MBUX com comandos por voz que encontramos, tal como encontramos nos Mercedes Classe A e Mercedes GLC, são algumas das principais novidades.
No entanto, a maior diferença para a anterior geração é mesmo o local onde o condutor passa mais tempo com as mãos. Curioso para saber mais sobre os novos volantes da Mercedes?
novos volantes da Mercedes: quando o design e tecnologia fazem o match perfeito
Estas são as 3 principais características que deve saber sobre os novos volantes da Mercedes: mais ergonómicos, mais tecnológicos e com versões futuristas mais clássicas, ou mais desportivas.
1. Aro do volante
Comecemos então por falar do aro destes novos volantes. O aro do volante possui um sensor de duas zonas que consegue perceber se as mãos do condutor estão no volante, ou não.
Este sistema permite identificar situações em que o condutor retira as mãos do volante por um longo período de tempo, colocando-se numa eventual situação de perigo.
Antes desta nova atualização, os veículos Mercedes analisavam se as mãos do condutor estavam no volante através dos movimentos do volante. Contudo, este método não era totalmente eficaz, pois bastava estar a percorrer uma reta e não movimentar o volante para o sistema considerar que o condutor tinha as mãos fora do volante.
E porque é que esta nova funcionalidade de deteção das mãos do condutor no volante é tão relevante? Porque os carros atuais têm cada vez mais auxiliares de condução que recolhem informação. Essa informação é depois centralizada e analisada pelo próprio carro.
Consoante a informação obtida, o carro pode até interferir, de forma autónoma, na própria trajetória do veículo.
Alguns dos sistemas de apoio à condução do novo Mercedes Classe E são:
- Assistência de direção ativa (ajuda a manter o carro no centro da faixa de rodagem);
- O Cruise-Control adaptativo (pode ajustar, de forma autónoma, a velocidade considerando a velocidade dos veículos que se deslocam à frente);
- Assistência de travagem ativa (trava o carro quando deteta obstáculos).
2. Botões táteis
Para além dos sensores na parte externa do aro do volante, os raios interiores do volante possuem botões táteis que permitem controlar diversas funcionalidades, ao invés dos anteriores botões físicos.
O objetivo? Reduzir ao máximo os botões mecânicos e tornar a experiência de utilização dos comandos do volante mais fácil, mais adequada à atualidade e mais apelativos para o consumidor.
Os novos botões táteis foram divididos por áreas funcionais de forma a tornar a sua utilização ainda mais intuitiva.
Um sensor grava e avalia a interação com os botões táteis, interação essa que pode ser feita através de gestos swipe e através do pressionamento dos símbolos presentes nos botões.
Uma vez que é comum os carros ficarem bastantes horas ao sol e os materiais dos interiores aquecerem com o calor, os materiais utilizados no novo volante da Mercedes têm elevada qualidade e conseguem suportar temperaturas muito elevadas (acima de 100 graus Celsius).
3. Versões
O volante do renovado Classe E estará disponível em três versões distintas: Sport, Supersport e Luxury.
A nível de design, as versões são bastante distintas e elegantes, com destaque para a versão “Luxury” que relembra o formato de um lírio, enquanto que a versão “Supersport” tem um aspeto (como o próprio nome indica) bastante desportivo.
A nível de tamanho do volante em si, não existe grande alteração quando comparado com o volante presente na geração atual do modelo.
A versão “Supersport” terá 370 mm de diâmetro e a versão “Luxury” terá 380 mm.