Share the post "Ficou sem TV ou internet? Há linhas de apoio ao cliente grátis"
Enfrentar uma avaria num serviço de telecomunicações e ter de ligar para o suporte da operadora é quase sempre uma dor de cabeça. Mais ainda porque, além do tempo de espera, dificilmente encontra uma linha de apoio ao cliente que seja grátis.
Se tiver de recorrer ao telemóvel, o que é inevitável quando se tem um pacote de telecomunicações e o telefone fixo também deixa de funcionar, a conta do pedido de ajuda pode ser ainda mais pesada.
Para o ajudar, fomos procurar alternativas aos números promovidos pelas operadoras (mas que são igualmente oficiais).
há ou não linhas de apoio ao cliente grátis?
À primeira vista, parece mesmo que não, como nos fazem crer as indicações oficiais disponibilizadas pelas diferentes operadoras.
Meo
Se for cliente Meo e precisar de mais do que um atendimento automático, a chamada para o apoio técnico custa 20 cêntimos por minuto, até um máximo de 2€ por chamada. Mas só quando o tarifário inclui chamadas para a rede MEO.
Se utilizar um telefone de outra rede, o preço sobe para os 30,49 cêntimos por minuto, até um total de 3,57€ por chamada.
NOS
Para usufruir de atendimento assistido, a NOS não publicita qualquer número de apoio ao cliente grátis. Se ligar de um telefone da mesma rede desembolsa 20 cêntimos por minuto até um valor máximo de 1,5€, isto se o seu tarifário incluir minutos para a rede NOS.
Já se ligar de outra operadora, o custo pode ir de 34,9 cêntimos a 46,7 cêntimos por minuto, dependo do serviço para o qual necessite de apoio.
Vodafone
Se tiver um telefone desta rede, o serviço de atendimento automático é gratuito. Quando necessitar de atendimento assistido paga conforme o seu tarifário, se já tiver esgotado os minutos grátis incluídos, e até um máximo de 95 cêntimos por chamada.
Caso tenha um número de outra rede, prepare 50,95 cêntimos por cada minuto que passar a falar com os técnicos.
Nowo
Também na Nowo não é divulgada qualquer linha de apoio ao cliente gratuita. Se ligar a partir de números NOWO (voz fixa ou móvel) a chamada tem um custo fixo de 95 cêntimos.
Já se ligar de outras redes (voz fixa ou móvel), a chamada só é faturada após 90 segundos e tem um custo de 30 cêntimos por minuto até ao valor máximo de 2,70€.
alternativas aos números de valor acrescentado
Provavelmente não sabia, mas a cada número de apoio promovido pelas operadoras está associado a um número “normal”.
O esquema é simples: os números especiais de apoio ao cliente encaminham as chamadas para um número de telefone regular, por forma a transformá-los em números de tarifa especial.
Ora, descobrindo esse número, tem o problema resolvido. Pode ligar diretamente e fazer uma chamada nacional ao preço que ela custa normalmente.
Se a ideia lhe agrada, decore este endereço. Aqui encontra os números “normais” que estão por detrás dos números de valor acrescentado.
Se não quer perder tempo a pesquisar, reunimos os números mais úteis indicados pelo site 707.pt para que possa deixar de pagar, ou então poupar alguns euros, nas próximas chamadas que tenha de fazer para o apoio ao cliente.
Apoio ao cliente Meo grátis
Para beneficiar do apoio técnico sem pagar, ligue 800 208 344. A chamada é gratuita.
Também pode recorrer ao número 961 000 033 com o custo de uma chamada para a rede MEO correspondente.
Apoio ao cliente NOS grátis
Como vimos, a NOS não tem linhas de apoio ao cliente grátis. Mas encontramos uma alternativa: é só ligar para o número 929 001 799, cujo valor é o mesmo de uma chamada nacional regular.
Apoio ao cliente Vodafone grátis
A Vodafone nem é das mais agressivas, porque oferece uma linha de apoio ao cliente grátis para chamadas a partir da rede, pelo menos no que diz respeito ao apoio técnico ao serviço TV Net Voz.
Para chamadas de outras redes, há más notícias: a operadora bloqueou as chamadas para o número regular, que agora só aceita chamadas que passam pelo número de tarifa acrescentada.
Apoio ao cliente Nowo grátis
Na ausência de uma linha de apoio ao cliente grátis, mesmo para clientes da rede, torna-se necessário contornar o esquema para não pagar quando mais precisa de ajuda.
Guarde o número 928 016 888 para referência futura, porque só paga o custo da chamada nacional que, em grande parte dos tarifários atuais, é gratuita.
Outras formas de obter apoio ao cliente grátis
Em alternativa às linhas de apoio telefónico, pode recorrer aos sites das operadoras. Todos têm uma secção para entrar em contacto com a empresa, e lá pode expor o seu problema.
O mais provável é que lhe liguem de volta, mas aí não há problema porque quem recebe a chamada nunca paga. Claro que esta solução só é válida se, apesar da avaria, ainda tiver acesso à internet (e ao número de telefone para o qual deseja receber a chamada).
Quando a internet funciona mas o telefone não, procure saber se a sua operadora de telecomunicações tem um serviço de chat. Por vezes as empresas oferecem apoio ao cliente grátis e em tempo real através das caixas de chat, que são imediatas e práticas.
Por fim, há o tradicional atendimento presencial em loja. Este atendimento é sempre gratuito, mas é muito provável que os colaboradores lhe digam que não podem prestar ajuda técnica e que o encaminhem para as linhas de apoio. Se o fizerem, peça para ligar do telefone da loja. Assim já não paga a despesa.