Share the post "O boom do marketing digital: esteja atento a um mercado em expansão"
Já se sabe: a tecnologia da informação abriu portas para o nascimento do Marketing Digital e, hoje, esta é uma área aplicada nas mais diversas empresas – dos mais variados setores. Mas, afinal, como é que isso aconteceu? Se esta é uma área que lhe desperta a curiosidade, fique atento ao nosso artigo, descubra como surgiu o boom do marketing digital e, para somar vantagens, tome nota das nossas dicas para apostar numa formação profissional com futuro.
Marketing digital: como aconteceu a nova era da comunicação
Para explicar como nasceu esta área tão essencial ao mundo atual, basicamente, precisamos de dizer que este processo não é de hoje e, muito menos, deste século. Na verdade, tudo começou com a chegada dos primeiros chips ao mercado, na década de 60, que deram origem, claro, ao computador e aos mais diversos aparelhos tecnológicos de hoje – ou de ontem, que já só guardamos na memória (quem não lembra do discman?).
Na verdade, se ficou a pensar no sentido desta informação, já avisamos: para contar como aconteceu o boom do marketing digital, não há como não falar da revolução da tecnologia.
Quando a tecnologia mostrou ao que veio, iniciou o processo de transformar o mundo a partir da sua visão – ou seja, se antes as empresas se organizavam a pensar de forma interna, hoje é exatamente o contrário que ocorre.
Atualmente, não há forma de analisar as organizações sem entender que elas precisam de sair da caixa e necessitam de evoluir para pensar através da cabeça do consumidor, imaginando e executando produtos e serviços de acordo com os desejos, interesses e valores do público que compra.
Nesta lógica, entendemos que o marketing digital é uma técnica que olha para o poder de compra do consumidor final e, ainda mais importante, não descuida da atenção pré e pós-venda – tão essenciais ao processo de consumo.
Um pouco mais tarde, na década de 70, a lei de Friedman – que leva em conta os benefícios e custos de Estado versus Não Estado – mostrou que as empresas deveriam valorizar e ter em conta um aspecto ainda pouco debatido no meio: os seus ativos, que, afinal, são essenciais para que o mercado funcione.
Foi aí, neste exato momento, que o mundo percebeu que uma organização não existe por si e que o seu sucesso está intimamente ligado ao mercado e ao próprio comportamento adotado. É simples: a forma como uma empresa atua e evolui direciona para bons resultados. Hoje, por exemplo, qualquer organização entende o valor de apostar na implantação de um novo produto ou de investir numa tecnologia recente.
Tecnologia e inovação: uma nova forma de olhar para o mercado
A tecnologia deu um novo significado à palavra inovação – e isso toca diretamente em assuntos como a criação, o desenvolvimento e, ainda, a aplicação e análise de novos produtos. No mundo atual – e, também, no futuro -, vigora a ideia de atingir o ápice de satisfação do consumidor, como foco no objetivo de elevar o volume de vendas.
A inovação, que chegou abraçada com a tecnologia, deu espaço para a invenção do Marketing Digital, que rapidamente começou a ganhar espaço – em especial, com a acelerada expansão da internet. Com o tempo, a internet provou que deveria ser vista com muita atenção e mostrou que a sua função vai muito para além da mera publicação de informações. As pessoas e as organizações perceberam que a web poderia – e deveria – ser melhor aproveitada, não só para o dia a dia, como também para favorecer o ambiente profissional.
Nesta altura, todos passaram a utilizar e a desenvolver as melhores técnicas para aplicar no meio virtual, e a internet gravou na história a sua importância para gerar valor – afinal, já era possível comunicar e trocar conhecimentos, analisar a concorrência e perceber melhor o próprio mercado consumidor. Nasceu, então, a ideia de criar o networking, por exemplo.
O marketing digital e a análise do mercado
Um dos muitos fatores que devemos analisar quando o assunto é enumerar as diversas vantagens do boom do marketing digital é não esquecermos que esta ferramenta, quando utilizada com cuidado e destreza, pode contribuir para a coleta de dados e informações fundamentais ao mercado. Mas, atenção: para o marketing digital, a web é a base de tudo e isso, basicamente, quer dizer que as organizações estão mais expostas e na mira da concorrência. Então, dominar as técnicas do novo marketing parece algo inadiável, certo?
O marketing digital é para todos
O Marketing Digital não precisa de ser utilizando apenas pelas empresas, mas sim por pessoas do mundo que desejem crescer na internet, através de um site próprio, de um blog ou de uma rede social, por exemplo. É através das ferramentas de marketing para a web, por exemplo, que ficamos a observar o crescimento acelerado dos bloggers e formadores de opinião.
Há mesmo incontáveis formas de fazer uso desta área e o grande segredo, para iniciar, é ficar de olhos atentos à definição do seu próprio público. Ao começar daí, o passo seguinte é dominar o marketing digital e usar e abusar das suas múltiplas possibilidades para chegar sempre mais longe e ter o sucesso da sua marca.
Vai começar pela criação de um website? Poupe nos custos e dê início ao projeto com plataformas mais económicas. Cresça pouco a pouco e, claro, com a ajuda do marketing digital. Mas, ainda há mais formas eficazes de chegar perto do público com a ajuda destas ferramentas: que tal experimentar um blog? Neste tipo de espaço, poderá trabalhar com o patrocínio de links e ganhar dinheiro com o seu espaço de partilha.
A ideia é simples: as empresas criam links próprios e pode compartilhá-los na sua página, ficando com uma parte dos lucros para si. Normalmente, para estimular o valor dos links, o marketing digital vai gerar valor através dos cliques e/ou visualizações de um determinado conteúdo/página. Mas, ainda existem variadas formas de divulgar marcas no seu espaço pessoal e isso só mostra que o boom do marketing digital criou, também, o boom no quesito profissional.
Marketing na web: não há como evitar
Com a tecnologia e a inovação, as empresas estão atentas ao marketing digital e sabem que as suas ferramentas podem mesmo ser utilizadas para o crescimento no mercado. O marketing na web colaborou, por exemplo, para a subida no número de vendas de tablets e smartphones, beneficiando empresas com Google e Apple – que hoje não abrem mão de inovar nas chamas Apps – aplicações móveis – e em ferramentas como o Google Analytics e o Google Docs.
Com todo o mundo conectado, de smartphone e tablet à mão, há como ignorar o poder do marketing digital? Nós temos a certeza que não.
Onde fazer um curso de marketing digital?
O curso de marketing digital nos centros formativos Master.D é direcionado a todos aqueles que desejam adquirir ou atualizar conhecimentos na área – ou mesmo aqueles que, curiosos, despertaram para a era da comunicação online. Se quer dominar as técnicas de desenvolvimento, acompanhamento e gestão de campanhas e estratégias de marketing, já encontrou o sítio certo. Informe-se, gratuitamente, através do site ou dirija-se ao centro mais próximo de si.
Quem pode fazer o curso?
Para fazer o curso de marketing digital na Master.D basta ser um candidato interessado, com ou sem experiência, que queira entrar neste mercado de trabalho ou adquirir conhecimentos na área para gerir um projeto pessoal – blogs, sites, lojas virtuais. Se já é um profissional da área, sabe bem que atualizar-se é a palavra de ordem, por isso invista mais tempo na sua profissão e chegue ainda mais longe com conhecimentos reais e competências atuais.
E não se esqueça: em Portugal, a maior parte do tecido empresaria ainda está a dar os primeiros passos no marketing digital, o que torna esta área especialmente atrativa quando o assunto é encontrar um lugar no mercado de trabalho. Seja um profissional devidamente qualificado para atuar numa área de futuro.
Quer mais informações sobre marketing digital? Então, fique atento aos nossos artigos e descubra mais sobre a oferta da Master.D.