8 horas de sono é, regra geral, o número de horas indicado para um bom descanso. Durante essas horas, o nosso corpo assume um estilo, mais ou menos comum, para descansar. Mas existirá uma posição de dormir mais recomendada?
Qual é a sua posição de dormir?
Barriga para cima
Um dos estilos de dormir mais comum é o de barriga para cima. É a forma de dormir recomendada pelos dermatologistas porque não faz rugas!
Contudo, não podemos deixar de falar de um dos principais inconvenientes de dormir de barriga para cima – uma maior probabilidade de ressonar. Uma das formas de contornar este problema é tentar dormir de lado, ou então optar por colocar uma almofada por baixo dos joelhos. Ainda assim, o melhor é optar por uma almofada baixa, para evitar a pressão na região lombar. As pessoas que dormem de barriga para cima, têm tendência a ser mais discretas.
Outra das variantes ao dormir de barriga para cima é dormir com os braços cruzados. Se esta é a forma como se sente mais confortável a dormir, é provavelmente uma pessoa defensiva e algo tensa.
Barriga para baixo
A posição a dormir de barriga para baixo é umas das posições com mais desvantagens para a saúde, tais como dores nas costas e dores no pescoço. É desaconselhado a mulheres com um peito grande e a grávidas. E, tendo em conta a descrição anterior, também não abona muito a favor das rugas e marcas de expressão.
As pessoas que dormem nesta posição tendem a ser indivíduos que não se sentem afetados pelos problemas, isto caso durma de braços abertos. São ainda pessoas algo conservadoras e que não gostam de críticas.
Dormir de lado
Uma das desvantagens associadas a este modo de dormir são as rugas. Por outro lado, certamente já acordou várias vezes com as marcas da almofada na cara!
Também conhecida por posição fetal, esta é uma das formas de dormir mais recomendada.
Mas mesmo nesta posição há um lado mais recomendado do que outro. Ao dormir para o lado direito está a favorecer o funcionamento do coração, uma vez que não está a exercer qualquer pressão sobre o mesmo.
Por outro lado, em caso de gravidez, o lado mais indicado é o esquerdo, pois assim vai estar a garantir que um maior fluxo de sangue e nutrientes chegam à placenta. Esta é ainda uma posição a dormir aconchegante e, por isso, muitas vezes utilizada nas aulas de pilates, num momento de relaxamento.
Estilo livre
Braços para um lado, pernas para o outro, cabeça para os pés e pés para a cabeça… Das diferentes formas de dormir, esta é a mais difícil de caraterizar, uma vez que aqui se inserem todas as formas de dormir que escapam a um padrão! Isto porque todos os dias podem ter uma diferente forma de dormir.
Porém, e, independentemente da sua forma de dormir, há uma ideia importante a reter: se adormecer e acordar na mesma posição é apenas coincidência. Na verdade, é quase impossível que não se mexa durante a noite e, caso acontecesse, iria notar, certamente as dores que isso lhe causaria durante o dia.