Sabe o que acontece quando se puxa o autoclismo do avião? Esta é certamente uma das questões que muitas pessoas têm e que muitas outras assumem saber a resposta. Contudo deixamos desde já esclarecido que não, os resíduos não são projetados para fora do avião!
O que acontece quando se puxa o autoclismo do avião?
Antigamente era diferente
Fonte da imagem: businessinsider.com
O sistema de descarga dos aviões evoluiu bastante desde o início das viagens aéreas comerciais. Anteriormente aos anos 70, período no qual James Kemper modernizou o sistema de descarga dos aviões, os passageiros de um voo podiam usar uma casa de banho para alívio das suas necessidades, contudo, nessa época recorria-se ao uso de baldes, que apenas eram despejados por janelas despressurizadas ou que ficavam nas casas de banho durante a duração das viagens, sendo despejados no final do curso da mesma.
Imagine o problema que era quando havia turbulência.
Agora é mais moderno
Fonte da imagem: Daily Mirror
Nos dias que correm, como resultado de muitas melhorias que foram surgindo pelo caminho, todos os passageiros podem já contar com uma tecnologia de controlo aéreo de resíduos, presente em todos os aviões e que garante outro conforto aos passageiros. Até 1982 a realidade era bem diferente quanto ao que acontece quando se puxa o autoclismo do avião.
Este sistema moderno (a vácuo) foi inventado por James Kemper e foi introduzido num avião Boeing pela primeira vez em 1982. Dependendo apenas de sucção e de pouca água, este sistema adiciona aos resíduos um líquido azulado, designado de Skykem, que se baseia num revestimento antiaderente e de sucção a vácuo, que é considerado uma tecnologia de higiene na indústria aeronáutica.
Ora, o que acontece quando se puxa o autoclismo do avião é que se abre uma válvula no fundo do vaso sanitário, expondo o conteúdo do vaso sanitário para um vácuo pneumático. Não dependendo da gravidade, este sistema tem como base a diferença de pressão entre o interior dos tubos e o ambiente e assim sendo, ao puxar a descarga, o vaso sanitário gira em redemoinho, o seu conteúdo é misturado com o tal líquido azul e os resíduos ficam recolhidos num sistema de resíduos fechado que fica num reservatório no fundo dos aviões que pode acumular até 750 litros.
Este reservatório é limpo quando termina a viagem e o material acumulado é enviado para estações de tratamento de esgotos.
Desta forma, e contrariamente ao pensamento popular, os resíduos das casas de banho não são despejados em pleno voo, isto não acontece quando se puxa o autoclismo do avião.
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