O que espera o empregador da carta de apresentação? Para saber como escrever uma carta de apresentação capaz de cativar o empregador, deixamos-lhe alguns cuidados a ter em conta. Dos mais básicos aos mais atuais, há aspetos que não pode descuidar e que vão fazer toda a diferença. O sucesso passa pelos pormenores.
O que espera o empregador da carta de apresentação: 9 dicas
1. Um bom início
Captar a atenção do recrutador desde o primeiro momento aumenta a probabilidade de ser recordado e, claro está, de ser um dos escolhidos para entrevista de emprego.
Para isso, deve adequar a primeira frase à entidade a que se dirige, demonstrando que está verdadeiramente interessado e bem informado sobre a empresa. Pode começar, por exemplo, com: “Parabéns pelo prémio de marca de confiança 2018!”.
Não tem de começar com a comum apresentação que inclui o seu nome e a vaga a que se candidata. Pode trocar a ordem das coisas e começar de uma forma mais marcante que lhe permita, de facto, marcar a diferença.
2. Personalização
Envie a sua carta (e-mail) de apresentação ao cuidado da pessoa responsável pelo processo de selecção – por vezes , as empresas disponibilizam o nome ou é relativamente fácil obter essa informação.
Se tal não acontecer, opte por um simples “Bom dia/ Boa tarde” ou, caso se candidate a uma empresa muito formal, use o habitual “Exmo(a). Senhor(a),”.
Adapte o conteúdo e o formato da sua carta de apresentação à empresa e à vaga a que se candidata.
3. Corresponder à oferta
Antes de escrever a sua carta de apresentação, reveja o anúncio de emprego e identifique as competências que o empregador procura. Deve mencioná-las, utilizando nomenclatura igual à do recrutador. Isto vai permitir que o empregador se identifique consigo e tenha curiosidade em ver o seu CV.
4. Complementar ao CV
Não caia no erro de escrever uma carta de apresentação que não é mais do que um resumo do seu currículo. Deve lembrar-se que esta é a ferramenta ideal para fazer uma breve apresentação de si, das suas qualidade e do que pode dar à empresa.
Pode ser o primeiro passo para conseguir o trabalho. Portanto, acrescente, seja criativo q.b., desperte o interesse e cative.
5. Um bom motivo
Mais do que mencionar o seu percurso profissional, explique o motivo pelo qual devem contratá-lo. Procure apresentar-se de forma a mostrar que a empresa ganharia em tê-lo como funcionário.
6. Criatividade
A sua candidatura a um emprego pode ser uma entre centenas. Logo, é fundamental que marque a diferença. Para o conseguir, deve ser criativo.
Pode, por exemplo, optar por uma apresentação em video, em formato slideshow, em animação ou através de um website semelhante ao da empresa. De acordo com a área, crie algo diferente.
7. LinkedIn
Ao enviar o link para o seu perfil está a poupar tempo e trabalho ao recrutador, o qual vai ter de o pesquisar, com toda a certeza. É importante que esteja presente nesta rede social de profissionais e preencha o perfil com informações relevantes para possíveis empregadores.
Mantenha o seu LinkedIn atualizado e preencha todos os campos. Esta é, atualmente, uma ferramenta essencial no mercado e que pode ser a porta de entrada para novas oportunidades de trabalho, assim ajudar a dar credibilidade a qualquer profissional.
8. Sem erros
Se há algo que nenhum empregador espera é encontrar erros ortográficos numa carta de apresentação. Uma carta de apresentação com erros ortográficos dará uma péssima impressão do candidato ao recrutador e é o passaporte imediato para a exclusão do processo de recrutamento.
Escreva a sua carta de apresentação com o mesmo cuidado que coloca na preparação do seu CV. Se tiver duvidas, peça a alguém que reveja o que escreveu.
9. Call-to-action
É um elemento usado no Marketing e que faz todo o sentido numa carta de apresentação. Afinal, é a sua forma de se promover e chamar a atenção de um potencial empregador. Call-to-action é uma frase final que incentiva à ação.
Incentivar os recrutadores a contactarem-no. A sua frase final deve demonstrar o seu entusiasmo na oportunidade e mostrar a sua disponibilidade para uma entrevista de emprego.
Isto é o que espera o empregador da carta de motivação de um candidato. Aspetos valorizados em qualquer área profissional. Atreva-se a marcar a diferença e consiga o emprego que tanto deseja.