São vários os motivos que levam alguém a querer vender um automóvel. Pode querer adquirir um novo e fazer valer o dinheiro da venda, pode já não ser o veículo ideal para as suas necessidades, o carro pode já estar a ficar demasiado velho. Existem alguns fatores que pesam neste tipo de negócios. O que fazer antes de vender o carro, para que tudo corra bem? Fique com estes conselhos, para fechar um bom negócio e ganhar vantagem relativamente aos concorrentes.
O que fazer antes de vender o carro: 5 etapas
1. Limpeza
Não descure do aspeto do carro. Isto pode parecer óbvio, mas é de facto um trabalho minucioso. O interior deve estar meticulosamente limpo e o exterior também, porque é afinal o primeiro contacto que o possível comprador tem com o carro. A pintura pode apresentar algum do desgaste normal do uso e da idade, pense em polir o automóvel. Deixe o carro com o melhor “visual” possível.
2. Preço
Seja justo e realista. O valor emocional de um automóvel pode ter algum peso, mas lembre-se que já foi realmente usado. Para garantir que pede um preço justo, faça alguma pesquisa de mercado, verifique se é mais conveniente e compensatório vendê-lo a título pessoal ou através de um stand, por exemplo. Tenha em conta a quilometragem, problemas que já tenha tido, etc.
3. Estado do veículo
Se quer obter um preço justo e está com cuidados com o aspeto do automóvel, ao colocar o veículo à venda, também não descure o estado interior. Se ele realmente tem problemas mais ou menos graves, seja honesto. O seu comprador pode ser alguém que até nem está interessado em usar o carro para se deslocar, pode apenas procurar peças. Contudo, a segurança está acima de tudo. Se o automóvel não está nas melhores condições, o que fazer antes de vender o carro é levá-lo a uma revisão. É uma excelente forma de melhorar o “currículo” do veículo.
4. A quem vender mais documentação
Como mencionamos no ponto 3, o comprador do carro pode até nem ser o próximo condutor. Pode vendê-lo diretamente a outra pessoa, a um stand/concessionário, a um mecânico, a um colecionador, a um sucateiro. Certifique-se que os documentos estão em ordem e que a transação também vai ocorrer de forma legal e séria. A declaração de venda automóvel é importante assim como fazer um novo registo no IMTT do Documento Único Automóvel e também a passagem de seguros.
5. Marketing
Vendendo a nível privado, quase de certeza que vai usar a internet para o fazer. Existem algumas plataformas dedicadas a isso mesmo, como o Muuv ou o Stand Virtual. Se optar por isto tenha cuidado com o marketing do seu veículo: boas fotografias para os anúncios (é aconselhável um conjunto de 10, em vários planos, do interior e exterior e algumas mais detalhadas), alguma criatividade no anúncio, apostar na partilha e no público alvo. Decida qual é o melhor espaço para fazer um bom negócio.
Veja também: