De entre todos os euros, as moedas de cêntimo são o patinho feio. São desprezadas por muitas máquinas de pagamento automático, mal-amadas pelos bancos e, se em grande quantidade, até rejeitadas em caixas de supermercado. Se não sabe o que fazer com as moedas de cêntimos, temos várias ideias.
Não é, de facto, nada prático andar com a carteira carregada de pequenas moedas de 1, 2 e 5 cêntimos. No entanto, não deixam de ser dinheiro que tem a sua utilidade e valor. Para fazer o melhor uso possível destas moedas, confira as nossas sugestões.
É comum as pessoas acumularem as moedas de baixo valor, de tal forma que alguns países, como a Irlanda, Suécia, Holanda, Bélgica, Finlândia, Hungria e Dinamarca, tiraram de circulação as moedas de 1 e 2 cêntimos. Isto faz com que estas pequenas moedas de cobre comecem a tornar-se raras.
Dependendo do ano e local de emissão algumas podem valer um bom dinheiro.
Também as moedas com erros de gravação tornam-se raras e históricas sendo muito desejadas por entusiastas de numismática. A título de exemplo, uma moeda de 1 cêntimo cunhada em Itália com o tamanho de uma de 2 cêntimos foi arrebatada num leilão por mais de 6 mil euros. Muitas destas moedas ainda estão a circular no mercado. Quem sabe se não tem uma destas raridades valiosas!
Em Portugal, há vários diretórios online de moedas portuguesas, incluindo de moedas antigas desde o século XVIII. São exemplo disso o site Moedas Portuguesas e o site LusoNumismatix.
Também é possível obter ajuda sobre o preço das moedas em grupos do Facebook de numismática, como por exemplo o Numismática Portugal ou em estabelecimentos especializados em numismática ou colecionismo numismático.
Se tem moedas emitidas em outros países, a melhor referência é o livro “Standard Catalog of World Coins”, de Krause, que, anualmente, compila os valores de moedas e notas do mundo inteiro.
O que fazer com as moedas de cêntimos
Como dar uso às moedas pequenas
Se não tem nenhuma moeda rara em casa, não quer andar com a carteira a abarrotar e não sabe o que fazer com as moedas de cêntimos, há outras soluções:
1. Coloque-as diariamente num mealheiro ou frasco e use-as como poupança. Ao fim de uns meses vai ter um valor simpático para contribuir para as férias ou fazer aquela compra extra que andava a adiar;
2. Tente trocar todas as moedas que tem nas tesourarias do Banco de Portugal. Se tentar trocá-las no seu banco é bem provável que tenha de pagar uma comissão.
3. Vá usando as moedas para pagamentos pequenos como o pão, café, jornal ou portagens;
4. Use as moedas de cêntimo (sobretudo de 5) em máquinas de venda automática de comida e tabaco ou parquímetros;
5. Use nas caixas self-service dos hipermercados (geralmente aceitam moedas de 1 e 2 cêntimos).
6. Use as moedas pequenas para ensinar às crianças o valor do dinheiro. Pode criar atividades que envolvam contar, classificar e trocar essas moedas como uma introdução à educação financeira.
Artigo originalmente publicado em julho de 2019. Última atualização em setembro de 2023.