Falar da problemática da escassez da água, recurso natural indispensável, mas não inesgotável,, parece quase um lugar comum. No entanto, é uma realidade que poderá trazer problemas graves para as gerações futuras. Assim, é responsabilidade de cada um saber o que fazer para não gastar água desnecessariamente.
Com algumas atitudes simples, todos podem contribuir para a conservação deste recurso precioso. Conheça 10 truques e dicas sobre o que fazer para não gastar água desnecessariamente.
O que fazer para não gastar água – 10 truques e dicas
1. À procura dos pingos
É óbvio, mas vale sempre a pena ser lembrado… não deixe as torneiras ou chuveiros a pingar depois de os utilizar e verifique regularmente para ver se estão bem vedados (em bom estado). Uma torneira a pingar pode significar um gasto de cerca de 30 litros por dia.
2. Enquanto espera
Também é um clássico, mas ainda assim muito negligenciado. Feche as torneiras e chuveiros sempre que está, por exemplo, a lavar os dentes, a fazer a barba ou a ensaboar, e não está a utilizar a água.
3. Vamos a banhos
Substitua os banhos de imersão pelos duches (preferencialmente curtos). Trata-se de uma mudança de atitude que resulta numa enorme poupança de água (cerca de menos 50% de água gasta).
4. Sabe o que é um redutor de caudal?
Instale redutores de caudal nas torneiras e chuveiros de casa para não gastar água desnecessariamente, reduzindo o consumo de água até 50%.
5. A lavar o carro
Na lavagem do carro opte por um posto de lavagem automático em detrimento da lavagem manual, que implica maior consumo de água. Se fizer questão da lavagem manual, faça-o com o balde e esponja, recorrendo à mangueira somente para enxaguar a viatura.
6. Descargas duplas
Escolha autoclismos com dispositivos de descargas duplas, em que pode optar pelo caudal adequado. Não faça descargas desnecessárias!
7. Reutilizar!
Sempre que possível, reutilize a água. Por exemplo, a água fria antes do banho pode ser posteriormente utilizada para regar plantas.
8. Cuidado com os pratos
Limpar os restos de comida de toda a loiça que utilizou antes de começar a lavá-la permite poupar no consumo da água. Aplica-se também quando utiliza a máquina de lavar loiça, pois permite utilizar programas de lavagem mais curtos.
9. Nem tudo é mau quando chove
Aproveite a água da chuva (com baldes, reservatórios, etc.) para, por exemplo, lavar posteriormente os pavimentos de casa, o automóvel ou regar o jardim.
10. Máquina cheia
Utilize a máquina de lavar roupa com a carga completa para reduzir a frequência das lavagens.
Veja também: