Se ainda tem dúvidas sobre o que levar para a Maternidade, nós vamos ajudá-la nessa tarefa. Claro que a checklist para a Maternidade, varia um pouco consoante o hospital. Contudo, a lista que construímos reúne o essencial para que vá bem preparada e prevenida para o grande dia da sua vida.
O que levar para a Maternidade: algumas notas preliminares
- A mala deve ser preparada algures entre o 7º e 8º mês de gravidez e, antes de selecionar e acomodar as roupinhas do seu bebé, lembre-se que deve lavá-las com um sabão neutro.
- Os tecidos das roupas que indicamos na lista abaixo devem, também, ser adequados às temperaturas da estação em que nos encontramos, aquando do nascimento do bebé, bem como às caraterísticas das instalações hospitalares (por norma, as Maternidades são bastante quentes).
- Note, também, que normalmente os hospitais pedem para que coloque numa bolsa à parte com um conjunto de roupa para o bebé, que será o primeiro a vestir depois de nascer. Este conjunto deve ser composto por: camisola interior ou body, babygrow, um gorro, um casaco, um par de meias, uma fralda descartável para recém-nascido e uma mantinha.
- Particularmente para os dias passados na Maternidade, leve roupas para o bebé que sejam de algodão, práticas de vestir e despir, confortáveis, sem laços, atilhos ou botões (prefira as molas);
- Caso planeie fazer a recolha das células estaminais, não se esqueça de deixar o kit junto à mala para a maternidade, de forma a levá-lo consigo no dia do parto;
- Tenha em consideração que nem todos os itens presentes na lista têm de ser levados de uma só vez, logo no primeiro dia. Na hora das visitas, o pai do bebé ou outro familiar ou amigo pode levar elementos em falta, assim como trazer a roupa suja ou outros objetos que já não sejam necessários.
O que levar para a Maternidade: checklists para a mãe e para o bebé
Para a mãe
- 2 a 3 soutiens de amamentação macios e confortáveis;
- 3 a 4 camisolas ou pijamas com abertura à frente;
- 3 a 4 pares de meias de algodão;
- Chinelos de quarto e chinelos de duche;
- Conchas ou discos protetores para os mamilos;
- Creme de lanolina, específico para os mamilos;
- Cuecas grandes (para usar sobre pensos higiénicos), cuecas descartáveis ou cuecas-fralda;
- Pensos higiénicos (uma embalagem do tipo noturno);
- Produtos de higiene pessoal (escova do cabelo, champô, condicionador, sabonete/gel de banho, creme hidratante, escova de dentes e pasta dentífrica);
- Relógio e telemóvel;
- Robe de algodão;
- Roupas para sair do hospital (largas e confortáveis);
- Saco para a roupa suja;
- Toalhas de rosto e de banho.
Para o bebé
- 1 manta/cobertor;
- 1 toalha de banho com capuz;
- 12 a 24 fraldas;
- 2 casacos de lã, com botões;
- 2 gorros/toucas;
- 2 xailes de linho ou lã
- 4 fraldas de pano/musselinas;
- 6 babetes;
- 6 babygrows;
- 6 bodies;
- 6 calças interiores com pé;
- 6 pares de meias ou botinhas;
- Cadeira de automóvel para recém-nascido (“ovo”);
- Produtos de higiene para o bebé (sabão, champô, loção corporal, algodão, toalhitas, pomada para assaduras e escova de cabelo).
Documentação necessária
- Boletim de Saúde da Grávida;
- Análises, ecografias e outros exames realizados durante a gravidez;
- Documento de identificação (Cartão do Cidadão/Bilhete de Identidade);
- Número de utente;
- Cartão de Beneficário de Subsistema de Saúde ou de Seguro de Saúde (se necessário).
Conheça as checklists, específicas de algumas maternidades
Se o hospital onde pensa ter o seu bebé não consta nesta lista, não hesite em pedir junto da Maternidade uma lista dos itens essenciais a levar, de forma a ir o mais possível ao encontro das exigências dessa unidade hospitalar.
Veja também: