A aproximação do início das aulas faz com que nos mais novos se comece a notar a euforia do regresso às aulas. É tempo de rever os amigos, de comprar material escolar, de conhecer colegas novos.
Para quem esta altura do ano não é nada fácil é para os pais que têm um leque de despesas extra associadas à compra de livros, material escolar, entre outras coisas. No entanto, há diversas formas de poupar neste regresso à escola, principalmente se for identificado atempadamente o que não comprar no regresso às aulas.
O que não comprar no regresso às aulas: 4 dicas
Roupa, brinquedos e acessórios
Quando se entra, por exemplo, num hipermercado, não se é só aliciado com material escolar, mas com toda uma panóplia de coisas associadas que vão seduzir as crianças. Brinquedos, lancheiras, roupa ou acessórios são apenas algumas das categorias que estão mesmo à mão de semear e que podem fazer com que os pais caiam em tentação. Estes são mesmo exemplos do que não comprar no regresso às aulas porque vai aumentar em muito a sua conta final. Por outro lado, são bens que pode ir comprando ao longo do ano, de forma diluída.
Não comprar portáteis
Na lista do que não comprar no regresso às aulas estão os computadores portáteis. Esta é sempre uma altura do ano apetecível para os filhos pedirem novos computadores, mas não é, de todo, a melhor altura para os comprar. Antes do natal há sempre modelos novos a serem lançados, o que faz com que o preço dos modelos mais antigos baixe consideravelmente. Comprar portáteis em setembro é perder dinheiro.
Veja também: Material escolar – o que comprar
Veja o que pode aproveitar de anos anteriores
Sabemos bem que as crianças fazem sempre pressão para que, na altura de comprar material escolar, seja tudo novo. No entanto, a verdade é que se fizer um levantamento do material que tem de anos anteriores e que ainda pode ser perfeitamente usado, irá perceber que poupará muito.
Compre o material depois do início das aulas
Apesar de todas as campanhas que o mercado faz na altura do regresso às aulas, a verdade é que regra geral o preço do material escolar é mais elevado antes do início das aulas do que durante o ano. Tirando as coisas básicas que terá sempre de comprar, como os cadernos, lápis ou canetas, deixe algumas coisas para adquirir mais tarde, quando os preços estiverem mais acessíveis.
Veja também: