O local onde trabalhamos está povoado de pessoas que podem ter uma grande influência no nosso futuro profissional. Superiores, colegas, fornecedores e clientes devem ter boa impressão de si para que lhe atribuam novas e melhores oportunidades de carreira. Tudo o que fazemos a trabalhar causa uma impressão positiva ou negativa. Assim, também deve estar atento aos objetos que ocupam o seu espaço de trabalho: o que não deixar à vista de todos na secretária do trabalho?
Organize a secretária do trabalho e torne-se mais produtivo!
Nem só de resultados se faz o dia-a-dia de trabalho, e para sermos produtivos, devemos ser, também, organizados. Fique com as nossas dicas de organização!
Deixe na sua secretária do trabalho apenas o que lhe é útil
Na sua mesa de trabalho apenas devem estar objetos que sejam utilizados com frequência diária. Um lápis e uma caneta, o candeeiro, o bloco de notas e o telefone, por exemplo. O que for usado com frequência semanal deve estar guardado num local acessível (por exemplo, na prateleira mais acessível do seu armário de trabalho), e o que for usado menos do que uma vez por semana deve ser arquivado.
O que é útil também deve ser organizado!
Por outras palavras: não adianta ter na secretária do trabalho apenas os objetos que usa ferquentemente se estes estiverem desorganizados e não permitirem que os processos de trabalhm tenham fluidez. Organize e ordene os objetos de acordo com a utilização que lhes dá.
Não se esqueça de manter a secretária do trabalho limpa
Nada como a falta de limpeza para arruinar a sua reputação profissional! Não use a sua mesa de trabalho para comer ou beber, utilize os espaços da empresa que são próprios para esse efeito, se os houver.
Personalize o seu espaço, mas não demasiado
Passamos a maior parte do nosso tempo a trabalhar, por isso o nosso local de trabalho deve ser confortável; independentemente do seu estilo de organização, deverá incluir no espaço de trabalho até três objetos pessoais. Não se aconselha deixar mais de três destes objetos na secretária do trabalho, sob pena de funcionarem como elementos dostratores.
O que fazer aos papéis espalhados pela secretária?
Simples: deite fora aqueles de que não precisa (se necessário, digitalize alguns documentos e arquive) e organize os restantes por tema ou projeto. Se usa um caderno de apontamentos para registar o que é discutido nas reuniões, faça por colar ou agrafar na página em que faz o registo da reunião os cartões de visita que os intervenientes lhe possam ter oferecido.
O telemóvel como ferramenta de organização pessoal
Sim, o telemóvel é um poderoso aliado na sua batalha por uma maior organização; mas atenção: evite tê-lo pousado na secretária se estiver constantemente a receber notificações das redes sociais ou a ser contactado para fins pessoais. Instale o Evernote para gerir melhor as suas tarefas e… baixe o volume!
Verá que se seguir estas sugestões, terá menos obstáculosà realização das tarefas diárias. Isso, por sua vez, fará com que poupe tempo e seja mais produtivo. Bom trabalho!
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