O que não usar no cartão de crédito é talvez mais importante do que saber como o utilizar. O dinheiro, seja qual for o montante, está lá. Mas valerá sempre a pena utilizá-lo?
O cartão de crédito pode ser uma segurança para qualquer eventualidade que surja. Há sempre dinheiro em caixa. Mas esse dinheiro não é gratuito.
O pequeno retângulo de plástico traz associado um conjunto de custos. Mas não só. Abre um mundo que pode parecer só de facilidades. Utilizar um cartão de crédito obriga, por isso, a ser responsável e a ter educação financeira.
Vamos deixar aqui alguns conselhos. O objetivo é que fique informado sobre o que não usar no cartão de crédito. E, já agora, para que o utilize de forma consciente e eficiente.
O que não usar no cartão de crédito
Recebe um cartão de crédito e pensa: “Posso ir já às compras”. Quero mesmo aquele casaco e não tenho dinheiro na conta. Com este cartão não preciso de dinheiro!
Errado! Se não tem dinheiro, o ideal é não comprar.
Vamos analisar o que não deve usar no cartão de crédito e deixar-lhe um conjunto de dicas.
Crédito por impulso
O cartão de crédito tem associado um valor monetário. É uma segurança. Não é para utilizar em compras por impulso. Viu uns sapatos lindos na montra e até estão em promoção.
É humano sentir-se tentado a comprar e, se o saldo mensal está em baixo, utilizar o cartão de crédito. Pense duas vezes. Não siga o impulso.
Vá para casa e no dia seguinte tome a decisão. Provavelmente já não vai achar assim tão importante comprar os sapatos. E evitou usar o crédito cartão.
Crédito por crédito
Quem não for cuidadoso pode cair num círculo vicioso. Pagar crédito com novo recurso a crédito.
É uma situação a evitar a todo o custo. A sua vida entraria numa espiral descendente. As dívidas iriam acumular-se e os juros tornariam rapidamente a situação insustentável.
É fácil levantar dinheiro com o seu cartão de crédito para reforçar a conta bancária. E as taxas? Já pensou no que irá depois pagar? O cartão de crédito não é uma caixa multibanco. Atenção! Isto representa realmente o que não usar no cartão de crédito.
Compras na internet
Os sites de comércio eletrónico permitem efetuar compras com o cartão de crédito. No entanto, antes de efetivar uma compra, certifique-se que o site é seguro e confiável.
Leia os comentários de outros compradores. Ajudam sempre a perceber se a loja online funciona de acordo com as normas. Faça pesquisas para conhecer melhor a marca de comércio eletrónico.
Limite disponível
O limite disponível do cartão de crédito deve estar sempre presente em quem tem um destes cartões. Nunca se aproxime do limite.
Aliás, um bom conselho é estabelecer um valor de utilização e sempre de acordo com as suas possibilidades de pagar. Por exemplo, estabeleça um teto de 20 ou 30% do seu salário mensal e assegure-se que não tem já dívidas que possam pôr em causa o pagamento desse montante.
Afinal, é um adiantamento.
Confiar o cartão de crédito
O excesso de confiança nos outros pode ser prejudicial. Não entregue o seu cartão de crédito a um desconhecido para pagar compras ou serviços. Há o perigo da clonagem do cartão.
Para quem gosta de sair à noite e beber uns copos, o mais indicado é deixar esse cartão em casa. O entusiasmo da noite pode impulsionar gastos excessivos.
Não ande sempre com o cartão de crédito. O cartão não é um acessório indispensável. A sua contínua presença na carteira pode impulsionar o seu uso.
Veja também: