Os utilizadores do Facebook partilham uma quantidade absurda de informação com a rede social. Partilham fotografias, gostos musicais e cinéfilos, os lugares visitados, os sites que leem, as preferências gastronómicas… tudo! E é esta partilha e conjunto de informações que permite à rede social o desenho de experiências de marketing e publicidade bastante direcionadas a cada utilizador.
Há até quem diga que o Facebook sabe ainda mais do que aquilo que nós pensamos e não o revela. Por exemplo, sabe a quantidade de cartões de crédito lá em casa, o valor das hipotecas ou o carro que conduz.
Descubra o que o Facebook sabe sobre si
Nos últimos tempos surgiu uma extensão para o Google Chrome, criada pelo ProPublica, um site de notícias sem fins lucrativos, que permite descobrir o que o Facebook sabe sobre si (ou pensa que sabe sobre si). Se quiser descobrir um pouco mais ou até instalar esta extensão, é só clicar aqui.
Há, contudo, uma forma mais fácil de descobrir tudo isto. E bastam cinco passos:
1. Na barra azul, no topo da página, clique no botão mais à direita – uma pequena seta que abre um menu;
2. Clique em “Definições”;
3. No menu do lado esquerdo, escolha a opção “Anúncios”;
4. A última opção da lista disponibilizada chama-se “Anúncios baseados nas minhas preferências”. Clique em Editar;
5. Por fim, clique em “Visitar as preferências de publicidade”;
Surpreendido pelas opções que aparecem?