Já pensou sobre o que os jogadores fazem quando se reformam? Esta é, de facto, uma carreira relativamente curta, o que exige um planeamento por parte dos jogadores de futebol, de modo a terem fontes de rendimento seguras após se aposentarem dos relvados. Neste campo, saber fazer os investimentos certos torna-se fundamental. Para tal, ter o conselheiro certo é imprescindível, uma vez que maus conselhos financeiros podem arruinar uma fortuna.
Sim, leu bem: ter um “guru” a planear e a ajudar a encerrar a carreira de futebolista parece ser fundamental para manter uma rotina de sucesso – e a saúde das contas bancárias. Vamos descobrir mais sobre este tema e conhecer 4 bons exemplos de jogadores que souberam “pendurar as chuteiras” com segurança.
Ser futebolista não é para vida: projeto estimula que jogadores estudem
Com esta realidade em mente, Tarantini, jogador do Rio Ave, da primeira liga de futebol, concebeu um projeto com o intuito de convencer os jovens desportistas a estudar e também a fazer poupanças, tendo, paralelamente, coordenado um estudo em Portugal, sobre a realidade dos nossos jogadores de futebol, mostrando que nem tudo são rosas quando a carreira acaba.
O próprio Tarantini possui duas licenciaturas, uma em Ciências do Desporto, e outra em Educação Física e Desporto Escolar, pela Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Tirou também o mestrado no ramo do futebol. Fique, então, de seguida, a saber mais sobre o que os jogadores fazem quando se reformam, através de exemplos de nomes de jogadores portugueses que deixaram a sua marca no futebol mundial.
O que os jogadores fazem quando se reformam? 4 exemplos de sucesso
1. Luís Figo
Fonte: Commons/Paul Blank
Figo desde cedo revelou a sua vocação empresarial, que conduziu a investir em áreas tão distintas como a restauração, hotelaria, vinhos, assim como na exploração de minas. No ano de 2010, Figo comprou 11% da West Africa Mining Company (WAMC), e na área da hotelaria, é acionista de 25% da empresa Epikurean EMEA, um dos maiores grupos hoteleiros da Europa, África e Médio Oriente.
2. Rui Costa
Fonte: Commons/José Goulão
Após uma carreira de enorme sucesso como jogador, Rui Costa retirou-se dos relvados em 2008. É atualmente diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica, cargo que ocupa desde 2008.
3. Nuno Gomes
Fonte: Commons/Nunolinad
Nuno Gomes terminou o seu percurso com jogador de futebol em 2013. Depois, em 2014 regressou ao Sport Lisboa e Benfica, como assessor do Presidente do clube para a área Internacional. Desde 2015, desempenha a função de Diretor-Geral do Caixa Futebol Campus, que se trata do Centro de Formação, Treino e Estágio do Benfica, no localizado no Seixal.
4. Pauleta
Fonte: Commons/PaulaO
Este famoso ponta de lança anunciou oficialmente o fim da sua carreira em 2007. Atualmente, Pauleta é diretor das seleções nacionais de formação na Federação Portuguesa de Futebol, tendo também uma escola de formação em São Miguel. Foi recentemente anunciado que Pauleta seria o diretor desportivo do SC Lusitânia, da Ilha Terceira.
Agora já sabe mais sobre o que os jogadores fazem quando se reformam, a partir destes exemplos de nomes tão conhecidos do grande público, e que marcam a história do futebol.
Veja também: