Alguma vez pensou em ser empreendedor? Ou no que necessita para se tornar um?
Se não o fez, talvez esteja na hora. O empreendedorismo é mais do que uma moda ou tendência. Nos tempos que correm pode mesmo ser a resposta para o desemprego e a porta de entrada para uma carreira de sucesso.
Não lhe podemos dizer como ser empreendedor, mas podemos falar-lhe das características de um.
O que tem um empreendedor que os outros não têm?
Muitos dirão que ter dinheiro ou ser um verdadeiro génio é o que é preciso para alguém ser empreendedor e desenvolver projetos inovadores. Mas não podiam estar mais errados.
Se é um desses “pensadores” saiba que são muitos os empreendedores que começam do zero e com muito pouco dinheiro para investir e nem tão pouco são alunos nota 20. Na verdade não será tanto a conta bancária ou o QI que define um empreendedor.
No entanto, há uma série de características comuns a todos eles. Veja alguns exemplos.
1. Visão
Esta é uma característica básica de qualquer empreendedor. A sua capacidade de serem inovadores resulta do facto de verem oportunidades onde mais ninguém as vê. E não param. Estão sempre à procura de novas ideias ou de melhorar as ideias ou produtos que já tenham desenvolvido.
2. Paixão e motivação
Têm para dar e vender. A paixão e motivação demonstradas são determinantes para o sucesso de qualquer aventura empreendedora. E essas características estão bem patentes num empreendedor. Para eles o tempo que dedicam aos seus projetos não será trabalho árduo, mas algo que realmente gostam e querem fazer.
Mais, são pessoas que querem saber tudo sobre o negócio, todas as fases importam e passam por eles (desde o desenvolvimento da ideia, à elaboração do plano de negócios, ao contacto com investidores, etc.). Contudo, mostram-se dispostos a ouvir conselhos estratégico e a aprender e melhorar as suas ideias/projetos com os contributos de outras pessoas.
3. Adaptabilidade e Flexibilidade
Apesar de acreditarem piamente no seu projeto e acharem que tem tudo para revolucionar o mundo, mantêm a mente aberta e são flexíveis para possíveis mudanças. Para ser empreendedor não basta gostar do faz, é necessário fazer disso também um negócio e isso requer que adapte o seu projeto às necessidade do mercado.
Esta é a dura realidade para a qual os bons empreendedores estão preparados. O mercado está em constante mudança e, consequentemente, os projetos também. Os empreendedores de sucesso entendem esta visão e estão sempre abertos para receber dicas que lhes permitam otimizar ou adaptar os seus projetos de forma a dar resposta às exigências do mercado e do seu público-alvo.
4. Resiliência e determinação
Ou dito de outra forma, capacidade de superação e persistência. Um empreendedor é alguém que não desiste perante dificuldades. Nas sábias palavras de Winston Churchill, “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo” e para um empreendedor esta lógica deve estar bem presente, porque certamente vão encontrar obstáculos e vão falhar algumas vezes até, finalmente, serem capazes de encontrar o caminho certo.
O segredo passa por saber lidar com as dificuldades, aprender com os erros e seguir em frente.
5. Agilidade
Isto é, são engenhosos. Sabem como tirar o máximo partido dos recursos que dispõem. Numa fase inicial estes recursos serão limitados, mas um empreendedor de sucesso sabe como rentabilizá-los.
Que mais precisa?
Por esta altura, haverá quem diga que reunir as características acima não basta para ser empreendedor. E é verdade. Mas pelo menos já é “meio caminho andado”. O resto não será tão difícil de obter quanto possa pensar. Para os empreendedores que queiram desenvolver projetos inovadores o que não falta são apoios.
Já diz o ditado “quem não arrisca não petisca”. E então, tem o que é preciso para ser empreendedor?