Gerir uma empresa não é fácil, há sempre muito a fazer, e por mais esforço que haja, por vezes acaba por ser difícil virar toda a equipa para o mesmo lado, para que a empresa possa progredir. Existem, no entanto, fatores críticos de sucesso (FCS), que ajudam uma organização a definir o que é mais importante para poder chegar a cumprir a sua missão.
O que são?
Para que qualquer empresa tenha futuro, há certos elementos que não podem falhar. Estes são os fatores críticos de sucesso, e são determinados por vários fatores, que vão desde o mercado no qual a empresa se insere, até ao que a diferencia da competição. São fundamentais no planeamento estratégico, pois determinam quais os elementos cruciais para que a empresa venha a ter sucesso.
Os fatores críticos de sucesso variam de empresa para empresa e devem ser encontrados, em parte, através do estudo dos objetivos e da missão da empresa, pois vão tornar-se pontos de referência que mantêm a empresa focada numa única direção, ao invés de tentar melhorar em tudo e mais alguma coisa ao mesmo tempo.
Normalmente, para encontrar um destes fatores precisa apenas de se perguntar a si mesmo o porquê de escolherem o seu negócio em vez do da concorrência. A resposta, quando bem estudada e fundamentada, costuma ser um dos fatores críticos de sucesso que pode ser usado para cumprir a missão da empresa.
Exemplos de fatores críticos de sucesso
Possíveis exemplos destes fatores variam de acordo com o mercado e com a empresa. Em alguns casos, o acesso a determinados recursos pode ser crucial para o sucesso, enquanto noutros melhorar a qualidade da oferta pode vir a ser mais importante. São elementos que dependem da empresa, da sua missão, e do mercado em que se insere.
Na indústria tecnológica, por exemplo, um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa pode ser o alcance que tem com os seus produtos, ou o quão facilmente os seus utilizadores se conseguem adaptar às alterações nestes mesmos produtos.
Por outro lado, os fatores de sucesso de um centro de estudos teriam de incluir o sucesso dos seus alunos, o acesso a diferentes recursos e a satisfação dos pais. Se um centro de estudos não melhora o desempenho dos seus alunos, não vai durar muito.
Não basta definir estes fatores. É preciso também monitorizá-los de forma adequada para que a empresa possa saber qual o próximo passo a dar de modo a cumprir os seus objetivos e ser bem-sucedida.
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