Estabelecer objetivos é uma prática fundamental para chegar onde se quer estar ou ter o que se gostaria, tanto a nível pessoal como profissional. É aqui que entram os objetivos SMART.
No fundo, trata-se de uma metodologia que ensina os pontos importantes a ter em consideração para definir metas eficazes e alcançáveis.
O problema é que quando os objetivos são definidos de forma vaga ou pouco realista, existe desmotivação e muitas vezes não se alcança o que é desejado.
De seguida, vamos explorar o que são objetivos SMART, as razões pelas quais eles são importantes e exemplos práticos de como os aplicar.
O que são objetivos SMART?
O acrónimo SMART significa Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporalmente Definido).
Esta metodologia foi popularizada na década de 1980 por George T. Doran, através do artigo “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives”. Em português significa “há uma forma inteligente de escrever os objetivos e metas de gestão”.
- Específico: os objetivos devem ser claros e bem definidos, para evitar ambiguidades.
- Mensurável: deve ser possível quantificar o progresso em direção ao objetivo para avaliar a progressão.
- Alcançável: os objetivos devem ser desafiantes, mas realistas tendo em conta os recursos disponíveis.
- Relevante: os objetivos devem estar alinhados com os seus valores e objetivos de vida, contribuindo para o seu crescimento pessoal ou profissional.
- Temporalmente definido: é necessário definir um prazo ou uma data para atingir o objetivo.
A importância dos objetivos SMART
Os objetivos SMART oferecem uma estrutura clara para transformar sonhos em realidade. Aqui estão algumas razões pelas quais são tão importantes:
- Aumenta o foco: torna-se mais fácil compreender o que precisa de ser feito e a concentrar nas tarefas mais importantes.
- Aumenta a motivação: acompanhar e medir a evolução, aumenta a motivação para continuar a progredir.
- Aumenta a eficiência: o objetivo ser claro, potencia a procura por formas mais eficientes de chegar lá, ajustando estratégias quando necessário.
- Aumenta a autoconfiança: o sucesso na conquista de objetivos aumenta a autoconfiança e a autoestima.
Exemplos de objetivos SMART
Exemplo 1: Correr uma maratona dentro de 1 ano
- Específico: completar uma maratona (42 quilómetros).
- Mensurável: treinar regularmente e medir o número de quilómetros percorridos.
- Alcançável: seguir um plano de treino adequado.
- Relevante: melhorar a saúde e o bem-estar físico.
- Temporalmente definido: inscrever numa prova existente para fazer uma maratona até um ano.
Exemplo 2: Aumentar as vendas da empresa em 15% no próximo trimestre
- Específico: aumentar as vendas em 15% no próximo trimestre.
- Mensurável: acompanhar as vendas semanalmente e avaliar se está dentro dos parâmetros esperados.
- Alcançável: implementar estratégias de marketing e vendas adequadas.
- Relevante: contribuir para o crescimento e sustentabilidade da empresa.
- Temporalmente definido: aumentar as vendas em 15% até ao final do próximo trimestre.
Exemplo 3: Aprender a tocar guitarra em 6 meses
- Específico: dominar os acordes básicos e tocar 4 músicas.
- Mensurável: praticar diariamente durante 20 minutos.
- Alcançável: seguir um curso ou procurar a orientação de um professor.
- Relevante: desenvolver novas habilidades.
- Temporalmente definido: ser capaz de o fazer dentro de 6 meses.
E depois de criar os objetivos SMART?
Depois de criar os objetivos SMART é essencial ter em consideração 3 pontos:
- Delinear um plano de ação adequado: será muito mais fácil criar este plano com objetivos SMART, mas ainda assim é essencial listar todas as tarefas e recursos necessários.
- Fazer revisões regulares de avaliação dos objetivos: para perceber se se está a ir na direção certa e se há necessidade de fazer ajustes.
- É inevitável que existam imprevistos: é natural que surjam desafios no caminho, antecipar isso ajudar a conseguir fazer os ajustes necessários no momento certo.
Os objetivos SMART são uma ferramenta muito útil para facilitar a definição de metas e aumentar a probabilidade de concretização, seja a nível pessoal ou profissional.
Não hesite em começar a definir os seus próprios objetivos SMART hoje, porque daqui a uns meses, já não vai querer outra coisa!