Considera-se obstipação quando existe dificuldade em expulsar as fezes, isto é, em defecar ou evacuar. Tal dificuldade deve-se ao facto de as mesmas estarem duras ou secas. Para o ajudar a distinguir entre obstipação e obstipação crónica, podemos socorrer-nos de uma referência: considera-se obstipação crónica quando se evacua menos de três vezes por semana.
Se este problema e os sintomas associados se prolongarem, deverá consultar o seu médico, preferencialmente um gastroenterologista.
Obstipação crónica: causas e sintomas
Barriga inchada, dor e desconforto são alguns dos sintomas que caraterizam a obstipação crónica. As causas para a obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre, são várias, entre as quais:
- Má alimentação;
- Estilo de vida sedentário;
- Stress;
- Diabetes;
- Hipotiroidismo;
- Toma de analgésicos;
- Uso indevido de laxantes;
- Toma de antidepressivos;
- Doença do cólon irritável;
- Gravidez.
Se o problema persistir, deverá consultar o seu médico, uma vez que a obstipação pode dar origem a outros problemas de saúde como, por exemplo, hemorroidas, fissuras, incontinência, dor anal, etc.
Como aliviar a obstipação crónica
1. Hidratação
Uma das principais recomendações no combate à obstipação crónica é a hidratação. Neste sentido, é importante reforçar a hidratação, que pode ser conseguida bebendo água e também chás para a prisão de ventre, cujas plantas podem dar uma ajuda extra graças ao seu efeito laxante.
Por outro lado, ao beber água está também a regular o sistema digestivo, uma vez que a água é responsável pela dissolução de gorduras e fibras solúveis.
2. Mantenha uma rotina
Tente habituar o seu intestino a funcionar sempre à mesma hora. Um dos momentos mais indicados poderá ser a seguir ao pequeno-almoço, sendo que já nesta primeira refeição deverá ter alguns cuidados com a alimentação.
Ao fim de algum tempo, o seu sistema digestivo vai habituar-se e tornar-se menos preguiçoso. Por último, é importante sentir privacidade e obedecer ao estímulo da evacuação.
3. Fibras
Para casos de obstipação crónica é importante ter uma alimentação equilibrada e, como tal, há alimentos que deverá incluir da sua dieta, dadas as suas propriedades. A eficácia destes alimentos vai incidir na melhoria do trânsito intestinal, através do aumento do volume das fezes, especialmente quando associada à ingestão de água.
Alguns exemplos são nozes, sementes, leguminosas, farelo de trigo e grãos inteiros. Pode ainda complementar com outros frutos, como pêssego, ameixa, figos.
4. Faça exercício físico
O sedentarismo é uma das principais causas para a obstipação crónica. Nesse sentido, uma das soluções passa por fazer exercício físico. Isto porque a atividade física estimula os músculos do aparelho digestivo e ajuda a promover a libertação do ar extra que provoca o inchaço abdominal.
Também aqui pode escolher entre as várias modalidades, sendo que as mais adequados são pilates, caminhadas, natação, yoga e exercícios abdominais.
5. Não se automedique
Uma das tendências para contornar a obstipação crónica é a auto-medicação com laxantes. Contudo, esse é um erro que deve evitar, isto porque ao tomar esse tipo de medicação vai estar a “viciar” o seu organismo, tornando assim o seu intestino mais preguiçoso. A solução ideal passa por ir ao médico e deixar o mesmo avaliar qual o melhor tratamento para si.