Share the post "95, 98… O que são as octanas e como influenciam o automóvel?"
Colocar o combustível certo na viatura é meio caminho andado, como se diz na gíria, para obter uma boa performance do motor. Se alguns automóveis podem beneficiar de uma gasolina com índice de octanas superior (gasolina 98) – modelos com carácter desportivo – outros, a grande maioria, funcionam bem com nível inferior de octanas (gasolina 95).
A primeira pode ser considerada ainda gasolina premium e dispõe de aditivos melhoradores que potenciam a sua caraterística, e a saúde do motor, de uma forma geral. Já a segunda é um produto mais simples.
Para se perceber o que são as octanas (também conhecidas como índice de octano) vejamos a sua definição. As octanas referem-se à classificação de octanagem da gasolina, que é a medida da capacidade da gasolina de resistir à detonação ou batida devido à compressão dentro de um motor de combustão interna.
Quanto maior o número de octanas, menos propensa a gasolina é à detonação precoce, o que é importante para o funcionamento eficiente e seguro de motores de alto desempenho, como os que equipam carros desportivos.
Como saber a octanagem de um combustível
A classificação de octanagem é expressa em duas metodologias principais: a primeira é o Research Octane Number ou Número de Octanas Pesquisa (RON), onde se observa a resistência à detonação num motor que trabalha com compressão variável e rotação de motor de 600 rpm.
A segunda é denominada Motor Octane Number ou Número de Octanas Motor (MON) e faz a medição de ar-combustível pré-aquecido no cilindro de combustão, com ponto de ignição variável e rotação de motor de 900 rpm.
A octanagem da gasolina é frequentemente representada pela média destas duas classificações e é conhecida como octanagem média (RON+MON)/2.
Por exemplo, se a gasolina tiver uma classificação RON de 95 e uma classificação MON de 85, a octanagem média seria (95+85)/2 = 90.
Resumindo, quanto maior for a octanagem da gasolina, melhor esta resiste à detonação em motores de alta compressão, permitindo uma performance mais eficiente.
Neste âmbito, as diferenças das gasolinas 95 e 98 que utilizamos maioritariamente no dia-a-dia cingem-se à capacidade que ambas têm em resistir à detonação.
A primeira é adequada à maioria dos automóveis e motores de baixa compressão, sendo, igualmente, mais acessível no ato de compra. Não é a melhor escolha para motores de alto desempenho, pois a detonação inadequada pode causar danos ao motor.
A segunda – gasolina 98 – é recomendada para motores de alto desempenho, como desportivos ou viaturas de luxo, sendo também mais cara no ato de compra.
Lembrar que os utilizadores de automóveis no momento de abastecer as respetivas viaturas devem ter em atenção as indicações do fabricante que constam no manual do proprietário, onde está indicado o mínimo de octanas adequado ao veículo.
Por regra, os automóveis têm um sinal de aviso na tampa do depósito de combustível que alerta para o tipo de combustível recomendado.
Gasolinas 95 e 98: diferenças de desempenho
Em Portugal são comercializados, por várias marcas, diversos tipos de gasolina, que incluem a dita gasolina simples e aditivada, com os dois tipos de octanas conhecidos, 95 e 98. Vejamos:
- Gasolina sem chumbo 95, desenvolvida para responder às necessidades dos avançados motores a combustão.
- Gasolina aditivada, que é uma gasolina simples, mas a que foram adicionados aditivos com o objetivo de limpar o sistema de alimentação de combustível, bem como os cilindros, injetores e válvulas de admissão.
- Gasolina sem chumbo 98, com maior número de octanas, ajuda na prática a otimizar o rendimento dos motores, ao mesmo tempo que contribui para a redução das designadas emissões contaminantes. É adequada para os motores de alto desempenho.
No que respeita ao desempenho, os motores que usam gasolina 95 podem não funcionar tão bem com gasolina de octanagem mais elevada. Isto é, podem não aproveitar ao máximo os benefícios da gasolina de maior octanagem em termos de potência e eficiência.
Já os motores projetados para gasolina de alta octanagem oferecem um desempenho mais suave e eficiente com essa gasolina, produzindo mais potência e binário. Resumindo, a principal diferença na resposta do motor entre gasolina 95 e gasolina 98 está na capacidade de resistir à detonação.
Utilizar gasolina com um índice de octanagem adequado às especificações do motor é importante para garantir um desempenho ideal e evitar problemas.
O fantasma do preço da gasolina
Nos últimos anos, em Portugal, as segundas-feiras são assombradas pelo “fantasma” do preço da gasolina. Os cidadãos estão sempre em suspenso. Nunca se sabe o que vai acontecer: o preço sobe ou desce! E, neste contexto junta-se, igualmente, a incerteza dos preços do diesel e GPL.
O que contribui para o aumento ou descida do preço da gasolina, neste caso específico, é um conjunto de fatores muito diversos:
- A procura do mercado;
- Os custos de produção;
- A elevada carga de impostos;
- A competição no mercado, concorrência;
- A disponibilidade de matéria-prima.
Esses fatores podem variar de região para região, dentro de um país, e ao longo do tempo, condicionando o preço da gasolina 95 e gasolina 98 (esta, por norma, mais cara, devido à qualidade dos componentes que são usados na sua composição).