O óleo dos travões é uma mistura química que não contém substâncias minerais ou derivados petrolíferos. Este líquido para os travões é bastante higroscópico (propriedade que certos materiais têm de absorver água), e, como tal, absorve humidade em contacto com o meio ambiente.
Apesar de existirem componentes no sistema de travagem que tentam impedir a humidade de chegar ao óleo dos travões, as moléculas de água são atraídas para este líquido. O que não é seguro para o sistema de travagem do carro, pois quanto mais água tiver o óleo dos travões mais degradado fica este líquido. Caso o óleo dos travões esteja degradado pode criar vapor de água no sistema de travagem e perder a força de travagem, levando ao risco de acidente.
Como tal, para melhorar o desempenho da travagem do veículo, a maior parte dos fabricantes de automóveis sugere que se mude o óleo dos travões de tempos em tempos para garantir a segurança do condutor e ocupantes. Se for preciso, mude também as pastilhas dos travões.
Quando mudar o óleo dos travões?
De acordo com a recomendação dos fabricantes o óleo dos travões deve mudar-se de dois em dois anos. No entanto, se os travões tiverem uma utilização abusiva ou estiverem degradados devido a fatores como a humidade, deve-se antecipar a mudança do óleo dos travões.
Neste sentido, é importante conferir as condições do óleo dos travões com regularidade. Se reparar que este está queimado – irá apresentar uma cor escura – é melhor dirigir-se a uma oficina e mudar o óleo. Algumas oficinas podem fazer um teste ao óleo de travões para determinar em que condições está este líquido.
Como se deve mudar o óleo dos travões
A operação para mudar o óleo de travões é relativamente simples. No depósito do óleo dos travões deve colocar-se o mesmo tipo de óleo já existente. Normalmente, o tipo de óleo é indicado na tampa do depósito do óleo dos travões ou no manual do veículo.
Para começar deve remover as rodas do veículo e limpar a tampa e o depósito do óleo dos travões. Retire esta tampa e se possível o óleo que ainda está lá dentro. Para o fazer pode utilizar um equipamento de aspiração. Depois de retirado o óleo antigo, deve adicionar-se devagar o novo óleo até encher o depósito ao nível máximo.
Tenha cuidado ao encher o depósito do óleo dos travões pois se este líquido cai para a pintura do carro vai deixar manchas. Por fim, deve testar os travões até conseguir ver o óleo limpo a sair pelos parafusos. Se preferir dirija-se a uma oficina e peça para lhe mudarem o óleo dos travões. Esta operação custa em média perto de 30€.
Veja também: