Quem tem, constantemente, a sensação de olhos secos pode estar a viver um caso de doença crónica. Não sabia? Sim, este sintoma, quando frequente, é considerado parte de uma patologia.
O problema é caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou pela anomalia em alguns de seus componentes, ou seja, quando é observada a pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio, que acontece no filme lacrimal e na superfície ocular, pode gerar áreas secas sobre a conjuntiva e a córnea, o que facilita o aparecimento de lesões.
Para evitar as complicações associadas à doença, reduzindo assim os incómodos, fique atento a este artigo. Vamos explicar por que a patologia acontece, como identificar os sinais – e ainda dar dicas importantes para combater os sintomas associados.
Quais as causas para a sensação de olhos secos?
A sensação de olhos secos pode acontecer nas seguinte situações:
- Exposição a determinadas condições do meio ambiente;
- Trauma ocular;
- Reacção a medicamentos;
- Idade avançada;
- Uso de lentes de contato;
- Menopausa;
- Conjuntivite;
- Após uma cirurgia refrativa;
- Diabetes;
- Uso de determinadas drogas;
- Doenças que causem infiltração ou inflamação da glândula lacrimal.
Quais os sintomas mais comuns da secura ocular?
- Ardor;
- Calor;
- Irritação;
- Sensação de areia e corpos estranhos nos olhos;
- Fotofobia;
- Dificuldade em permanecer em locais com ar condicionado;
- Dificuldade em se manter frente ao monitor do computador por muito tempo.
Medidas para combater os sintomas dos olhos secos
- Mantenha-se sempre muito bem hidratado, bebendo muita água todos os dias.
- Se trabalhar com computador, lembre-se de fazer intervalos frequentes e pestanejar o mais regularmente possível.
- Se possível, diminua o ar condicionado ou o aquecimento central, para evitar que os olhos sequem.
- Tente manter o local de trabalho ventilado. Se for difícil, mantenha um copo de água por perto – isto vai aumentar a humidade no local.
- Tente colocar compressas quentes nos olhos, para auxiliar o estímulo dos ductos lacrimais e, assim, produzir mais lágrimas.
Produtos que pode utilizar
Para o tratamento dos olhos secos, pode utilizar lubrificantes oculares e lágrimas artificiais, como por exemplo:
- Optrex ActiMist Spray Ocular para Olhos Secos + irritados – Pulverize diretamente sobre as pálpebras fechadas para aliviar eficazmente a irritação causada pelos olhos secos. Adequado para o uso com lentes de contacto. O valor ronda os 15,50 euros.
- Optrex Colírio Hidratante Olhos Secos – hidrata e refresca instantaneamente os olhos secos e proporciona um alívio prolongado. Adequado para o uso com lentes de contacto. O valor ronda os 9 euros.
- Vidisic gel – forma uma película protetora com poder adesivo duradouro que mantém a córnea e a conjuntiva húmida durante um certo período de tempo. O valor ronda os 10 euros.
- Hylo comod – possui um sistema inovador que garante uma gota homogénea, sem contaminação externa e livre de fosfatos. Pode ser utilizado com lentes de contacto. O valor ronda os 17 euros.
Veja também: