A competitividade do mercado está cada vez mais em alta, tal como a ambição e recetividade dos profissionais para aceitar novos desafios. Se é importante atrair o candidato ideal, é também importante saber reter os colaboradores. E é aqui que uma boa estratégia de onboarding pode dar uma ajuda.
É cada vez maior a relevância da mobilidade profissional no mercado de trabalho, levando as empresas a encontrar novas formas para reter colaboradores. Integrar os profissionais desde o primeiro dia na empresa e ajudá-los a desenvolver um sentimento de pertença, é a estratégia a seguir.
Felizmente, há formas de agilizar esse processo, pensadas para encurtar o tempo de adaptação de novos colaboradores.
Uma boa estratégia de onboarding constitui uma ferramenta poderosa de recursos humanos que contribui para fatores como a motivação, integração e a retenção de colaboradores.
Continue a ler e conheça algumas medidas de sucesso para empresas e profissionais.
ONBOARDING: o que é, IMPORTÂNCIA E ESTRATÉGIAS
O que é o onboarding?
Esta palavra inglesa significa, em português, embarcar. O termo surgiu nos anos 70 e refere-se ao processo de receber, integrar e promover a socialização dos novos colaboradores nas empresas.
Ou seja, receber a bordo de acordo com um conjunto de procedimentos que visa adaptar e capacitar os profissionais recém-chegados na cultura organizacional.
A importância do acolhimento na atração e retenção de talentos
Um plano de onboarding inclui processos que têm como objetivo diminuir o tempo que um novo colaborador precisa para atingir em pleno o seu potencial dentro de uma empresa.
E isto vai muito para além da simples orientação, este plano de acolhimento deve garantir que os trabalhadores se familiarizem com os objetivos da empresa e reduzir o turnover.
Turnover é o termo que designa a rotatividade de pessoal numa empresa. Um processo de onboarding adequado vai diminuir o turnover e contribuir para uma maior produtividade dos colaboradores, ou seja, se o profissional sente que faz parte da organização, o vínculo profissional será fortalecido, evitando que este profissional saia da empresa.
É ainda importante salientar que a satisfação dos colaboradores contrinui também para a atratividade da empresa, trabalhadores satisfeitos vão contribuir para a boa reputação da empresa e atrair mais talento.
Durante o processo de recrutamento, a apresentação da empresa e a sua cultura vai atrair candidatos que se identificam com organização e afastar aqueles que não se identificam.
É importante dar aos candidatos toda a informação sobre a cultura da empresa, o seus valores e missão e, perante o candidato ideal, é fundamental que sejam de integração os dias que seguem à contratação.
Estratégias para um onboarding bem sucedido
Este processo que deve ser pensado e estruturado de acordo com as especificidades da empresa e, também de acordo com a função que o colaborador vai desempenhar.
É, por isso, importante que exista um programa que combine as componentes social e técnica, incluindo tópicos relacionados com o papel do colaborador na função, apresentação à equipa e aos espaços de trabalho ou um plano de formação inicial.
São várias as estruturas de programas que podem ser desenvolvidas e que vão contribuir para uma integração positiva do novo profissional na empresa.
Componente técnica ou legal
Não dá para saltar a burocracia de caráter legal e obrigatório que vai desde a documentação contratual ao manual de acolhimento. Para evitar tanta informação num só dia, as empresas podem enviar com antecedência alguma informação por e-mail.
Outra estratégia passa por criar uma checklist para garantir que todas as ferramentas que o colaborador vai necessitar vão estar disponíveis, desde a cadeira ao computador, dados de acesso e conta de e-mail.
As novas tecnologias devem ser usadas para ajudar neste processo, os formulários digitais para a burocracia, apresentações da empresa pode ser disponibilizada em vídeo e a formação também pode ser ministrada recorrendo às plataformas digitais.
Não esquecer de avisar a equipa de trabalho que irá receber um novo elemento.
Componente social ou cultural
Esta componente, por não ser obrigatória, é muitas vezes esquecida. Este esquecimento é um erro crasso porque, no primeiro dia é importante que tudo seja feito para que o colaborador se sinta bem vindo e integrado.
Organizar uma apresentação mais informal do novo colaborador à equipa de trabalho como, por exemplo, um almoço de boas-vindas.
Organizar e definir os diferentes momentos para o acompanhamento por parte da chefia direta ajuda na integração inicial .
Há também empresas que utilizam sistemas de “apadrinhamento” em que é definido um colega mais antigo para ajudar na sua integração e formação inicial, podendo, assim, o novo colaborador ter com quem falar quando as coisas correm menos bem.
Por fim, importa referir que este processo não termina com a integração dos novos profissionais, pois estes é um processo contínuo que deve acompanhar os colaboradores ao longo da sua carreira.