Se vai ter uma entrevista de trabalho em breve, saiba que lhe uma das questões que lhe será colocada pode ser “Onde se vê daqui a 5 anos?” e não pode gaguejar quando isto acontecer. De facto, se confrontado com esta pergunta, saberia o que responder?
Na verdade, a resposta pode não ser fácil de encontrar, mas saiba que esta terá um peso no sucesso ou fracasso da sua entrevista. Por isso, não seja apanhado desprevenido e prepare-se para esta eventual questão.
“Onde se vê daqui a 5 anos?”: como responder?
Na verdade, esta pergunta tem um propósito muito concreto, que será conhecer os seus objetivos profissionais a médio-longo prazo. Ou seja, se pretende fazer carreira na empresa em questão, quais as suas ambições e qual o seu perfil de candidato.
Claro que a resposta por si só não é vinculativa, mas é importante para que o seu potencial patrão saiba se está realmente interessado neste lugar e se a vaga em causa se enquadra nos seus objetivos.
O que mais pretendem saber?
Para além de indagarem se a vaga se encaixa nos seus objetivos profissionais, os recrutadores poderão ter mais em mente. Segundo o Careerealism, deve, antes de mais, ter em mente que os entrevistadores obviamente têm noção de que não consegue de facto prever o que vai acontecer. Contudo, pretendem entender de que forma esta oportunidade de emprego encaixa nas suas ambições a médio-longo prazo ou se tem outros planos já em mente.
1. Saber se pensou não nesta questão
Isto significa que para os recrutadores é importante saber se possui ou não um plano para o seu futuro profissional, a médio-longo prazo. Assim, mostre-se preparado, com um rumo pensado, mas também flexível, ou seja, passe a imagem de que está preparado para reajustar os seus planos perante eventuais alterações que se operem no seu percurso.
2. Indagar se quer estabelecer um compromisso com a empresa nesse prazo
Quando uma empresa pretende recrutar alguém, está à procura de um ativo em que pode seguramente investir, não só em termos financeiros, mas também no que diz respeito à formação. Tendo isto em consideração, nenhuma empresa irá perder o seu tempo a contratar alguém que revela que pretende sair de lá em pouco tempo.
O que deve responder?
Acima de tudo, seja sempre verdadeiro e honesto e não se engasgue. A pergunta “Onde se vê daqui a 5 anos?” é perfeitamente habitual. Revele o rumo pensa querer dar à sua carreira.
Ainda que não saiba ao certo o que pretende, mostre que tem verdadeiro interesse na posição a que se está a candidatar e nas oportunidades que possam advir da mesma, em termos de experiência, de aprendizagem e de aquisição de novas e importantes competências. Deixe claro que está muito interessado em ocupar a vaga e que, se for aceite, dará sempre o seu melhor.
Outra dica importante é que, caso tenha mais de 50 anos não deverá mencionar planos para a reforma. Na verdade, ninguém o irá contratar se constatarem que está ansioso por se reformar! Diga antes que pretende ainda continuar a trabalhar, progredir e desenvolver outras competências.
Outras questões que podem surgir
A questão “Onde se vê daqui a 5 anos?” é apenas uma das perguntas que poderão ser colocadas, pois outras irão potencialmente surgir quando estiver a ser entrevistado, como “Pode falar um pouco sobre si?” ou “Quais os seus defeitos e qualidades?”. Prepare-se antes e faça boa figura no seu próximo encontro com um recrutador.