É absolutamente normal e frequente que este tipo de questões do foro linguístico tenha lugar entre os falantes da língua portuguesa. Neste contexto, poderá surgir a dúvida referente ao uso das expressões online ou on-line.
Qual destas expressões será, na verdade, a mais correta, na norma portuguesa europeia? Se deseja conhecer mais sobre este tema, para uma performance linguística mais correta, esteja bem atento à informação que lhe apresentamos de seguida.
Online ou on-line, na norma portuguesa europeia?
Com o desenvolvimento da tecnologia e a chegada da internet, novas palavras entraram no Português, para designar novas realidades ligadas ao mundo da informática e ao seu uso no quotidiano.
De facto, à medida que as realidades tecnológicas surgem, a língua está permanentemente a ser atualizada, recebendo no seu seio novas palavras de origem estrangeira, que depois mantêm regular presença no discurso quotidiano das pessoas.
Então, qual expressão usar: online ou on-line?

Existe uma forma preferencial?
Com hífen ou sem hífen, estas expressões são sempre estrangeirismos, uma vez que existe uma forma portuguesa equivalente: em linha. O significado é o mesmo: usa-se como referência a alguém ou a algo ligado à internet ou a uma rede, assim como tudo que é realizado via net.
Desta forma, usar online ou on-line torna-se indiferente e ambos os usos aceitáveis na norma portuguesa europeia, sendo sinónimos de conectado, em linha, em rede, disponível, em conexão, entre outros possíveis.
Online e on-line são formas que se encontram registadas em dicionários de língua inglesa, o que permite sempre que se opte por uma delas. Na verdade, existem vários outros vocábulos no inglês em que se verifica a coexistência de formas com e sem hífen. É o caso de e-mail ou email, back-up ou backup. Portanto a dúvida que se prende com usar online ou on-line pode estender-se a outras palavras.
Assim, ambos os exemplos abaixo estão corretos:
- estes produtos já se encontram disponíveis online;
- estes produtos já se encontram disponíveis on-line.
No dicionário
No dicionário online Priberam, a palavra surge a referência de que ambas as formas podem ser usadas:
“on-line |òneláine|
(palavra inglesa, de on, em + line, linha)
adjetivo de dois géneros e de dois números
1. [Tecnologia] Que tem ligação direta ou remota a um computador ou a uma rede de computadores, como a Internet. = EM LINHA
advérbio
2. [Tecnologia] Com ligação direta ou remota a um computador ou a uma rede de computadores, como a Internet. = EM LINHA
Nota: também se escreve sem hífen: online.”
Em suma, o que pode concluir acerca deste tema?
Pode, desta forma, verificar que, se optar por não utilizar a expressão “em linha”, poderá, então, escolher utilizar uma destas expressões, usando online ou on-line.
O que é relevante é que, ao longo de um texto que esteja a redigir, seja coerente, optando sempre pela mesma versão da palavra. Ou seja, se usa uma vez “online”, deve continuar a usar desta forma ao longo do resto do texto. Por sua vez, se começar a usar “on-line”, deverá, então, manter essa mesma forma no restante discurso escrito.
Veja também:
- Assério ou a sério? Aprenda a distinguir
- Porque ou por que: quando usar
- Acordo Ortográfico: 5 alterações que tem obrigação de conhecer
- Tudo sobre o programa PPT – Português para Todos
- A utilidade de um prontuário ortográfico
- 5 erros gramaticais frequentes na língua portuguesa
- 7 dicas para escrever em português correto