A OpenAI, startup de inteligência artificial, adquiriu o domínio Chat.com, naquilo que se acredita ser o maior negócio de sempre no que concerne à compra de um enedereço na internet.
O domínio, que foi registado em setembro de 1996, agora redireciona para o chatbot da OpenAI, o ChatGPT, que é alimentado por inteligência artificial.
Anteriormente, foi reportado que o Chat.com foi adquirido em 2023 pelo cofundador e CTO da HubSpot, Dharmesh Shah, por 15,5 milhões de dólares, classificando-o entre as duas maiores vendas de domínios já divulgadas publicamente.
Shah revelou, numa publicação na rede X, que vendeu o Chat.com a um comprador não identificado, que agora foi confirmado como sendo a OpenAI, insinuando que a transação envolveu ações da OpenAI. Mas também se fala que a transação envolveu uma outra verba, a rondar os 20 milhões de dólares.
Os registos do domínio sugerem que não mudou de proprietário desde a venda do ano passado, indicando que a OpenAI não está a utilizar o Chat.com para hospedar o ChatGPT. Isto sugere que a aquisição não representa uma mudança da marca, mas sim uma compra estratégica.
OpenAI: pesquisa web no ChatGPT
Em desenvolvimentos recentes, a OpenAI integrou capacidades de pesquisa web no ChatGPT, desafiando os motores de busca tradicionais, como o Google e o Bing da Microsoft.
A atualização permite que os assinantes do ChatGPT Plus e da versão Equipe tenham acesso a informações atualizadas diretamente através da interface do chat.
Adicionalmente, a empresa estabeleceu uma colaboração com a Broadcom e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company para desenvolver o seu primeiro chip personalizado de IA.
Financiamento milionário
Em outubro de 2024, a OpenAI garantiu 6,6 mil milhões de dólares na sua última ronda de financiamento, elevando a avaliação da empresa para um valor estimado de 157 mil milhões de dólares.
Esta ronda de financiamento contou com contribuições de investidores poderosos, como a Thrive Capital e a Khosla Ventures, além do principal parceiro corporativo, a Microsoft, e do novo investidor Nvidia, a grande empresa atual na área dos chips.