Não deve haver momento no ano pelo qual o trabalhador mais espere do que aquele em que entra, finalmente, de férias. Com os 22 dias úteis de férias disponíveis por ano segundo a lei do trabalhador por conta de outrém, há que saber gerir muito bem estes preciosos dias que podem ser utilizados das mais diversas formas e, para isso, é preponderante estimular e respeitar o orçamento para férias.
Mudar de rotina, esquecer o dia-a-dia, conhecer novos lugares, estar com amigos e com a família, entre tantas outras coisas que estão, normalmente, associadas ao prazer e bem-estar. É por isso que anseia, verdade? Então, para que corra decorra de forma descansada, saiba como estipular um orçamento para férias.
Mesmo que o pior da crise já tenha passado e todos os índices revelem um maior poder de compra para os portugueses, bem como o aumento do salário mínimo e reposições dos cortes salariais, mais vale mesmo não facilitar e preparar da melhor forma o orçamento para férias, tendo em conta os truques que iremos partilhar consigo.
7 dicas para poupar no orçamento para férias
Conheça alguns dos truques que o ajudam a passar um bom tempo fora sem que deixe a sua carteira em baixo de forma.
1. Estipule o orçamento
Quando pensar em ir de férias, antes de fazer qualquer plano, a primeira coisa que deve considerar é um valor máximo que pode gastar. Mediante o orçamento que definir, é mais fácil perceber até que ponto pode ir, que sítios escolher, etc. Não serve de muito estar a sonhar com destinos que, à partida, o seu orçamento não permita.
2. Não se esqueça dos custos de alimentação
Muitas vezes, quando decidimos viajar, consideramos sempre em orçamento o valor das viagens e o da estadia, mas nem sempre contemplamos os valores das refeições. Quando estiver a planear o seu orçamento para férias, estipule um valor médio diário que acha que irá gastar em alimentação. Se tiver um tecto estabelecido, é mais fácil gerir os dias sem exceder muito o planeado.
Além disso, se vai viajar para um destino mais tranquilo, de praia, por exemplo, poderá poupar dinheiro levando a sua própria comida. Prepare algumas sanduíches, junte alguma fruta fresca, uns snacks, bebidas, gelo e além de economizar, comerá de forma mais saudável.
3. Opte por ficar num apartamento
Está cada vez mais na moda viajar optando pelo alojamento em apartamentos ou AirBnb ao invés de hotéis. Sempre que tiver oportunidade de ficar num apartamento, não hesite, porque tem inúmeras vantagens associadas. Para além de ficar mais barato caso sejam duas ou mais pessoas, possibilita-lhe também poder cozinhar, o que torna os custos da viagem bem menos elevados do que se optasse por fazer todas as refeições em restaurantes.
4. Não se negue a uns extras
Quando se parte para férias, nunca se sabe como é que as coisas vão correr ou o que será necessário extra orçamento. Ao planear o seu orçamento para férias, contemple sempre uma margem para tudo o que possa acontecer de inesperado. Nunca saia de casa com o dinheiro completamente à conta.
5. Faça uma conta poupança para as férias
Se está à espera de receber o reembolso do IRS ou o subsídio de férias para pensar neste tema, então, sugerimos que comece a poupar algum dinheiro todos os meses. Imaginando que consegue guardar 25€ para as férias, ao final de um ano já terá amealhado 300€. Se conseguir juntar mais, tanto melhor e, para isso, aqui ficam mais dicas para aprender a poupar todos os meses.
6. Escolha bem as datas
Se vai viajar em época baixa, melhor, já que é mesmo no verão que os preços costumam disparar. Aproveite as estações do inverno e/ou da primavera para as suas viagens, mesmo para destinos de sol e praia. Opções não faltam!
7. Reserve com antecedência ou aproveite ofertas de última hora
Quanto mais cedo adquirir o seu bilhete, mais económico será. Contudo, por vezes, as companhias de transporte aéreo realizam promoções de última hora, a preços muito convidativos e mesmo imbatíveis. E esta estratégia de marketing começa também a ser utilizada pelas cadeias hoteleiras. Descubra também outras dicas bastante úteis quando o assunto é viajar bem e barato.
Estipular e respeitar o orçamento para férias é a solução ideal para melhor desfrutar deste período. Siga as nossas dicas e verá como poderá desfrutar de umas férias em família bem mais descansadas.
Veja também: