Agora está tudo arrumado, mas daqui a cinco minutos pode parecer que um tornado tomou passou por sua casa. É este o sentimento de quem tem crianças por casa e não consegue estar sempre a organizar brinquedos.
O problema não é só a questão da organização ou desarrumação: uma casa com brinquedos espalhados pode ser uma verdadeira armadilha para os acidentes domésticos. Por isso, é importante encontrar técnicas que possam ser implementadas rapidamente, assim como incentivar os mais novos a adquirir essas mesmas táticas.
6 Dicas para organizar brinquedos
Destralhar
Esta é uma regra que pode aplicar a todas as áreas da sua casa: destralhar a cozinha, quartos, artigos de decoração, tudo. Quantas vezes não vamos simplesmente acumulando mil e uma coisas, por vezes, sem grande sentido e apenas porque sim? Está na altura de quebrar com esse padrão e pode começar pelos brinquedos.
Faça uma seleção daquilo que o seu filho realmente gosta e usa e guarde. Depois, veja os que sobram e ainda estão em boas condições para serem doados e inclua sempre a criança neste processo, para que elas aprendam a dar mais valor ao que têm e se habituem a serem generosos.
Separar os brinquedos
Separe sempre os brinquedos por categorias e destine locais para cada uma dessas secções: legos para um lado, bonecas para outro, jogos para um lado, carrinhos para outro e assim sucessivamente.
Usar etiquetas
Se usa caixas para organizar brinquedos, então, no seguimento do conselho anterior, opte por identificar cada uma das caixas, para que nunca se engane na hora de guardar e, claro, para que o seu filho também se habitue ao local certo para os brinquedos.
Se a criança ainda não souber ler, pode sempre tirar uma fotografia aos brinquedos, imprimir e colar na respetiva caixa.
Brinquedos debaixo da cama
Quer seja uma cama sommier, com gavetas, ou uma cama normal, com espaço livre, aproveite-o para servir de armazenamento para as caixas de brinquedos.
Criar o hábito da organização nas crianças
Ninguém nasce ensinado, pelo que deve ter muita paciência para com as crianças na hora de aprenderem a organizar brinquedos. É um comportamento que chegará ao resultado pretendido pelo esquema de tentativa-erro.
E mesmo achando que as coisas devem ser feitas de determinada maneira, nunca se esqueça de que cada pessoa tem os seus próprios mecanismos e, assim sendo, tente adaptar-se à forma como o seu filho tende a olhar para a organização.
Impor não é, de todo, a melhor maneira de incutir hábitos de responsabilidade numa criança.
Estabelecer regras e rotinas
Definir regras e rotinas em casa para todos os membros é uma tarefa bastante importante para que as crianças fiquem, desde cedo, familiarizadas com determinados hábitos, nomeadamente organizar brinquedos. Afinal, as crianças tendem a fazer o que observam, pelo que deve ser sempre um bom exemplo.
Um bom exemplo disso mesmo é arrumar os brinquedos depois de brincar, sempre.
Soluções práticas para organizar brinquedos
São várias as soluções que encontra à venda para organizar os brinquedos ou soluções que pode perfeitamente adaptar para esse efeito.
Caixas transparentes
As vulgares caixas transparentes são sempre úteis em casa. Seja para arrumar a roupa de inverno em época de verão, ou vice-versa, seja para guardar o calçado que não usa e também, claro, para organizar brinquedos.
Existem em diversos tamanhos e cores, pelo que pode escolher o que mais se adequa ao objetivo.