Uma pesquisa rápida pelos anúncios de emprego e facilmente perceberá que um dos requisitos mais procurados é a orientação para os resultados. Seja nas descrições de perfil ou mesmo nas entrevistas não faltará esse critério procurado por todos os empregadores num colaborador: ser orientado para os resultados. Mas afinal o que é isso da orientação dos resultados e o que precisa para se tornar um?
O que tem um profissional orientado para os resultados que os outros não têm?
Atualmente, e dado o elevado número de profissionais qualificados (com graus académicos superiores) e com formação mais técnica, as empresas buscam mais do que proatividade ou competências técnicas. O foco está (em grande parte) na capacidade de obter resultados que os profissionais revelam.
De facto, nos últimos anos é percetível uma clara influência do contexto económico-social no mercado laboral e uma das mais claras tendências tem a ver com o enfoque nos resultados. Os recrutadores tendem – cada vez mais – a recrutar profissionais capazes de provar o seu valor com base em métricas, resultados quantificáveis ou no retorno financeiro que conseguem para a empresa, por exemplo.
A verdade é que esta tendência está instalada no mercado de trabalho e veio para ficar. Por isso é importante que os profissionais a entendam, que a encarem com seriedade e que trabalhem para dar resposta a esta característica.
O que precisa para se tornar um profissional orientado para os resultados?
Sim, pode trabalhar para se tornar um profissional orientado para os resultados. Estas dicas podem ajudá-lo.
1. Trabalhe em projetos que lhe permitam medir e quantificar os seus resultados
A melhor forma de começar a entender esta tendência é perceber como ela funciona e nada melhor do que trabalhar em projetos que lhe possibilitem quantificar os resultados obtidos. É certo que nem sempre pode escolher os projetos em que trabalha, mas tendo essa possibilidade, não a perca. Envolva-se em projetos onde possa, por exemplo, medir o retorno financeiro que o produto que criou gerou, os resultados obtidos nas vendas de um produto/serviço, etc.
2. Encontre novas maneiras de medir os resultados
Ainda que os seus projetos ou o seu trabalho não lhe permita medir em termos exatos os resultados obtidos, pode sempre tentar encontrar formas de avaliar a sua performance. Esta capacidade de avaliar-se a si próprio e de medir os seus próprios resultados vai colocá-lo no bom caminho. A título exemplificativo, se trabalha na área de marketing pode avaliar/quantificar o tempo médio que demora a responder aos pedidos que lhe chegam ou as visualizações que o serviço/produto/campanha que elaborou têm, por exemplo; se trabalha com redes sociais pode analisar o número de seguidores, visualizações de conteúdos ou partilhas, por exemplo. Como vê, formas de medir os seus resultados há sempre. E mais, ao fazê-lo ajuda não só a empresa, mas também a si próprio.
3. Altere o seu estilo de trabalho
Se quer ser um profissional orientado para os resultados, tem que – antes de mais – de se tornar eficiente em termos de trabalho. Melhore o seu desempenho e, consequentemente, a sua produtividade e a sua capacidade de medir os resultados (e de trabalhar para eles). Uma dica simples: sempre que terminar um projeto, tire algum tempo para analisar o que fez, como o fez e o que pode melhorar futuramente. Assim, numa próxima oportunidade pode, não só melhorar o seu relacionamento com os seus contatos, mas também tornar-se mais produtivo, mais rápido e fazer o seu trabalho com alto nível de qualidade.
Desengane-se se pensa que tornar-se orientado para os resultados é apenas dar resposta a uma tendência de mercado, porque é muito mais do que isso. Além de preencher os requisitos dos recrutadores ainda fica mais perto da promoção que tanto ambiciona e, no bom caminho, para o sucesso.
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