O País Basco, região autónoma espanhola, é um legado vivo de história e cultura, marcada pela luta pela independência, mas é também um espírito excêntrico cheio de bons restaurantes, de boa comida, de gente que sabe fazer a festa e de paisagens únicas numa mescla entre o passado e a modernidade.
Conhecer o País Basco, deve ter como ponto de partida Bilbau. Esta cidade é a dualidade entre o passado e futuro em cada esquina. Antigo entreposto comercial, Bilbau era uma cidade portuária cinzenta e sem graça, hoje é uma cidade renovada e cheia de vida, que merece uma visita demorada.
Comece por conhecer o Museu Guggenheim, projeto do arquiteto Frank Gehry. É um marco da arquitectura moderna, um desenho futurista, que visto do rio lembra um grande navio, reportando para o passado da cidade. Várias obras de artistas do século XX, desde Jorge Oteiza a Richard Serra recheiam o interior do museu.
Depois siga, à beira rio, até ao centro histórico da cidade, num verdadeiro regresso ao passado. Calçadas gastas e edifícios antigos, todos renovados compõem o Casco Viejo de Bilbau, a par com murais enormes de arte urbana que tornam a cidade colorida e lhe dão uma dinâmica especial e jovem.
É precisamente, no coração da cidade que começa o banquete. Pare e demore-se em todos os bares que ofereçam os famosos pintxos (uma bebida e uma tapa) e as tapas de todas as formas e feitios, desde tortilhas, a pratinhos com polvo ou anchovas, morcela com pimentos, tudo em cima da mesa, acompanhado com pão e a preços bem convidativos.
Prove tudo que não se vai arrepender. O Bar Nashville, especialista em tortilhas de batata, o El Mugi, onde pode acompanhar os pintxos com um belo copo de vinho diretamente da garrafeira do espaço, são apostas certas. Outra boa sugestão para o amantes de queijo é o Gaztandegi Bilbau, especialista em pintxus com queijo. Ainda em Bilbau, pode desfrutar das praias de areia escura e aproveitar a passagem pelo litoral para conhecer a Bodega dos Basarte e os seus vinhos.
País Basco: San Sebastian, cidade da gastronomia estrelar
A pouco mais de 1 hora está San Sebastian, a cidade basca conhecida pelos restaurantes de luxo, pelo fine dining e pelas estrelas Michelin.
Visitar San Sebastian é sinónimo de passeios pelo centro histórico e paragens obrigatórias nos bares para degustar os pintxos. É subir ao Monte Urgull e admirar as vistas, é andar de funicular até ao monte Igeldo e apanhar um solinho na praia de La Concha. Mas visitar San Sebastian é acima de tudo comer, e comer bem.
Mesmo que a estadia na cidade seja curta, visite o bar Zeruko, onde os olhos também comem, e não deixe de experimentar o Borda Berri, um verdadeiro ‘templo gastronómico’.
Se puder, não deixe de ter uma experiência única, onde a comida é elevada ao paraíso, numa mesa com estrela Michelin, em San Sebastian as opções são muitas, como o Mugaritz ou o Arzak.
Outras paragens: Guernica e Rioja
Guernica foi completamente destruída, num bombardeamento das tropas alemãs e italianas, em 1937, e imortalizada na tela por Picasso, com uma obra homónima. Portanto visitar esta cidade basca é percorrer um caminho até ao passado.
Merece visita o Museo da Paz e Museo de Euskal Herria, que conta a história e cultura do país basco, e um passeio pelo Mercado de Guernica é recomendado a par da prova de alguns produtos locais.
Para quem encarar uma viagem ao país basco como uma viagem também gastronómica, deve visitar a região vinícola de Rioja.
Pode dar uma volta de balão sobre as vinhas e desfrutar de várias provas de vinho e visitas a diferentes adegas e quintas, como Finca de los Arandinos, Marquès de Riscal, Ysios e Darien.
Sendo paragem obrigatória a Adega Ysios, com um edifício de arquitectura modernista, aos pés da Serra Cantábria, dá um enquadramento único às longas vinhas da Ysios.
Apesar de pequeno o País Basco dá cartas no panorama gastronómico e vinícola mundial, mas é também sinónimo de história viva que merece sem dúvida uma visita, com amigos ou em família.
Como ir?
Há voos a sair de Lisboa e Porto com destino a Bilbao a partir de 70€ por pessoa. Do Porto pode seguir de autocarro por cerca de 80€ por pessoa. Também há a possibilidade de ir de comboio em direção a San Sebastian.
Onde ficar?
Em Bilbao opte por ficar no centro histórico, tem imensas opções que vão desde hotéis a airbnb. Em San Sebastian os preços podem ser elevados, por isso pesquise com tempo. Uma boa opção pode ser o Koisi Hostel, é central e acessível.
Onde comer?
Encontrar bons sítios para comer no País não será certamente difícil.Siga as dicas que fomos dando ao longo do artigo e procure junto dos locais por sugestões, não sairá mal servido de certeza.