Não é fácil manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar. Os deveres e cuidados com os filhos e as obrigações profissionais podem atrapalhar qualquer organização. Para os pais que trabalham em casa, esta situação pode ser ainda mais complicada. Se este é o seu caso, confira as dicas de organização que lhe vão facilitar a vida!
5 dicas de organização para pais que trabalham em casa
Tenha um espaço de trabalho
Escolha um local isolado onde possa ter uma secretária e tudo o que precisa para executar o seu trabalho sem distrações, ou seja, sem televisão ou outros aparelhos eletrónicos. Porque, já se sabe, para os pais que trabalham em casa e outros, a distração não vem só das crianças.
Crie uma rotina de trabalho
Defina qual é o tempo que diariamente vai dedicar ao seu trabalho, tendo em conta o tempo que precisa para os seus afazeres familiares, e não fuja dessa rotina.
Escolha o horário mais proveitoso para si
Perceba qual é o melhor horário para trabalhar e mantenha-o. Escolha o seu horário pessoal de acordo com a sua produtividade e, por exemplo, aproveite, se for caso disso, o tempo em que os seus filhos estão na escola.
Mantenha a disciplina
Os pais que trabalham em casa devem explicar aos filhos que há um tempo para trabalhar e outro para brincar. E que esses períodos devem ser respeitados, tal como se trabalhasse fora de casa. Para melhor perceberem a diferença, é importante manter a rotina de horário de trabalho e saber dizer “não” quando ainda não é hora de brincar ou de conversar.
Faça uma lista semanal com os seus afazeres pessoais e profissionais
Para conseguir conciliar filhos e trabalho, não basta fazer só uma lista das tarefas profissionais. Inserir no seu planeamento as tarefas domésticas e atividades familiares será uma grande ajuda para a sua organização pessoal e, assim, conseguir realizar todas as suas tarefas sem sobressaltos ou correrias.
Seja criativo
Invente jogos, faça com que os seus filhos se sintam envolvidos e ocupados. Dê-lhes a responsabilidade de executar alguma tarefa para trabalharem simultaneamente. Esta atitude não só ajudará o seu filho a perceber o que é ser responsável, como também fortalecerá o vínculo emocional entre os dois.
Veja também: