Todos os anos o Fórum Económico Mundial (FEM) publica um relatório de competitividade económica, que analisa todos os países em diferentes níveis para avaliar a economia mundial. Desde a forma como são educadas as crianças, à mortalidade infantil e à esperança média de vida – nada escapa, incluindo os países com impostos mais altos e mais baixos.
A análise baseia-se na soma de diferentes tipos de impostos e contribuições, contabilizadas depois de isenções e deduções. Essencialmente, o relatório conta com impostos que incidem sobre empresas, e não com impostos que incidem sobre as pessoas que trabalham nelas.
O site americano BusinessInsider decidiu pegar no relatório, agregar estes mesmos países com impostos mais altos e divulgar os resultados que obteve.
10 países com impostos dolorosos
10. Nicarágua
Taxa total de imposto: 65,8%
Neste país da América Central, os impostos que incidem sobre as empresas estão acima dos 60%, mas mesmo assim ainda só fazem com que o país ocupe o 10º lugar na lista dos países com impostos mais altos – pode imaginar o que está para vir.
9. França
Taxa total de imposto: 66,6%
A França é o único país da Europa que entra na lista. Apesar do governo já ter posto mãos à obra no sistema de impostos em vigor, estes continuam a ser bastante altos.
8. República da Guiné
Taxa total de imposto: 68,3%
A República da Guiné é um país vizinho à Guiné-Bissau, que bate os vizinhos todos no que toca a impostos, apesar de estar ao pé de países com problemas mais sérios, como a Serra Leoa e a Libéria.
7. Brasil
Taxa total de imposto: 69%
O país da América Latina que patilha a nossa língua tem a 7ª taxa total de imposto mais alta do mundo de acordo com o FEM. Recentemente tem tentado ajustar o seu sistema, de modo a manter a sua liderança económica na região.
6. Mauritânia
Taxa total de imposto: 71,3%
A Mauritânia, situada no noroeste de África, tem pouco menos de 4 milhões de habitantes e depende bastante da agricultura para sobreviver, mas mesmo assim é dos países com impostos mais altos do mundo.
5. Argélia
Taxa total de imposto: 72,7%
No norte de África e com um passado ligado a França (foi colónia do país europeu), a Argélia tem a taxa total de imposto mais alta de todo o continente Africano.
4. Colômbia
Taxa total de imposto: 75,4%
Apesar de estar em quarto lugar, a Colômbia trouxe recentemente um novo imposto sobre a riqueza que não melhora a sua situação.
3. Tajiquistão
Taxa total de imposto: 80,9%
O Tajiquistão, país montanhoso na Ásia, tem a terceira maior taxa total de imposto do mundo, e a maior de todo o continente Asiático. O Tajiquistão tem uma taxa legal de 2% sobre qualquer volume de negócios, o que afeta qualquer empresa.
2. Bolívia
Taxa total de imposto: 83,7%
A Bolívia tem uma taxa de 3% sobre transações, o que limpa a maior parte dos lucros das empresas do país. Mesmo assim, não tem os impostos mais altos do mundo, nem da região.
1. Argentina
Taxa total de imposto: 137,3%
Sim, leu bem. A Argentina tem uma taxa total de imposto que ultrapassa os 100%, e que é quase 50% maior do que a do 2º classificado. Claramente ter uma empresa de sucesso na Argentina é um desafio para empresários experientes.
Tudo sobre os Impostos que aí vêm, esclarecido na Newsletter do E-Konomista
Veja também: