Prosperidade não significa apenas riqueza. Significa isso e… muito mais uma vez que depende de muitos outros fatores que, na totalidade, fazem a diferença. Fatores como, por exemplo, a liberdade, a segurança ou o meio-ambiente.
Produzido anualmente pelo Legatum, o índice da Prosperidade já deu a conhecer os países mais prósperos do mundo e, para surpresa de muitos (ou não), colocou o nome de Portugal na lista. Um estudo que tem como objetivo divulgar a prosperidade fazendo uma avaliação que não se baseie apenas em questões económicas, mas que avalie também questões relacionadas com o bem-estar. E depois de sete anos a dominar a lista, a Noruega acabou por cair para o segundo lugar, sendo ultrapassada pela Nova Zelândia. E os restantes países? Consegue adivinhar?
Este ano foram avaliados 149 países, contemplando nove categorias diferentes:
- Economia
- Empreendedorismo e ambiente negocial
- Governo
- Educação
- Saúde
- Segurança
- Liberdades individuais
- Capital Social
- Meio-Ambiente
Em todos estes itens são avaliados diferentes aspetos que, de certa forma, acabam por definir a prosperidade de um país.
Top 5 dos países mais prósperos do mundo em 2016
1. Nova Zelândia
Em apenas um ano, a Nova Zelândia saltou da 4.ª para a 1.ª posição do ranking, destronando a Noruega. Um país com cerca de 5 milhões de habitantes que, apesar do reconhecido isolamento geográfico, não deixou de atingir a liderança dos países mais prósperos do mundo.
2. Noruega
Sete anos depois, a Noruega cai para a segunda posição. Apesar de não alcançar um grande destaque em cada uma das categorias, a soma das mesmas coloca-a na segunda posição da lista dos países mais prósperos do mundo.
3. Finlândia
Mais um país nórdico a ocupar o terceiro lugar deste ranking. A Finlândia roubou o lugar à vizinha Dinamarca e surge aqui com uma avaliação muito positiva. O grande destaque vai mesmo para campos como o Governo, onde surge na primeira posição de toda a lista, e para o meio-ambiente.
4. Suíça
Falar em prosperidade é falar na Suíça. Um país equilibrado e com uma excelente classificação a nível económico e de saúde. O grande destaque vai, contudo, para a categoria de educação onde a Suíça é rainha.
5. Canadá
A fechar o ranking do top 5 dos países mais prósperos está o Canadá. Consegue adivinhar a categoria em que este país mais se destaca? Isso mesmo… nas liberdades individuais.
Os restantes países mais prósperos:
6. Austrália
7. Holanda
8. Suécia
9. Dinamarca
10. Reino Unido
(…)
25. Portugal
Como é que Portugal ocupa uma posição tão respeitável nesta lista? Nós explicamos. No campo das liberdades individuais, Portugal ocupa a 10.ª posição nesta lista de 149 países. Mas há outros campos em que o nosso país se destaca como a segurança (25.º), meio-ambiente (27.º) e o governo (28.º). A pior categoria é mesmo a educação onde ocupa apenas o 61.º lugar.
Top 5 dos países mais prósperos do mundo em 2015
1. Noruega
Em 2015 a Noruega liderou o ranking dos países mais prósperos, conseguindo uma boa classificação relativamente aos pontos abordados. A sua melhor performance encontra-se no capital social.
2. Suíça
Falar em prosperidade é falar na Suíça. Um país equilibrado e com uma excelente classificação a nível económico. Também o empreendedorismo e a saúde são forças grandes na Suíça.
3. Dinamarca
Mais um país nórdico a ocupar o terceiro lugar deste ranking em 2015. A Dinamarca surge aqui com uma avaliação muito positiva, ganhando em terrenos de empreendedorismo e novas oportunidades. No campo do capital social e do Governo as coisas também correm bem.
4. Nova Zelândia
Bem mais longe, a Nova Zelândia é um dos países mais recentes que tem dado fortes provas de solidez em vários campos. Um deles é relativo às liberdades individuais, sendo que o seu ganho incentivo à prosperidade passa, essencialmente, pelo Capital Social.
5. Suécia
A fechar o ranking do top 5 dos países mais prósperos em 2015 estava a Suécia, um país que prima pela aposta no empreendedorismo e fabrica novas oportunidades constantemente.
Os restantes países mais prósperos que completam o top 10:
6. Canadá
7. Austrália
8. Holanda
9. Finlândia
10. Irlanda
Veja também: