O Curriculum Vitae (CV) é a primeira oportunidade de causar uma boa primeira impressão e saiba que não tem muito tempo para causar essa impressão. Menos de 20 segundos. É este o tempo que tem para captar a atenção dos recrutadores.
Uma vez que o tempo é pouco, tem de trabalhar o seu CV para que não passe despercebido.
Quem está a analisar currículos não tem tempo a perder, é preciso passar ao próximo CV para encontrar o candidato perfeito. Isto significa que o conteúdo no seu currículo pode destacá-lo ou a eliminá-lo da corrida.
Assim, e tendo em conta as mudanças e exigências do mercado de trabalho atual, reunimos alguns aspetos mais procurados pelos recrutadores.
Atrair os recrutadores: o que incluir no CV
É normal que queira passar o máximo de informação a quem o está a recrutar, contudo, nem sempre o faz da melhor forma. Seja porque usa jargão típico da sua área ou os clichés mais frequentes, a verdade é que assim, em poucos segundos, pode perder uma boa oportunidade de emprego.
Com tão pouco tempo para impressionar os recrutadores e com tanto para dizer, é fundamental escolher os termos certos que o caracterizam.
O currículo serve, como já referido, para criar uma primeira impressão e deve ser interessante o suficiente (e adaptado à vaga em questão) para suscitar curiosidade nos recrutadores. O objetivo será, numa fase seguinte, uma conversa para aprofundar os aspetos elencados no CV.
Assim, a elaboração deste documento deve ser algo pensado e estruturado. Para além de representar o perfil do candidato, deve responder às exigências do mercado de trabalho e da vaga em si. Ora, assim, estará a responder diretamente ao que os recrutadores procuram.
Competências
As competências são, naturalmente, o que mais salta à vista num CV. Ser sucinto e direto ao assunto pode funcionar melhor do que colocar informação acessória. Por isso, é importante que este ponto seja redigido a pensar no cargo a que se candidata.
Experiência
O recrutador irá prestar atenção se no CV surgem mencionadas progressões de carreira, por exemplo. Ou se já trabalhou em alguma empresa da concorrência. De novo, coloque o que poderá ser relevante para o cargo em questão.
Liderança
Aqui está uma característica que poderá revelar se o candidato tem experiência na gestão de pessoas. Estas palavras são particularmente úteis se se estiver a candidatar a um emprego que envolve gerir, liderar, ensinar ou aconselhar outras pessoas. Se possível, indique o número de pessoas que coordenou ou orientou.
Autonomia
Mostrar que consegue fazer mais do que apenas seguir instruções é algo que empresas e recrutadores procuram muito no mercado atual.
Capacidades como autonomia, iniciativa e originalidade e criatividade são, de facto, muito importantes.
Pensamento crítico
Os empregadores desejam contratar candidatos que possam reconhecer e ajudar a resolver problemas.
Voluntariado
Participar em ações de voluntariado demonstra a disponibilidade para ajudar num projeto ou tarefa, mesmo que não lhe caiba a si fazê-lo.
Para além de altruísmo, mostra também capacidade de iniciativa e de trabalho em equipa.
No fundo, o que querem os recrutadores?
Capacidade de resolução de problemas
Todos os empregadores esperam encontrar candidatos capazes de abordar desafios ou problemas e de encontrar soluções para os mesmos.
O ideal é destacar essa capacidade no seu CV.
Capacidade de liderança
À semelhança do ponto anterior, a capacidade de liderança é outra das características mais procuradas num candidato. Por isso, não será de estranhar que percorram o seu CV à procura desta característica.
Para os recrutadores, um candidato deve ser capaz de demonstrar confiança e segurança nos processos de tomada de decisão. Deve, para além disso, ter capacidade de ouvir as pessoas que o rodeiam, de orientar e coordenar a equipa à sua volta, ou ainda, de tomar a iniciativa ou de comunicar efetivamente as suas ideias.
Boa comunicação escrita
Por norma, espera-se que um candidato tenha boa capacidade de comunicação e, como tal, entende-se a comunicação oral. Mas para muitas empresas a capacidade de comunicar por escrito é cada vez mais valorizada. E é fácil de perceber porquê.
Grande parte da comunicação entre os profissionais e as chefias de topo é feita por escrito. Para além disso, o domínio das vias digitais é cada vez maior. Por essa razão, é fundamental que seja capaz de mostrar no seu CV a sua capacidade de comunicar efetivamente por escrito.
Consolidação de equipas
O team building, que no fundo é a capacidade de orientar uma equipa de trabalho para atingir os objetivos da empresa, é algo fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa.
A capacidade de trabalhar em equipa é muito valorizada pelos empregadores. Logo, é algo a que os recrutadores vão prestar especial atenção no processo de recrutamento.
Desempenho e produtividade
Como dissemos antes, são procurados candidatos capazes de contribuir para o sucesso da empresa. Para tal, nada melhor que enfatizar a sua contribuição para o bom desempenho e aumento dos níveis de produtividade da equipa em experiências anteriores.
Pegada digital
Não sendo necessário dar demasiada importância à pegada digital, também não é de descurar. Certamente que terá mais influência para uns recrutadores do que outros, mas se realmente tiver um rasto na internet digno de ser conhecido em seu proveito, porque não incluí-lo no CV?
A importância de um bom currículo
É certo e sabido que as palavras têm muito força e o seu poder pode ter tanto de construtivo como destrutivo. Tudo depende do uso que lhes dá.
Por isso, lembre-se: o primeiro passo para o sucesso profissional está no seu CV e na capacidade de chamar a atenção a quem está a contratar nos curtos 20 segundos que demoram a analisar cada currículo.