Entre os apaixonados pelo tuning circula o mito de que a panela de escape serve para aumentar a potência do veículo. Apesar de um sistema de escape mais direto, do qual a panela faz parte, ajudar a otimizar a potência que o motor já tem, a alteração deste sistema não resulta no aumento da cavalagem do mesmo.
A panela de escape faz parte do sistema de escape de um automóvel. Por isso, conhecer este componente é mais importante do que imagina.
Embora seja conhecida vulgarmente como panela de escape esta é tecnicamente conhecida como silenciador, fazendo parte, juntamente com o coletor, o catalisador e um silenciador dianteiro, do sistema de escape. Desde a sua projeção foi construída com o objetivo de diminuir o barulho pelo veículo e eliminar os gases.
No entanto, como consequência disso e com o desenvolvimento da indústria automóvel, também contribui para a redução ou controlo dos gases nocivos emitidos, uma vez que, para diminuir o barulho provocado pelo veículo, cria um efeito de arrefecimento dos gases e também um fluxo de ar inverso.
Ainda assim, devido a esta mesma razão acaba por dificultar o processo de expulsão de gases para fora da câmara de combustão. Esta última parte acaba por diminuir a eficácia do motor, razão pela qual muitos apaixonados pelo tuning acabam por alterar ou remover componentes do sistema de escape.
Diferentes tipos de panela
Atualmente, a caixa da panela de escape costuma ser dividida em duas ou quatro câmaras, muitas vezes preenchidas com material de absorção de som. O número de câmaras e o o número de tubos, assim como o facto destes terem mais curvas, ajuda a aumentar o efeito desta componente.
Por outro lado, também é comum ver-se hoje em dia automóveis com uma panela personalizada, um reto silenciador, apenas um tubo direito, com ligação direta para todas as câmaras. Uma vez que não cria um efeito de fluxo inverso, acaba por otimizar a potência do motor, dando a falsa sensação de que o veículo tem mais cavalagem. Obviamente que o barulho provocado é mais potente, assemelhando-se a um veículo de corrida.
Uma panela de escape nova não costuma ser cara. Mesmo recorrendo a um reto silenciador, dificilmente pagará mais do que 80 euros. As versões mais baratas costumam custar, grosso modo, entre 20 a 30 euros. Porém, se quiser um sistema personalizado de alta performance, prepare-se para gastar na ordem da centena (ou mais) de euros.
Em termos de materiais, pode encontrar panelas de escape em aço inoxidável, de carbono, aluminizado, ou galvalume,
Pode comprá-las em sites online ou lojas destinadas à venda de produtos mecânicos.
Panela de escape: sinais a estar atento
Quando há algum problema na panela de escape, deve evitar tentar remediá-lo. Para ter uma noção, os especialistas alertam que, normalmente, todo o sistema de escape, incluindo a panela, deve ser revisto a cada 50 mil quilómetros, sendo que, se houver algum problema, esta deve ser imediatamente trocada por um especialista.
Para saber se deve ou não trocar a panela de escape e se esta está defeituosa basta estar atento aos seguintes sinais:
- tubo de escape a produzir ruído intenso;
- passagem de gases por outras peças de carro além do tubo de escape;
- diminuição percetível da potência do motor;
- em alguns casos odor intenso.
Tenha também em consideração que a maioria das avarias da panela de escape são provocadas pelas seguintes causas:
- rotura provocada por um acidente rodoviário ou qualquer outro impacto;
- uso do silenciador por um período excessivo, principalmente se constantemente em circuito citadino de para-arranca;
- ferrugem;
- use de combustível de má qualidade;
- desgaste dos amortecedores adicionais.