Share the post "Pão de Forma Elétrico: o regresso de um clássico da Volkswagen"
A Volkswagen já disponibiliza nos concessionários nacionais o novo Pão de Forma 100% elétrico, um lifting a um dos modelos mais populares da marca e que conquistou milhões de adeptos em todo o mundo. O protótipo, apresentado no início de 2017, ganha assim forma nos concessionários em território nacional.
Apontado pela fabricante alemã como o primeiro veículo do género equipado com um sistema elétrico de condução 100% autónomo, o ID. BUZZ tem tudo para ser uma lufada de ar fresco para os amantes da marca e, claro, para os aficionados do modelo.
Conheça agora todos os detalhes desta nova vida de um dos carros mais simbólicos do mundo automóvel.
Pão de forma elétrico: o reeditar de uma lenda
Ainda antes do ID. BUZZ, totalmente elétrico e autónomo, existe ainda um modelo Pão de Forma que tem de ser mencionado: o Volkswagen e-Bulli. Em 2017, além de anunciar a versão autónoma para este mítico modelo, a Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) apresentou então o e-Bulli.
Mas quem é “este” Volkswagen e-Bulli?
Este não é nada mais, nada menos que um pão de forma “original” elétrico. Uma versão recuperada do modelo de 1966, o T1 Samba Bus.
Sucintamente, conta com um motor elétrico de 83 cV de potência e um binário de 212 nm. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 130 km/h para proteger a bateria de 45 kWh de iões de lítio colocada sob o piso do veículo e que permite uma autonomia de mais de 200 quilómetros – pode ser recarregada até 80% em 40 minutos em postos de 50 kW.
Os principais destaques são:
- Alterações face ao modelo original, ao nível do chassis;
- Sistema de travagem (agora com discos ventilados em todas as rodas);
- Faróis redondos em LED com luzes diurnas e um indicador de carga na traseira;
- Velocímetro baseado no original com display de dois dígitos integrado que fornece ao condutor uma variedade de informações, incluindo a autonomia;
- Ecrã de infoentretenimento no teto sobre o painel de controlo;
- Rádio, estilo retro, equipado com tecnologia DAB+, Bluetooth e entradas USB.
Depois deste anúncio, claro que, os fãs do modelo ficaram com água na boca. Uma versão clássica com esta mudança era claramente um apelo para outras conquistas no mercado.
Com efeito, vejamos então os detalhes do I.D BUZZ.
ID. BUZZ: a nova vida do Pão de Forma
O ID. BUZZ conta com duas versões (passageiros e de carga), e ambas têm capacidades de condução autónoma de Nível 3. Ou seja, estes modelos conduzem-se, aceleraram e travam sozinhos, sem requerer a intervenção do condutor.
Além disso, partilham a nova plataforma desenvolvida para veículos elétricos (MEB), que inclui as baterias no chão do carro, sendo que o tamanho da bateria pode variar.
Conheça agora cada uma das versões:
ID. Buzz
Este modelo vem equipado com as melhores ideias da marca para o seu segmento automóvel: uma casa móvel e um espaço para a criatividade.
Os principais destaques são:
- Faróis LED inteligentes. Dispositivos que comunicam interactivamente com o condutor e com os peões, preparados para redobrar a segurança na estrada.
- Sensores de visão. Os sensores monitorizam o ambiente dentro e fora do veículo para tornar a viagem tão agradável e confortável quanto possível.
- Ergonomia e… conforto. Espaço por dentro e por fora. Um exterior revolucionário e capaz o suficiente para suster uma estrutura que conta no seu interior com uma pequena casa.
- Teto Panorâmico. O teto de vidro panorâmico estende-se ao longo de quase todo o comprimento do ID. Buzz.
- AR Head-Up. Este novo sistema de segurança automóvel projeta os dados de condução mais importantes no para-brisas, assim como todas as instruções de navegação que surgem “como se estivessem desenhadas na estrada”.
- Touchpad. Um simples toque no touchpad localizado no volante permite operar as funções disponíveis.
Segundo a Volkswagen, este modelo está equipado com dois motores elétricos com 374 cv de potência combinada, as acelerações dos 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 5 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada aos 160 km/h.
No que toca à autonomia, graças ao pacote de baterias de 82 kWh, será possível fazer até 560 km num único carregamento. Num posto de carregamento rápido (150kW), é possível carregar 80% das baterias em apenas 30 minutos.
Além desta versão standard, existe uma versão Pro com ligeiras diferenças ao nível de interiores e extras de condução.
A versão base está disponível desde 49.500€. A versão Pro começa com valor de compra de 50.000€.
ID. Buzz Cargo
Para quem gosta de veículos de transporte, encontra o seu novo melhor amigo. Aqui, todos os recantos livres são aproveitados para soluções inteligentes de montagem e conversão.
Os principais destaques são:
- Painel Solar. Carregamento sem estação de carga. A elevada autonomia do ID. Buzz Cargo é aumentada através do teto com painel solar integrado.
- Condução autónoma. Este é o grande diferencial deste modelo, provavelmente mais importante entre as duas versões do mesmo. O ID. Buzz Cargo já é preparado para criar possibilidades para o condutor.
- Alma citadina. O motor elétrico de menores dimensões e a maior distância entre eixos garantem um ângulo de viragem e um espaço de circulação menor, sem limitar o volume da bagageira. Por outras palavras, ideal para um dia atarefado de transportes e recolha de materiais.
Conforme a Volkswagen, apresenta um motor elétrico de 204 cv (150 kW). Com velocidade máxima de aos 159 km/h. A bateria de 111 kWh pode ser carregada até 80% em apenas 30 minutos com um carregador rápido de 150 kW de corrente contínua.
Tal como o modelo de passageiros, existe também uma versão Pro com ligeiras diferenças ao nível de interiores e extras de condução.
A versão base está disponível desde 43.000€. A versão Pro começa com valor de compra de 54.000€.
O Pão de Forma de uma geração!
Para terminar, nada como recordar as palavras de Herbert Diess, chairman do Grupo Volskwagen, aquando da apresentação do ID. Buzz em 2017.
“O “Pão de Forma” sempre foi conhecido um pouco por todo o mundo como fazendo parte do ‘lifestyle, espírito livre e paz de espírito. Agora vamos trazê-lo de volta, reinventando-o como um automóvel elétrico. Um veículo que une o passado ao futuro”.
Parece que este objetivo está a ser cumprido!