Paris no Natal passa por uma incrível transformação para entrar no espírito mágico desta época equipada a rigor, com as melhores luzes e decorações e com as melhores atividades para passar momentos memoráveis.
A cidade das luzes fica mais bonita, com um encanto especial, as pessoas parecem não circular com tanta pressa, tomando o seu tempo para ver as barraquinhas de rua, para partilhar um sorriso com um desconhecido ou só para desfrutar de todo o ambiente adorável.
Os monumentos mais bonitos da cidade são iluminados, as decorações de Natal adornam as ruas e as janelas das grandes lojas estão cheias de exibições animadas. Mercados, imagens natalícias e uma série de outras atividades e eventos inundam a cidade, oferecendo diversão para toda a família. Os restaurantes prolongam o espírito festivo durante esta época e até ao Ano Novo, com menus especiais para uma celebração inesquecível para receber 2019.
Confira os momentos e as atrações imperdíveis de Paris no Natal.
Paris no Natal: 10 atividades imperdíveis
Luzes, atividades, mercados, comida e bebidas quentes: 5 pormenores que fazem a diferença e que transformam Paris numa espécie de paraíso natalício aqui tão perto. Descubra o que há para ver e fazer.
1. Carrosséis de Natal
Esses safaris sazonais aparecem em todos os bairros de Paris, seja Hôtel de Ville ou mesmo junto à imperdível Torre Eiffel. Porém, os mais divertidos, e talvez mais longe da confusão turística, são os encantadores “manèges” em bairros menos turísticos espalhados pela cidade.
2. Mercados de Natal
O mercado favorito dos parisienses localiza-se nos Champs Elysées, mas não se irá realizar este ano. Mas não desanime, porque há muitos mercados de Natal em Paris para descobrir.
Mercado de Natal na estação do Est: o mercado de natal alsaciano tem lugar no pátio da Gare de l’Est e resume o melhor da Alsácia – vinho, chucrute e, claro, salsichas. Há também degustações gratuitas, teatros de Natal e histórias – além de presentes encantadores para todas as necessidades de compras de última hora.
Mercado de Natal de Notre-Dame: de 15 a 24 de dezembro, 50 artesãos do bairro reúnem-se para mostrar os produtos neste autoproclamado mercado de Natal autêntico, que se centra em artes e ofícios franceses. Situado na encantadora Praça René Viviani, a dois minutos da catedral de Notre Dame, o mercado apresentará todos os tipos de presentes artesanais e a seleção habitual de gastronomia regional, como foie gras, salsichas, macarons e castanhas.
Mercado de Natal em Montmartre: Existe lugar mais apropriado para um mercado de Natal em Paris do que Montmartre? Provavelmente, não. O espírito da aldeia é perfeito para a reunião de dezenas de barraquinhas que decoram os arredores do Sacré-Coeur.
3. Ver as montras
A decoração das montras de lojas no período de Natal quase parece uma ciência bem estudada e organizada. As famílias vestem-se a rigor e preparam-se para um verdadeiro desfile pelas ruas da cidade para ver o que foi preparado, principalmente nas janelas dos três grandes armazéns parisienses: Galeries Lafayette, Printemps e Bon Marché.
4. Passeios de pónei
Leve os mais pequenos até ao Jardim do Luxemburgo para um passeio de pónei ou de burro, o que dá o mote perfeito para contar a história do nascimento de Jesus.
5. Natal não é Natal sem chocolates de Paris
Para alguém especial, compre uma caixa de chocolates de uma das boutiques La Maison du Chocolat, gerida por Robert Linxe, o sumo sacerdote do chocolate parisiense. As especialidades incluem bombons que mais parecem joias, com recheios de limão, hortelã e gengibre.
6. Árvores de Natal alternativas
Visite a exposição anual de árvores de Natal criada por designers do Centro Pompidou, que reinventam por completo este elemento tão marcante do Natal. As criações são divertidas, sedutoras, políticas, adoráveis e até estranhas. A entrada é paga, porém o valor total reverte sempre para uma instituição de caridade francesa de apoio a crianças órfãs.
7. Visitar os Champs-Elysées e a Torre Eiffel
Planeie um passeio pelos Champs-Elysées e percorra todo o comprimento da avenida, com a sua floresta de luzes brilhantes. Leve o seu tempo a caminhar até ao quadrado do Trocadero, para chegar a tempo de ver as luzes reluzentes a acender na Torre Eiffel.
8. Muitos doces em Paris no Natal
Delicie-se com uma bûche de Noël, um tronco de Natal, da mais antiga confeitaria em Paris. Reza a lenda que, em 1730, a rainha Marie Leszczyńska, filha do rei da Polónia, parou em Estrasburgo a caminho de Versalhes para se casar com Luís XV e conheceu um cozinheiro chefe de pastelaria chamado Störher. Apaixonou-se de imediato pelos famosos puits d’amour que são copos de chocolate cheios de creme rico e cremoso. A Rainha ofereceu-lhe um emprego e Störher abriu a sua primeira pâtisserie em Paris, tornando-se muito famoso. Visite-o na Rua Montorgueil nº 51.
9. Mais luz na cidade das luzes
Desfrute das luzes e decorações de Natal da Avenida Haussmann com destaque para a Printemps e para as Galerias Lafayette. Um cenário imperdível.
10. E, claro, patinagem no gelo
Coloque algo chique, elegante, mas acolhedor. Agora que já está equipado como um verdadeiro parisiense, apanhe o elevador até o primeiro nível da Torre Eiffel para deslizar na mais alta pista de patinagem de gelo de Paris e olhe para as cúpulas, torres e telhados da cidade. Uma visão de sonho de todo o panorama de Paris no Natal.
Veja também: