Passear por Guimarães e não subir para explorar o Parque da Penha é uma grande falha. Principalmente porque é um espaço verde que agrada facilmente a miúdos e graúdos. Comece por entrar no teleférico e parta à aventura. Há muita coisa para fazer com os miúdos no Parque da Penha.
Parque da Penha para os miúdos: o que fazer
Descubra as histórias do Parque da Penha
Para além da natureza e das zonas verdes, há um percurso guiado organizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha que merece o esforço. Pode ser feito de manhã ou de tarde e ocupa duas horas e meia, sempre a pé – nós avisámos que era necessário esforço. Esta é a melhor forma de conhecer pormenores históricos sobre o Parque da Penha, mas não vá ao engano: há a necessidade de marcação antecipada junto da Irmandade.
Tirar fotografias em família
Aproveite as muitas centenas de metros de altitude para tirar algumas fotografias em família. Além disso, a vista é de cortar a respiração, já que se estende por muitos quilómetros. E não faltam espaços idílicos para fotografar momentos engraçados e queridos em família: com 60 hectares de espaço verde, o Parque da Penha é impressionante.
Explore a floresta
Descubra as várias espécies de árvores, invente histórias de encantar, desafie os medos nas grutas e escondam-se (e preguem partidas, claro) nos vários rochedos que pautam a floresta do Parque da Penha. E nunca se esqueçam de aproveitar as vistas dos miradouros que vão aparecendo ocasionalmente para tirar fotografias.
Suba a bordo do comboio turístico
Há um comboio turístico colorido que faz as delícias dos miúdos e ajuda os graúdos a descansarem um pouco. O comboio turístico da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha percorre quase todo o parque e é sempre uma aposta ganha no que à diversão aliada ao conhecimento diz respeito.
Piqueniques em família
Leve a cesta com as sandes, os sumos e os bolos e faça-se à estrada. E não se esqueça da toalha, claro. É só disto que precisa para um piquenique bem sucedido no Parque da Penha, já que existe um parque de merendas bem apetrechado. Depois de tantas atividades e correrias, esta é, sem dúvida, uma boa forma de repor as energias e as forças, tanto dos adultos como dos mais novos.
Veja também: