Share the post "Parque Terra Nostra: refugie-se neste paraíso natural açoriano"
Aninhado no coração de São Miguel, a maior ilha do arquipélago açoriano, encontra-se um paraíso de beleza incomparável e rico em história, o Parque Terra Nostra. Com exuberantes jardins botânicos e as suas nascentes, este parque é um testemunho das maravilhas naturais dos Açores e do património cultural da ilha.
Esta jóia açoriana, cuja construção remonta aos séculos XVIII e XIX, é um dos destinos mais procurado da ilha.
Ao passear por este paraíso verde, os visitantes são atraídos pelas águas termais da sua piscina, pela magnífica paisagem e pela abundância de vegetação exótica que floresce aqui.
Fique a conhecer este tesouro nacional, desde a sua história até às atividades e atrações que o tornam num destino imperdível para entusiastas da natureza e amantes da história.
Parque Terra Nostra: refúgio na natureza
A origem do Parque Terra Nostra, no coração do Vale das Furnas, remonta a 1775, quando o comerciante, e cônsul dos Estados Unidos da América, Thomas Hickling sucumbiu ao encanto das Furnas e criou o refúgio perfeito para relaxar. Construiu uma casa de madeira a que chamou de Yankee Hall e um tanque de água com uma ilha no meio, rodeado de árvores.
Em 1848, a casa Yankee Hall deu lugar à atual casa do Parque, depois de ser adquirida pelo Visconde da Praia.
Foi graças ao interesse da Viscondessa pela jardinagem, que surge na região um deslumbrante jardim com nascentes, alamedas e tabuleiros de flores. Em 1896, o filho dos Viscondes mandou erguer um memorial aos pais no jardim.
Após a morte dos Viscondes, o Parque ficou ao abandono, com evidentes sinais de degradação ao longo dos anos. Em 1935, surge o Hotel Terra Nostra na área adjacente ao Parque e alguns anos mais tarde a propriedade é adquirida por completo pela Sociedade Terra Nostra e pelo seu impulsionador, Vasco Bensaúde.
O empresário e filantropro trouxe até à região o renomado jardineiro escocês John McInroy, que supervisionou a restauração do Parque.
Por essa altura, uma parcela adicional de terreno foi incorporada, conferindo ao Parque a sua configuração e área atuais, um total de 12,5 hectares.
Jardins botânicos
O Parque é hoje dividido em duas áreas: a parte mais alta é ocupada por alamedas e bosques mais densos, enquanto que na zona mais baixa, entre os cursos de água da Ribeira Amarela e a serpentina de água, predominam passeios, relvados, tanques e fontes.
Para uma melhor orientação, o parque disponibiliza mapas com os diferentes caminhos e trilhos de passeios, que podem variar de acordo com a estação do ano.
Uma das principais atrações do parque é a sua majestosa coleção de palmeiras, algumas das quais atingem alturas superiores a 20 metros.
A diversidade de plantas e árvores é um testemunho do clima único dos Açores, que permite o cultivo de espécies tanto tropicais quanto temperadas. Enquanto explora os seus jardins, vai encontrar camélias, azáleas e rododendros junto a palmeiras exóticas, bambuzais e cicadáceas.
Tanque de água termal
Outra atração popular do Parque Terra Nostra é a sua piscina termal, o local perfeito para relaxar e descontrair. As suas águas quentes e ricas em minerais são a melhor forma para recuperar energias e relaxar.
A água é proveniente de nascentes naturais, com temperaturas entre os 30 e 40 graus, e a sua tonalidade acastanhada distinta é resultado de depósitos de ferro e outros minerais.
Quer esteja à procura de relaxamento ou de uma experiência de spa natural única, o tanque termal é uma paragem obrigatória em visita à região. A vegetação exuberante e a atmosfera que o rodeia criam o ambiente mágico, tão adorado pelos visitantes.
Paisagens e observação de aves e vida selvagem
Além dos jardins botânicos e do tanque de água termal, o Parque Terra Nostra oferece uma infinidade de paisagens de cortar a respiração para explorar.
A sua extensa rede de trilhas e caminhos leva os visitantes a uma jornada por vários terrenos, incluindo florestas densas, prados e lagos.
Para além de caminhadas, estas trilhas são também procuradas para observação de aves e fotografia. É que os Açores, com sua localização isolada no Atlântico Norte, são um paraíso para os observadores de aves. Enquanto explora as trilhas do parque, fique atento a várias espécies, como o tentilhão, a rola-do-mar e as inúmeras aves marinhas da ilha.
Além disso, o parque abriga uma variedade de outras formas de vida, incluindo sapos, lagartos e insetos. Os entusiastas da natureza têm a oportunidade de observar estas criaturas no seu habitat natural.
A lagoa
A Lagoa de Furnas completa este cenário deslumbrante, com uma altitude de 600 metros e que atrai os visitantes que se aventuram pelo local. Não deixe de explorar este ponto da ilha, pelas suas piscinas naturais de lama vulcânica e de águas quentes e pela sua beleza natural.
Outra atração imperdível junto ao Parque, é a Poça da Dona Beija, que aglomera cinco diferentes piscinas termais, aquecidas também por uma nascente de água rica em ferro.
O Parque Terra Nostra é um destino que tece harmoniosamente história, beleza natural e relaxamento.
Se é um entusiasta da botânica, um amante da história ou simplesmente procura uma fuga tranquila pela natureza, de que está à espera para marcar a sua visita?